PUBLICIDADE

Geleia de tamarindo para servir com sorvetes

Prepare uma geleia de tamarindo para servir com sorvetes e rechear bolos

6 out 2021 15h50
| atualizado em 7/10/2021 às 13h00
ver comentários
Publicidade

Prepare uma geleia de tamarindo para servir com sorvetes e rechear bolos. Eu sei que não é lá  muito comum encontrar tamarindos à venda nos supermercados, mas o esforço vale a pena. É mais fácil encontrá-los nas bancas de rua ou nas feiras-livres. Nesse caso, eu os comprei por acaso em uma banca aqui perto de casa. E aproveitei a oportunidade para fazer a geleia de tamarindo para servir com sorvetes. Utilizei a acidez da fruta para contrabalançar o excesso de açúcar em alguns sabores de sorvetes.  E,  eu gosto especialmente do sorvete de coco com a geleia de tamarindo.  Experimente também servir com  sabores como chocolate, banana, ou ainda com um sorvete de creme.

Geleia de tamarindo para servir com sorvetes
Geleia de tamarindo para servir com sorvetes
Foto: Marcia Zoladz / Cozinha da Marcia

Use a geleia de tamarindo no lugar da geleia de damasco ou de laranja amarga para rechear bolos. Há uma troca entre os sabores do tamarindo com o dos bolos de chocolate, de fubá, de amêndoas ou de nozes. Um enfatiza o outro, ao mesmo tempo que a sua acidez é amenizada. Os  bolos preparados com farinha integral, e com açúcar mascavo ou melado de cana também combinam com a geleia de tamarindo.

A geleia dá um pouco de trabalho, mas bem pouco. O maior esforço é soltar as sementes de dentro das favas. A parte utilizada na geleia é a polpa que envolve as sementes. Esse é o tipo de trabalho que as crianças podem ajudar. E ainda dá para transformar tudo em uma bricadeira. O desafio é descobrir quem consegue provar a fruta pura! Só tomem cuidado que ela é muito ácida.

Receita

Porções: 20 porções

Tempo de preparo: 1 h + 1 noite de molho

Ingredientes:

  • Para 1 kg de tamarindos
  • 700g de açúcar
  • 1 cm de pau de canela
  • 5 cravos

Instruções:

  • Descasque os tamarindos, coloque os bagos de fruta em uma tigela, cubra com água e descarte a água, é apenas para lavá-los. Cubra-os novamente com água e deixe-os de molho de um dia para o outro. No dia seguinte solte as sementes dos bagos das frutas, elas vão escorregar facilmente. E coloque em uma panela alta a polpa obtida e a água onde ficaram de molho, acrescente o açúcar, a canela e os cravos.
  • Cozinhe no fogo meedio para baixo. Mexa  algumas vezes com uma colher de pau até o doce tomar ponto, quer dizer até aparecer bem o fundo da panela. Aguarde até esfriar para retirar da panela. Se o doce ficar muito duro, junte meia xícara de água e mexa até ferver. Se ficar muito mole, cozinhe mais um pouco. Não tem ponto errado uma vez que o açúcar é solúvel e é simples de se consertar até um ponto de geleia mais durinho ou mais macio. Se tiver um termômetro de cozinha - desligue o fogo assim que a geleia atingir 104 graus Celsius.
Cozinha da Marcia
Publicidade
Publicidade