PUBLICIDADE

Festa: Limão e laranja secos na árvore de Natal e na cozinha

Prepare fatias de limão e laranja secos na cozinha para usar como parte do tempero de pratos

3 dez 2021 15h03
| atualizado em 3/1/2022 às 13h27
ver comentários
Publicidade

Fatias de limão e laranja secos ficam lindas como enfeites na árvore de Natal. Depois de prontas, espete-as  um cravo bem no meio, e amarre-as com um laço de veludo em tom próximo das cascas. E, use um clipe de  papel ou um  pedaço de arame por trás do laço para prendê-las na árvore.

Fatias de limão secos para o Natal
Fatias de limão secos para o Natal
Foto: Marcia Zoladz / Cozinha da Marcia

Você ainda pode preparar potes pequenos para perfumar ambientes. Coloque algumas fatias de limão e laranja secos junto com pedaços de canela quebrada, de cravo, e flores de lavanda secas. Amarre o pote com um laço de veludo como acabamento, e distibu-os pela casa.

Como usar as fatias de limão e laranja secos na cozinha - aqui em casa, de vez em quando,  eu as misturo uma fatia de limão ou de laranja no refogado do arroz, que fica muito perfumado.  Outro jeito que também gosto de usá-las é no tempero do molho de cogumelos.  Ou ainda podem ser arrumadas por cima de um peixe antes colocá-lo no assar.  Algumas  vezes eu enfeito um bolo de fubá com fatias de laranja seca antes de levá-lo ao forno.  O bolo fica lindo.

Receita

Porções: 6

Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:

  • 1 limão siciliano
  • 1 laranja pera ou lima
  • limões de tipos diferentes
  • um cravo para cada fatia

Instruções:

  • Corte os limões de tipos diferentes e as laranjas em fatias não muito finas, com aproximadamente com três milímetros.
  • Para preparar essa receita você pode escolher métodos diferentes.
  • 1 - Para secar as fatias de fruta no forno de micro-ondas  - espalhe as fatias sobre uma ou duas folhas de papel manteiga do tamanho do prato ou da base do equipamento. Em seguida aqueça-as forno por um minuto, vire-as, e assim por diante. Não deixe por mais tempo sem controlar que o miolo da fruta queima. Quando isso acontece as frutas ficam defumadas, e a parte central bem escura.  Porém, ainda assim, podem dar um sabor defumado muito gostoso aos molhos de carnes e aves. A temperatura das fatias vai subir a medida que secam e elas irão endurecer.
  • 2 - Outro método, e é esse que eu utilizei nas fatias de limão da foto - coloque-as para secar em um desidratador. O que eu utilizo é bem simples, são cinco ou seis bandejas de plástico furadinhas, e como elas estão empilhadas sobre uma base que tem um ventilador que faz o ar aquecido circular, secam em seis a oito horas.
  • 3 - As fatias também podem ser preparadas no forno -  forre duas assadeiras com papel manteiga, espalhe as fatias de limão e laranja por cima. Asse-as no forno bem baixo, e entreaberto com uma colher de pau, até secarem. Após uma hora no forno troque o papel manteiga, vire-as e termine de secá-las.

Notas

As fatias secas no forno e no desidratador mantem a cor do miolo, as fatias secas no micro-ondas costumam ter o miolo marrom escuro, que também é muito bonito.

Cozinha da Marcia
Publicidade
Publicidade