O mercado de cervejas está cada dia mais variado e já oferece muito além de bebidas claras, escuras e mais amargas, por exemplo. Assim, opções com maior ou menor teor alcóolico, mais leves ou mais encorpadas, com adição de frutas ou diversos outros tipos de ingredientes são bastante comuns. E mesmo com tanta variedade, alguns especialistas arriscam até em classificar quais cervejas são as preferidas das mulheres.
"Em geral, as mulheres gostam de cerveja mais doce", afirmou José Felipe Carneiro, mestre cervejeiro da cervejaria mineira Wäls. Entre estas, as opções que levam fruta estão cada dia mais variadas no mercado nacional. Da cervejaria Amazon Beer, por exemplo, a Bacuri Beer, com 3,8% de teor alcoólico, é feita com a fruta bacuri e apresenta cor clara e aroma floral. Já a Taperebá Witbier tem 4,7% de teor alcoólico e é feita com malte, trigo e cevada, além da fruta.
Outra opção é a cerveja Medieval, que lembra frutas em compota, mas com maior amargor e mais encorpada. A cervejaria Sauber produz cervejas artesanais em Mogi-Mirim, no interior de São Paulo, e utiliza mel, tangerina e limão. Segundo o mestre cervejeiro, o paladar feminino também pode apreciar mais as cervejas preparadas à base de trigo. A Wäls Wittle é feita com o cereal e leva ainda laranja da terra, pimenta da Jamaica e especiarias.
Se for escolher entre as importadas, destaque para as belgas. "As mulheres preferem principalmente as belgas, que são mais frutadas", comentou José Felipe. Neste caso, ótimas opções são a Lindemans Framboise, feita com 30% de suco de framboesa e descrita como uma cerveja delicada, refrescante e com intenso sabor de fruta, além de ter apenas 2,5% de teor alcoólico.
Outra opção dentre os produtos da Bélgica é a Lindemans Kriek Cuvée René. No entanto, ela tem características mais fortes, como 6% de teor alcoólico, além de ser considerada uma cerveja mais seca, ácida e com toque de cereja e madeira. A marca inglesa Badger tem uma opção picante e outra perfumada: a Blandford Flyer tem toques de gengibre com um leve caramelado e é descrita como leve e refrescante; já a Golden Glory tem notas de pêssego, melão e toques florais, combinação que destaca a característica frutada e também um distinto amargor.
Diversas novidades chegaram ao mercado cervejeiro no último fim de semana, quando indústrias e importadoras lançaram produtos inéditos durante o Beer Experience. O evento, que reuniu quase 5 mil pessoas e 300 rótulos de cervejas, foi realizado nos dias 5 e 6 de outubro, em São Paulo
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Dentre os lançamentos nacionais, destaque para o resultado de uma parceria entre a cervejaria mineira Wäls e o Google. Segundo o mestre cervejeiro da empresa, José Felipe Carneiro, os funcionários do escritório central do Google - que fica na Califórnia, nos Estados Unidos e onde as pessoas podem consumir cerveja durante o expediente - participaram de uma votação para sugerir a receita, além de ajudar a viabilizar o rótulo e a ideia por trás da Wäls 42. É uma cerveja totalmente geek, definiu José Felipe. Ele explicou que o nome do produto é uma brincadeira, já que a busca por resposta para vida o universo e tudo mais no Google traz o número 42 como resultado. Nos ingredientes, foram usados amêndoas californianas, abacaxi, limão tahiti e café, os três últimos fazem uma referência ao Brasil. Com 6,5% de teor alcoólico, a cerveja será vendida a R$ 16 em embalagem rolhada
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Outro lançamento é a cerveja Blues Etílicos, uma homenagem à banda de blues carioca de mesmo nome. Segundo os produtores, a bebida foi baseada em uma receita do grupo, que levou a sugestão para um mestre cervejeiro. Ela tem característica mais pílsen e lupulada
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
A cervejaria curitibana Diabólica lançou um novo rótulo, a Pale Ale. A novidade tem um estilo mais suave, de cor mais amarelada, com estilo inglês e 4,2% de teor alcoólico, bem diferente da tradicional Diabólica que tem 6,66% de teor alcoólico
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A Cervejaria Nacional lançou o chope sazional Buraco Negro e, como o nome sugere, é de cor escura e tem 7,5% de teor alcoólico
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A Taperebá Witbier, produzida pela Amazon Beer, possui 4,7% de teor alcoólico e leva, além da fruta taperebá, também conhecida como cajá, com dois tipos de malte, trigo e cevada
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A cervejaria Invicta lançou sete novos rótulos durante o Beer Experience. Os produtos terão nova roupagem com ilustrações feitas por diferentes artistas plásticos de Ribeirão Preto, cidade do interior de São Paulo. A cerveja chegará ao mercado por R$ 12
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Entre as novidades internacionais que chegam ao Brasil, destaque para quatro novos rótulos: Porter, Dirty Bastard, Centennial IPA e Pale Ale, todas da Founders, cervejaria norte-amerciana considerada a segunda melhor do mundo atualmente
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A dinamarquesa Mikkelle também traz seus produtos. A cervejaria é considerada a primeira cigana no mundo, já que não tem uma indústria central e produz em vários países diferentes
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A Zatec, da República Tcheca, começará a ser vendida por R$ 10