PUBLICIDADE

Micróbios podem gerar vinhos diferentes de uma mesma vinha

27 dez 2012
13h18 atualizado às 13h18
0comentários
13h18 atualizado às 13h18
Publicidade

Escolher o vinho perfeito em breve poderá envolver mais do que apenas saber a safra e o local de produção. Segundo estudo realizado por Mathabatha Setali e equipe da Universidade Stellenbosch, da África do Sul, publicado no jornal Plus One, diferenças em micro-organismos presentes em uvas idênticas do mesmo vinhedo podem contribuir para alterações no sabor da fruta gerando vinhos variados.

Temperatura e exposição ao sol podem afetar a comunidade de fungos em uma videira mudando o sabor do vinho produzido por ela
Temperatura e exposição ao sol podem afetar a comunidade de fungos em uma videira mudando o sabor do vinho produzido por ela
Foto: Getty Images

"Na indústria do vinho, as comunidades de fungos em uvas são especialmente importantes. As espécies de leveduras presentes na baga podem contribuir para o processo de fermentação, e, portanto, as propriedades aromáticas do vinho", explicam os pesquisadores. Para o estudo, os especialistas provaram uvas de três vinhas que utilizavam sistemas de produção variados (orgânico, tradicional ou biodinâmica).

Nas três práticas de cultivo, foi descoberto que a mesmas espécies de levedura dominavam todas as vinhas, apesar do orgânico possuir maior variedade de fungos que os demais. Também foi verificado que dentro de uma única vinha, as pequenas diferenças entre as videiras, tais como a temperatura ou a exposição ao sol, podem alterar significativamente a composição da comunidade de fungos. "Nossas descobertas podem ajudar viticultores e enólogos no planejamento do vinho, implementando estratégias para moldar a bebida conforme seu desejo", defende Setali.

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade