PUBLICIDADE

Confira 18 museus alcoólicos pelo mundo

4 jan 2013
0comentários
Publicidade

Para muita gente bebida alcóolica é sinônimo de diversão, mas para algumas pessoas isso é coisa séria. Quem aprecia algum tipo de bebida geralmente tem curiosidade em saber mais sobre sua história e as etapas de produção. Por isso, há diversos museus espalhados pelo mundo em homenagem a elas. Em solo nacional existem locais dedicados à cachaça, cerveja e vinho. Muitas vezes é a bebida tradicional do país que serve de inspiração para o espaço cultural. E é claro que o visitante dificilmente sai desses museus sem degustar pelo menos uma dose.

Muitos prédios históricos se tornaram sede de museus dedicados à história de bebidas alcoólicas
Muitos prédios históricos se tornaram sede de museus dedicados à história de bebidas alcoólicas
Foto: Divulgação

Museu da Cachaça em Salinas, MG
O espaço possui nove salas que explicam a produção da bebida, desde a plantação da cana até o processo de envelhecimento. Além disso, o museu também reúne um acervo que conta a história da cachaça no Brasil.
Endereço: Avenida Antônio Carlos, 1250 – Salinas – MG
Informações: (38) 3841-4778

Museu da Cachaça em Catanduva, SP
Localizada dentro do Engenho Santo Mario, esse museu possui uma coleção de mais de 5 mil garradas da bebida. Entre as raridades está uma miniatura da Pinga Pelé, de 1958.
Endereço: Rodovia Comendador Pedro Monteleone, Km 205 – Catanduva - SP
Informações: (17) 3522-5715

Museu da Cachaça em Maranguape, CE
O museu fica em um antigo casarão erguido por Dário Telles de Menezes entre 1851 e 1854, que sediou a primeira unidade industrial da Ypiocá. Hoje o local reúne documentos, fotos, filmes, maquinário, garrafas, equipamentos agrícolas e tonéis de bálsamo que resgatam a trajetória da aguardente no país.
Endereço: Estrada Ypióca S/N – Maranguape – CE
Informações: (85) 3341-0407

Museu da Cachaça em Paty do Alferes, RJ
Este foi o primeiro museu do gênero no país, inaugurado em 1991. Além de garrafas, o acervo incluo quadros, coleções de crônicas e artigos, livros especializados, trovas populares, um antigo mini alambique, entre outras coisas.
Endereço: Rua Nova Mantiquira, 227 – Paty do Alferes – RJ
Informação: (24) 2485-1475

Museu da Cachaça em Lagoa do Carro, PE
O acervo com mais de 11 mil rótulos é dividido por temas e estados de produção. A maior atração do museu é a primeira cachaça industrializada do país, de 1756. Em 1999, entrou para o Guiness como o maior museu de cachaças do mundo. Além da bebida, o espaço ainda reúne obras de arte, livros e matérias jornalísticas sobre o tema.
Endereço: Rodovia PE-90 Km 8, Chácara Girassol – Lagoa do Carro - PE
Informação: (81) 3621-8208

Museu da Cerveja em Petrópolis, RJ
Localizada nas instalações da primeira cervejaria do Brasil, o museu foi construído pela Bohemia. O espaço procura ser um centro de experiência, com ambientes interativos que tratam da história da bebida e das etapas de produção.
Endereço: Rua Alfredo Pachá, 166 – Petrópolis – RJ
Informações: sac@paylogic.com.br

Museu da Cerveja em Blumenau, SC
O acervo reúne objetos, imagens, equipamentos e registros históricos sobre a história e produção da bebida no mundo. O museu é localizado no centro da cidade, próximo a bares e espaços voltados a produção artística local.
Endereço: Rua 15 de Novembro, 160 – Blumenau – SC
Informações: (47) 3326-6791

Museu da cerveja, Amsterdã, Holanda
Um dos símbolos da Holanda, a cerveja Heineken ganhou um museu. No Heineken Experience é possível acompanhar o processo de produção da bebida e apreciar uma degustação no final do tour. O espaço contem tanques de fermentação, equipamentos antigos e material sobre a produção e campanhas publicitárias da marca.
Endereço: Stadhouderskade, 78 – Amsterdã – Holanda
Informações: +31 (20) 523-9435

Museu da Tequila, Cidade do México, México
O Museo del tequila y el mezcal é dedicado às duas bebidas típicas do México. O espaço dinâmico reúne exposições, palestras e atividades interativas que falam do processo completo desde a colheita do agave, planta de onde se extrai o suco para a produção da tequila e do mezcal, até o envasamento. O local também narra história das bebidas desde quando eram consumidas pelos astecas e contém cerca de 400 garrafas de várias regiões do país, inclusive o exemplar mais raro da José Cuervo, de 1820.
Endereço: Plaza Garibaldi, s/n – Cidade do México – México
Informações: +52 (744) 5529-1238

Museu da Vodca, Rússia
A bebida tradicional russa possui dois museus dedicadas a ela. Um é localizado em São Petersburgo e outro em Moscou. Os espaços contam a história da bebida e de sua produção através de obras de arte e uma ampla coleção de garrafas. Também é possível desfrutar de uma degustação em uma sala decorada como um bar do início do século 20.
Endereços: Konnogvardeysky Boulevard, 4 – São Petersburgo / Izmailovskoe Shosee, 73 G – Moscou
Informações: +7 (812) 570-64-22 / +7 (499) 166-50-97 (Moscou)

Museu do Saquê, Kyoto, Japão
O Museu Gekkeikan Okura Sake fica em um prédio de 1909 recheado de 6 mil ferramentas usadas nas fases de fabricação da bebida e barris. Enquanto o visitante ouve a gravações de cantigas de antigos trabalhadores pode também fazer uma degustação.
Endereço: 247 Minamihama-cho, Fushimi-ku – Kyoto – Japão
Informações: +81 (0) 75-623-2056

Museu do Uísque
O museu The Scotch Whisky Experience conta a história da bebida desde os primórdios da produção caseira a até o panorama atual da indústria do uísque. O tour interativo é organizado por guias e consultores de uísque e começa dentro de um barril que mostra todo o processo de fabricação de um scotch, passando por uma réplica de destilaria. O acervo de uísque é o maior do mundo, com mais de 3 mil garrafas. Para terminar o passeio o vistitante ainda participa de uma degustação.
Endereço: 354 Castlehill, The Royal Mile – Edimburgo – Escócia
Informações: +44 (0131) 220-0441

Museu do Vinho, Videira, SC
O Museu do Vinho Mário Pellegrim está localizado em um prédio histórico, de 1931. O espaço conta a história da uva e do vinho através de um acervo de equipamentos usados pelos primeiros colonizadores para a produção da bebida em solo nacional, além de documentos. O museu ainda traz exposições temporárias com fotos e objetos. Também há degustação de vinhos e sucos.
Endereço: Rua Padre Anchieta, 344 – Videira – SC
Informações: (49) 3566-6133

Museu do Vinho do Porto, Porto, Portugal
Situado em um armazém do século 18, o museu é um centro de informações sobre a bebida tradicional portuguesa. O acervo conta a história comercial da cidade relacionando-a com a produção do vinho.
Endereço: Rua de Monchique, 45 -52 – Porto – Portugal
Informações: museuvinhoporto@cm-porto.pt

Museu do Vinho, Anandia, Portugal
O Museu do Vinho Bairrada e um espaço interativo com seis salas temáticas que recheadas de peças de vinicultura. Além do acervo fixo ainda há três ou quatro exposições temporárias por ano com atividades pedagógicas e novos documentos sobre a história e a fabricação do vinho no país.
Endereço: Avenida Engenheiro Tavares da Silva, 3780 – 203 – Anadia – Portugal
Informações: museuvinhobairrada@mail.telepac.pt

Museu do Vinho, Greve in Chianti, Itália
O Museo Del Vino possui salas que eram utilizadas como depósitos para a colheita de uvas, que reúnem ferramentas e materiais utilizados pela indústria local. O local e seu acervo são uma homenagem à história do vinho.  
Endereço: Piazza Nino Tirinnanzi, 10 – Greve in Chianti – Itália
Informações: +39 (55) 854-6275

Museu do Vinho, Paris, França
O Musée du Vin possui galerias subterrâneas que abrigam mais de 2 mil ferramentas e objetos usados na produção e degustação da bebida, como taças medievais e diferentes tipos de saca-rolhas. No prédio do século 13, ainda é possível degustar e aprender sobre vinhos de diversas regiões do país.
Endereço: Rua des Eaux, 5, praça Charles Dickens – Paris – França
Informações: info@museeduvinparis.com

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade