PUBLICIDADE

Batida de caju com cachaça e limão rosa

Aprenda a fazer uma batida de caju com cachaça e limão rosa

4 jul 2021 18h11
| atualizado em 5/8/2021 às 10h11
ver comentários
Publicidade

Quer uma boa bebida para tomar antes do almoço? Experimente fazer uma batida de caju com cachaça e limão rosa. Aliás, fazer uma batida é muito simples - é só acrescentar uma dose de cachaça ao suco de uma fruta. Para completar misture alguns cubos de gelo, e açúcar a gosto. A batida é mais parecida com um suco levemente alcoolizado, pode-se dizer que ela é uma versão long drink das caipirinhas. Pensando bem, elas podem até ser consideradas as suas antecessoras.

Batida de caju com cachaça e limão rosa
Batida de caju com cachaça e limão rosa
Foto: Marcia Zoladz / Cozinha da Marcia

No caso da batida de caju com cachaça e limão rosa, ele  foi acrescentado por que o seu sabor perfumado contribui com mais uma nuance ao gosto final. Um cravo, ou um pedacinho de um pau de canela, também tem o mesmo efeito. As batidas podem ser preparadas com o suco de qualquer fruta, embora a cachaça combine melhor com frutas levemente ácidas e doces ao tempo, como o maracujá e o abacaxi,

Nas instruções da receita recomendo o uso de uma coqueteleira, que nada mais é que um copo grande de aço inox com uma tampa. O que torna esse utensílio especial é que ele pode ser usado para gelar qualquer bebida na hora. É só acrescentar o gelo e dar uma boa chacoalhada.

Eu comprei a minha coqueteleira em um brechó faz muito tempo. Para preparar essa receita para a Cozinha da Marcia dei uma olhada em algumas plataformas de objetos usados, e é possível comprar uma a partir de dez reais.

A receita a seguir tem as medidas para doses individuais, para dobrar o seu tamanho duplique a quantidade de ingredientes,   Agora, se quiser preparar mais do que três porções, acrescente a cachaça aos poucos, aproveita para experimentar algumas vezes. É que a cachaça pode abafar o sabor delicado do caju.

Receita

Porções: 1 pessoa

Tempo de preparo: 15 minutos

Ingredientes:

  • 1 copo alto por pessoa ou uma taça bem grande (de 300ml)
  • 1 dose de cachaça branca (50 ml)
  • 3 /4 xícara de suco de caju (200ml)
  • 1 / 4 de limão rosa
  • 4 pedras de gelo
  • Açúcar ou adoçante a gosto
  • 1 coqueteleira

Instruções:

  • Os utensílios necessários, porém não obrigatórios, são um copo alto onde caiba 300 ml de líquido, ou uma taça grande que caiba mais ou menos a mesma quantidade.
  • E o outro utensílio é a coqueteleira, que é um copo de aço inox usado para misturar e gelar drinks. Se não tiver uma utilize uma garrada com tampa vaz. A única diferença é que a batida vai demorar um pouco mais tempo para gelar.
  • Na hora de preparar a batida coloque todos  os ingredientes  dentro da coqueteleira  ou da garrafa. Tampe bem, e sacuda até sentir que a bebida está gelada. Pronto, agora é só servir.
  • Eu ainda acrescento algumas pedras de gelo extras  para manter a bebida gelada por mais tempo.
  • A batida de caju você pode ser preparada com o suco concentrado ou com suco preparado com a fruta. Para fazer o  suco bata os cajus cortados com uma xícara de água no liquidificador. Passe a polpa obtida por uma peneira. Se for preciso junte um pouco mais de água. Não é preciso descascar os cajus.

Notas

Antes de fazer o suco experimente um pedaço do caju que for utilizar para ver se está com muito tanino - a chamada cica - que trava a língua. Normalmente, quando a fruta está bem madura ela não tem cica. Se estiver com cica, não os utilize.

Cozinha da Marcia
Publicidade
Publicidade