PUBLICIDADE

Salada de rabanetes e alcaparras

Essa é uma salada muito boa para quem cansou de comer só alface e tomates

26 jun 2021 22h00
| atualizado em 1/7/2021 às 14h56
ver comentários
Publicidade

Essa é uma salada muito boa para quem cansou de comer só alface e tomates. A salada de rabanetes e alcaparras utiliza folhas novas de salsão (também chamado de aipo) no lugar do alface. O sabor é muito diferente porque une o ardido dos rabanetes cortados bem finos com o salgado das alcaparras.

Salada de rabanetes e alcaparrasa
Salada de rabanetes e alcaparrasa
Foto: Marcia Zoladz / Cozinha da Marcia

O segredo dessa salada está na mistura de sabores contrastantes e complementares. O rabanete é bem picante e pode, por exemplo, ter seu sabor contrabalançado pelas folhas de salsão. As alcaparras - bem salgadas, pedem um gosto complementar mais adocicado que é fornecido pelos tomates bem maduros. O talo do aipo cortado fino também é um de seus ingrediente, colaborando para uma textura crocante.

É interessante observar que essa é uma salada muito saudável. O salsão, por exemplo, é rico em fibras, em vitamina C e vitamina A.  Já os rabanetes tem muita vitamina C, sódio e potássio. Enquanto que os tomates são ricos em vitaminas do complexo B.

E além do mais, o  colorido dessa salada de rabanetes e alcaparras é tão bonito que ela pode ter as suas quantidades aumentadas para uma festa. Faz bonito na mesa.

Além de saudável e diferente, ela pode servir de acompanhamento para peixes e aves. E ainda ela pode ser usada como recheio de um sanduíche.

Os tipos de molho usados nessa salada podem variar. Um um pouco de suco de limão e um pouco de azeite e sal são uma ótimas opção, mas existem outras possibilidades. Essas saladas com muitos ingredientes algumas vezes pedem um molho também diferente. E nesse caso, uma ótima escolha é um molho de iogurte light temperado com sal e ervas picadinhas. As ervas como tomilho e hortelã, com um pouco de suco de limão sicilianos acrescentam ainda mais sabor.

Receita

Ingredientes:

  • Para 4 pessoas
  • 4 rabanetes
  • 1 colher de sopa de alcaparras
  • 2 tomates italianos
  • 1 talo de aipo
  • 1 / 2 limão siciliano
  • Se quiser acrescente 6 azeitonas pretas
  • 1 pitada de sal

Instruções:

  • Corte algumas folhas do aipo, corte as pontas do talo de aipo, em seguida em fatias finas. Corte os tomates no comprimento, descasque os rabanetes e corte-os em fatias finas. Misture as alcaparras e as azeitonas. Na hora de servir molhe com o suco de limão e polvilhe com sal.

Notas

O limão siciliano é menos ácido que os limões verdes como o Taiti e o Galego e pode ser usado tanto em molhos como em sobremesas e limonadas.

Cozinha da Marcia
Publicidade
Publicidade