PUBLICIDADE

Para o lanche: waffle de farinha integral

Waffle crocante preparado com farinha integral

12 ago 2021 15h47
| atualizado em 13/9/2021 às 12h56
ver comentários
Publicidade

O grande truque para se obter um waffle de farinha integral crocante é acrescentar um pouco de amido de milho ou farinha de arroz à massa. Essa receita de waffle utiliza uma quantidade maior de liquido na massa porque a farinha integral estufa mais do que a refinada depois de molhada. Além do mais, com a massa bem fluida fica mais fácil espalhá-la sobre a a superfície da chapa da máquina de waffle. O motivo para se acrescentar à massa tanto o amido de milho quanto a farinha de arroz  é que ambas auxiliam no processo de secagem da massa, deixando-a portanto mais crocante.

Waffle com farinha integral.
Waffle com farinha integral.
Foto: Marcia Zoladz / Cozinha da Marcia

Eu pessoalmente acho que um waffle de farinha integral tem um sabor mais intenso que o de farinha refinada. E é justamente esse sabor mais presente que combina com complementos como o mel ou uma geléia. Porém, também pode-se polvilhar queijo ralado por cima na hora de servir para se obter um waffle salgadinho. Com a mesma massa, apenas um pouco mais grossa, também é possível preparar panquecas em uma frigideira no fogão.

Receita

Porções: 6 a 8 porções

Tempo de preparo: 10 minutos + 2 horas de descanso

Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 2 colheres de sopa de amido de milho ou farinha de arroz
  • 1 xícara de leite desnatado (ou leite vegetal)
  • 2 ovos
  • 4 colheres de sopa de manteiga derretida

Instruções:

  • Primeiro derreta a manteiga no micro-ondas.  Misture a farinha de trigo integral com o amido de milho ou com a farinha de arroz, o sal, o açúcar e o fermento na tigela onde for bater a massa. Desmanche os ovos como para um omelete em outra tigelinha. Devem ficar bem liquidos. Com a batedeira em velocidade baixa, acrescente os ovos e a manteiga derretida à mistura de farinhas.  Acrescente o leite e a manteiga derretida. E, siga batendo enquanto acrescenta o leite em fio. Misture até obter uma massa homogênea, mas não é preciso bater demais. Se for preciso acrescente um pouco mais de leite, ou mesmo água.
  • Descanse a massa no mínimo por duas horas. Aqueça a chapa de waffle, se precisar espalhe um pouco de manteiga derretida, espalhe a massa sobre a chapa, feche a tampa e asse por uns dez minutos antes de dar uma olhadinha. Como eu tenho uma maquinha de fazer waffle muito simples, ela solta um vapor enorme enquanto assa cada waffle. Se a sua também for assim, aguarde até todo o vapor sair  para abrir a máquina. Em geral demora vinte minutos para ficar bem assado e crocante.
  • O waffle nessa receita tem o sabor de um pãozinho feito na hora, e fica delicioso tanto com salada ou só polvilhado com queeijo ralado.  Se preferir sirva no lanche acompanhado de uma geleia ou mel.
Cozinha da Marcia
Publicidade
Publicidade