PUBLICIDADE

Iscas de alcatra acebolada

Dois bifes da ponta da alcatra cortados em iscas vão longe e podem servir até quatro pessoas em uma refeição

2 jun 2021 22h00
| atualizado em 14/6/2021 às 11h26
ver comentários
Publicidade

Dois bifes da ponta da alcatra cortados em iscas vão longe e podem servir até quatro pessoas em uma refeição. Especialmente se a carne for servida com fatias grossas de cebola temperadas com sal, pimenta, alho e um pouco de tomilho ou outra erva aromática. Parece pouca carne, mas as iscas de alcatra acebolada desse prato não não foram calculadas para serem servidas sozinhas, portanto devem ser completadas com acompanhamentos com valor nutricional semelhante. Assim os custos ficam bem menores e quatro pessoas podem comer muito bem. No Brasil de antigamente comia-se muita carne, hoje em dia além de caríssima também sabe-se que não é tão necessária para uma refeição balanceada. Experimente completar o prato com verduras preparadas no bafo, e o nosso arroz e feijão tradicional.

Iscas de alcatra acebolada
Iscas de alcatra acebolada
Foto: Marcia Zoladz / Cozinha da Marcia

As iscas de alcatra acebolada também podem ser servidas como tira-gosto.

Veja como preparar bifes à milanesa na Cozinha da Marcia

Receita

Ingredientes:

  • Para duas porções
  • 350 g, 2 bifes de alcatra
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de mistura de pimenta em grãos moída na hora
  • 2 dentes de alho espremidos
  • 1 cebola de tamanho médio cortada em anéis
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal

Instruções:

  • Corte os bifes em fatias com aproximadamente dois centímetros de largura e corte-as ao meio. Corte a carne primeiro no comprimento. Descasque a cebola e corte-as em anéis. Amasse os alhos, misture o sal com a pimenta moída. Aqueça bem um frigideira, junte o óleo, os dentes de alho e assim que sentir o cheiro acrescente as iscas de alcatra. Mexa sem parar para dourar por igual sem soltar líquido. Preparo essa receita no fogo alto para facilitar a evaporação. Tempere com o sal e a pimenta e junte a cebola. Continue mexendo até a cebola amolecer. Sirva com arroz branco bem temperado só com alho sem cebola.

Notas

Iscas é um modo de se chamar a carne cortada em pedaços compridos e não muito largos, algo entre cinco centimetros de comprimento e dois centímetros de largura. Podem ser um pouco maiores ou menores. A receita também pode ser preparada com fígado de boi.

Cozinha da Marcia
Publicidade
Publicidade