PUBLICIDADE

Experimente a salada de beterraba amarela

Salada de beterraba amarela com molho vinagrete com amoras

13 ago 2021 12h08
| atualizado em 14/9/2021 às 13h56
ver comentários
Publicidade

Experimente servir uma salada de beterraba amarela com um molho à vinagrete de amoras de entrada ou como tira-gosto. Ela é deliciosa. Também é uma oportunida de servir uma salada um pouco diferente de uma salada com beterrabas vermelhas.

Salada de beterraba amarela com vinagrete de amoras
Salada de beterraba amarela com vinagrete de amoras
Foto: Marcia Zoladz / Cozinha da Marcia

A beterraba amarela costuma ser encontrada em quitandas e feiras que vendem produtos orgânicos. O seu sabor é muito próximo da beterraba vermelha ainda que menos doce. A sua textura na boca também é igual. A novidade é que nessa receita de salada de beterraba amarela ela não é cozida. Isso mesmo, ela é preparada crua. Você só precisa descascá-la e cortá-la em fatias muito finas.

Para completar o sabor da salada de beterraba amarela acrescentei algumas amoras ao molho vinagrete. Também espalhei por cima uma fatias de cebola roxa. Você pode usar morangos ou qualquer outra fruta vermelha no molho da salada. As frutas vermelhas costumam ser levemente ácidas, e por isso acrescentam um certo contraste ao sabor adocicado das beterrabas.

Essa é uma receita barata por que tem apenas dois ingredientes principais, e ainda em pequena quantidade - uma beterraba amarela e uma cebola roxa pequena. E o molho à vinagrete é feito só com uma colher de vinagre de vinho branco e duas de azeite.

Essa receita fica ainda mais gostosa com pedacinhos de queijo por cima.  Dessa vez utilizei o queijo de cabra fresco. Mas pode-se usar queijo cottage, minas ou uma migalhas de ricota. Todas as opções são muito gostosas e com número baixo de calorias. Para os veganos recomendo experimentarem um queijo de tofu defumado ou com mofo azul. Atualmente existe uma variedade grande desses queijos à venda nos mercados de produtos naturais.

Se não conseguir comprar as beterrabas amarelas utilize as vermelhas. E, nesse caso, substitua as amoras por morangos, com isso a salada não fica com todos os ingredientes da mesma cor.

Receita

Porções: 4 porções

Tempo de preparo: 15 minutos

Ingredientes:

  • 1 beterraba amarela de tamanho médio
  • 1 cebola roxa pequena
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
  • 6 amoras
  • 2 colheres de sopa de queijo de cabra fresco ou ricota

Instruções:

  • Lave a beterraba, descasque-a com um descascador de batatas, que vai mais rápido, ou com uma faca pequena. Corte as duas pontas. Passe a beterraba na água.
  • Corte a beterraba em fatias muito finas. Para a receita da foto eu utilizei um cortador de batatas e legumes com a lâmina ajustada para a fatia mais fina. Espalhe as fatias em uma prato de servir.
  • Descasque e corte a cebola em aneis bem finos. Utilizei o mesmo cortador de batatas e legumes. Espalhe  os aneis por cima das fatias de beterraba.
  • Misture o azeite e o vinagre em uma tigelinhas, acrescente as amoras amassadas com um garfo - não é preciso caprichar. Espalhe o molho por cima das fatias de beterraba apenas na hora de servir. Em seguida espalhe os pedacinhos de queijo por cima. Sirva com fatias de pão francês.
  •  

Notas

As amoras podem ser substituídas por morangos ou por pedacinhos de laranja, kiwi ou tangerina. Qualquer fruta levemente ácida pode ser utilizada. Embora a receita não utilize sal, salpique um pouco se achar necessário.

Cozinha da Marcia
Publicidade
Publicidade