PUBLICIDADE

Doce de laranjinha kinkan com calda de açúcar bem densa

Doce de laranjinha kinkan com calda grossa para servir com queijo ou como acompanhamento de aves

11 out 2021 13h50
| atualizado em 12/10/2021 às 13h05
ver comentários
Publicidade

Aproveite o outono para preparar um doce de laranjinha kinkan com calda de açúcar bem densa. O doce de laranjinha kinkan fica delicioso porque as frutas tem o miolo ácido e a casca docinha. Além disso, o tamanho pequeno dos frutos, com apenas dois ou três centímetros de comprimento  ajuda muito na aparência do doce pronto. O resultado é um doce de sabor elegante que combina com iogurte natural ou com queijo minas. O doce também pode acompanhar qualquer tipo de carne ou peixe.

Doce de laranjinha kinkan em calda
Doce de laranjinha kinkan em calda
Foto: Marcia Zoladz / Cozinha da Marcia

Esse é um tipo de doce que as pessoas gostam, e por isso pode ser preparada em maior quantidade para dar de presente no Natal. A mesma receita do doce de laranjinha kinkan em uma calda de açúcar também pode sere preparado com tangerinas tipo morgote que tem a casca fina e grudada nos gomos, e também com limão galego. Explico na receita a seguir como retirar bem o amargo e um pouco da  acidez tanto das laranjinhas kinkan quanto da tangerina  morgote e do limão galego.

Receita

Porções: 6 porções

Ingredientes:

  • Atenção - essa receita pode ser multiplicada
  • 600 g de laranjinhas kinkan
  • 300 g de açúcar

Instruções:

  • O doce é preparado em duas etapas. Na primeira ferve-se as laranjinhas kinkan por duas vezes para retirar o amargo.
  • Em duas panelas grandes ferva uma quantidade de água que ultrapasse bem o volume das laranjinhas pelo menos duas vezes. Para saber o tanto de água  necessário é preciso saber o volume das frutas - coloque as laranjinhas na panela onde for ferver a água e encha de água. Encha tambéma segunda panela com água.
  • Quando a água ferver, coloque as laranjinhas, espere que a água ferva novamente, e conte cinco minutos. Escorra a água e coloque as laranjinhas na segunda panela com água fervendo. Repita a operação.
  • Escorra e em seguida coloque-as em uma panela com o açúcar, cubra de água e deixe que ultapasse um pouco as l aranjinhas e o açúcar. Cozinhe-as no fogo baixo até ficarem bem macias e bem ensopadas de calda. Nesse estágio do cozimento estão além de macias estão brilhando. Se a calda ficar muito quente e começar a queimar, acrescente água bem quente às colheradas. O doce pode ser feito em dois dias. Se tiver que sair, por exemplo, desligue o fogo e tampe a panela para o vapor da tampa voltar para a calda.  No dia seguinte acrescente meia xícara de água e cozinhe as laranjinhas até a casaca ficar brilhante.
  • Retire as laranjinhas Kinkan da calda e divida-as em comporteiras ou vidros com tampa. Cubra-as com o resto da calda. lembre que como calda é apenas uma mistura de água com açúcar, para deixá-la mais densa cozinhe-a por mais tempo. E para deixá-la mais fica acrescente um pouco de água. Se tiver um termômetro de açúcar cozinhe a calda até atingir 108 graus Celsius.
  •  

Notas

Para fazer o doce com limão galego, ferva os limões em três águas. As tangerinas morgotes podem ser preparadas usando o mesmo método. Como são maiores podem ser cozidas por até três dias no açúcar.

Cozinha da Marcia
Publicidade
Publicidade