PUBLICIDADE

2021 foi o ano do pão branco de qualidade!

Pão branco caseiro

29 dez 2021 13h42
| atualizado às 13h59
ver comentários
Publicidade

O ano que está terminando foi o ano do pão. Se em 2020 aprendemos a fazer um pão de longa fermentação em casa, e logo de melhor qualidade. Em 2021 foi possível dar um passo adiante. Muita gente descobriu que pode ser padeiro e abrir uma micro padaria. Outras descobriram que fazer pão é também entender como cuidar de um fermento. E, quem sabe ao tomar conta de um potinho de bactérias, também aprendeu a ter paciência e a prestar atenção aos seres vivos à sua volta - em resumo, nos filhos, nos pais, colegas de trabalho...

Pão do ano assado na panela
Pão do ano assado na panela
Foto: Marcia Zoladz / Cozinha da Marcia

O que mais me impressionou na indústria da alimentação foi a qualidade que se passou a exigir dos pães. E por isso,  listo alguns lugares onde se pode dar o próximo passo. Assim, você que encontrou a sua vocação, entra de cabeça em 2022 como padeiro profissional.

O primeiro passo é se informar nas associações de classe como a Sampa Pão: sampapao.org.br.  Em seguida avalie quanto pão você quer fazer. E dê uma olhadinha no preço das máquinas usadas.

A receita a seguir ensina a fazer em casa um pão branco com fermento biológico, que descansa de um dia para o outro.

Receita

Porções: 16 fatias

Tempo de preparo: 20 minutos + 12 horas de descanso

Ingredientes:

  • Para um pão com 22 cm de diâmetro
  • 3 xícaras de farinha de trigo comum - atenção que existem farinha próprias que também podem ser utilizadas
  • 1 e 1 / 4 de colher de chá de sal
  • 1 / 2 colher de chá de fermento biológico desidratado
  • 1 e 1 / 2 xícaras de água filtrada
  • 1 / 2 colher de chá de sal
  • Opcional - 1 colher de sopa de aveia ou linhaça ou germe de trigo ou gergelim - você escolhe
  • Óleo para pincelar a forma

Instruções:

  • A massa é preparada na véspera só com uma misturadinha, não é necessário sovar por muito tempo. Estique e dobre a massa em uma superfície polvilhada com farinha por umas seis vezes. Em seguida esse pão é assado em uma panela tampada previamente muito aquecida no forno. Fica pronto entre trinta e quarenta minutos. O resultado é um pão branco, porém bastante rústico e muito gostoso.
  • Use água filtrada na massa para eliminar alguma sujeira. Pode ser água de filtro de barro o que dá um sabor amendoado ao pão.
  • Para começar misture a farinha com o fermento em uma tigela alta. Em seguida acrescente a água com o sal. Misture apenas até obter uma bola de massa. No começo utilize uma espátula que vai mais rápido. E, em seguida estique e dobre a massa com as mãos. Não sove com força, e sem se preocupar em obter uma massa uniforme.
  • Cubra com um pano e deixe-o em temperatura ambiente por aproximadamente oito horas. Pode ser menos tempo, entre cinco e seis horas. Você pode  preparar a massa de manhã cedo e assá-lo no fim da tarde.
  • Aqueça o forno a 250º C por 20 minutos, já com a panela e a tampa onde vai assar o pão. Para facilitar coloque a panela e a tampa lado a lado. Usei uma panela de barro dessas pretas de fazer moqueca com tampa. Mas pode-se usar também uma panela de ferro esmaltada.
  • Retire a panela do forno, pincele com muito pouco óleo, transfira a massa para a panela com as mãos polvilhadas de farinha. Utilize uma espátula para ajudar. Polvilhe com um pouco do grão escolhido. Tampe e coloque no forno. Após 20 minutos abra a tampa. Deixe no forno até dourar. Pronto.
  • A farinha de trigo p ode ser substituída por farinha integral. Pode-se também acrescentar nozes, castanhas de caju picadas e pedacinhos de paio cortados bem fininhos.

Notas

Vai fazer pão caseiro? Para economizar gás prepare diversoso pães ou um pão e uma lasanha. Qualquer prato que necessita de forno bem quente. Eu acho mais interessante preparar pães retangulares para pode colocar ao mesmo tempo mais de uma forma no forno. Recomendo colocar um pouco mais de líquido na forma se for assar um frango ou uma lasanha junto com o pão.

Cozinha da Marcia
Publicidade
Publicidade