PUBLICIDADE

Abóbora moranga assada: petisco para adultos e crianças

Abóbora moranga assada bem madura para servir para as crianças ou como aperitivo

5 out 2021 12h06
| atualizado em 6/10/2021 às 15h50
ver comentários
Publicidade

A abóbora moranga assada bem madura é um prato delicioso e muito simples de ser preparado. Ele é uma ótima opção para  um lanche com as crianças ou um aperitivo coletivo, no qual cada um com vai cavando os seus nacos com a sua colher. Eu deixei na mesa um molho de óleo, pimenta e noz moscada para pingar em cima de cada colherada. Sirva a abóbora para os adultos com cerveja preta ou uma cerveja muito leve com uma fatia de limão no gargalo da garrafa.

Abóbora moranga assada
Abóbora moranga assada
Foto: Marcia Zoladz / Cozinha da Marcia

Depois de assada a  abóbora moranga adquire um sabor levemente caramelado devido à grande concentração de açúcar em sua polpa. E, por isso, nem precisa ser temperada. Basta tirar as sementes na hora de colocá-la no forno coberta com uma folha de papel alumínio. Além do mais, a abóbora moranga com aquele jeito de carruagem de Cinderela enche os olhos e enfeita a mesa!

A seguir alguns exemplos de como preparar abóboras em pratos salgados. Lembre-se que cada uma delas serve para se preparar um prato diferente. A abóbora de pescoço, que é mesmo a mais comum, é aquela que vendem em fatias grossas nas feiras. Ela é boa se preparar sopas ou um quibebe.

E tem também a abóbora italiana de casca rajada com o tamanho certo para se rechear. Fica muito saborosa com carninha moída refogada. Sem esquecer da japonesa, também chamada de cabotiá, de casca grossa e cor verde-escura, cuja polpa tem menos água. Essa pode ser assada com um fio de azeite e alecrim ou ainda servida crua cortada em tirinhas.

Procure na Internet a palavra abóbora para ver o número enorme de tipos existem. Muitos, inclusive, servem apenas como decoração. Todos são lindos e com formatos muito diferentes.

Receita

Porções: 6 porções

Tempo de preparo: 5 minutos

Ingredientes:

  • Calcule 200g de abóbora com casca por pessoa, para 6 pessoas compre uma abóbora-moranga com 1,2 Kg
  • Para o molho
  • 1 / 4 de colher de chá de sal
  • 5 gotas de molho de pimenta
  • 4 colheres de sopa de óleo de canola
  • 1 / 4 de colher de chá de noz moscada ralada
  • Papel de alumínio para enrolar

Instruções:

  • Corte a abóbora ao meio e retire as sementes.  Cubra ou enrola a metade da abóbora com o papel alumínio. Asse por aproximadamente meia hora no forno alto. Espete com uma colher para ver se está macio. Se não estiver asse por mais quinze minutos.
  • Misture os ingredientes do molho e deixe em um potinho na mesa para cada um temperar o seu pedaço de  abóbora moranga com umas gotinhas.
  •  

Notas

Como rechear a abóbora-moranga - Corte uma tampa a aproximadamente três centímetros do topo. Retire as sementes e fiapos com a ajuda de uma colher. Preencha a sua cavidade com o refogado escolhido, pode ser um picadinho, ou um camarão com catupiry. Coloque-a em uma assadeira e aqueça-a no forno até ficar macia. O calor do recheio vai cozinhar a polpa deixando-a bem macia. Sirva o recheio com um pedaço de abóbora escavado com o auxílio de uma colher.

Cozinha da Marcia
Publicidade
Publicidade