PUBLICIDADE

A jato: prepare bananas amassadas com mel na frigideira

Receita com bananas amassadas com mel preparadas em uma frigideira em dez minutos

26 set 2021 14h27
| atualizado em 1/10/2021 às 11h21
ver comentários
Publicidade

As bananas amassadas com mel são um super aproveitamento para quando a fruta passa do ponto. As bananas estão estragando em casa? Estão bem pintadas e bem macias? Então, prepare-as amassadas com mel em uma frigideira. Lembre-se que as bananas ficam mais doces quando estão bem maduras. O seu sabor combina perfeitamente com o do sabor do mel.

Bananas amassadas com mel na frigideira
Bananas amassadas com mel na frigideira
Foto: Marcia Zoladz / Cozinha da Marcia

As bananas preparadas com mel tem mais uma vantagem além do seu sabor, ela fica pronta em apenas dez minutos. O método de preparea-la não tem nehuma complicação e não é preciso experiência na cozinha.

Sirva-as morninhas com sorvete, com queijo minas, ou com iogurte.  Tanto as crianças quanto os adultos vão adorar as bananas amassadas com mel. Além disso, é perfeita para servir para amigos e filhos veganos.  Gosto de prepará-la naqueles dias que estou com vontade de comer uma coisinha doce para dar uma levantada no espírito.

Receita

Porções: 4 porções

Tempo de preparo: 5 minutos

Ingredientes:

  • 3 bananas prata grandes
  • 1 colher de sopa de manteiga ou gordura de coco
  • Suco de 1 limão
  • 5 colheres de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa licor de anis (Sambuca) ou de laranja (Cointreau) ou vinho do Porto
  • 1 pitada de sal

Instruções:

  • Coloque as bananas descascadas e amassadas na frigideira para dourá-las no fogo médio junto com a manteiga ou a gordura de coco. Se elas grudarem um pouco no  fundo, descole-as com uma espátula. Molhe as bananas amassadas com o limão, acrescente duas colheres de sopa  de mel. Polvilhe com o sal. Em seguida, mexa as bananas de um lado para o outro na frigideira. Preste atenção para o  mel não queimar. Afaste a frigideira do calor e aproxime-a, movendo-a para cima e para baixo.
  • Retira a frigideira assim que a banana estiver dourada. Não demore que o mel queima rapidamente. Molhe com o licor escolhido, e misture bem raspando o fundo da frigideira para soltar as bananas. Está pronto. Acrescente as três colheres de sopa de mel restante por último. Eu usei mel de laranjeira, mas o mel de eucalipto ou de flores silvestres também são bons.

Notas

Sambuca é um licor italiano feito com anis, é ótimo. Na Itália ele é servido em um copinho de licor e colocam um grão de café boiando em cima. Enquanto o grão de café está boiando em cima do licor, colocam fogo, isto é, flambam. E com isso o grão solta todo o seu sabor, o qual se mistura com o do licor. Delícia!

Cozinha da Marcia
Publicidade
Publicidade