PUBLICIDADE

8 curiosidades sobre a salsinha para usar e abusar desse tempero

18 set 2021 09h02
ver comentários
Publicidade
Guia da Cozinha - 8 curiosidades sobre a salsinha para usar e abusar desse tempero
Guia da Cozinha - 8 curiosidades sobre a salsinha para usar e abusar desse tempero
Foto: Guia da Cozinha

O tempero conhecido como cheiro-verde é composto por plantas como a cebolinha e a salsa (ou salsinha) e é usado para dar sabor a vários pratos da culinária brasileira. O melhor de tudo é que a salsa possui inúmeros benefícios à saúde e pode ser uma grande aliada na hora de colocar a mão na massa e preparar receitas com um sabor especial.

O Guia da Cozinha já listou alguns dos benefícios da cebolinha, como a presença de vitaminas A e C, e agora vai deixar você por dentro de várias curiosidades da salsa para o preparo de refeições conscientes e para uma saúde em dia. Veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre a salsinha!

Saúde

  • A salsinha é uma planta medicinal usada para combater doenças. Seu uso mais comum é através de chás e remédios naturais. Uma dica é adicionar a salsa ao suco verde tradicional. Além de provar uma bebida saborosa, você poderá desfrutar dos benefícios da planta para os rins e para a pele.
  • Possui poder anti-inflamatório e diurético. Por isso, ajuda no combate à retenção de líquidos e pedras nos rins.
  • Também é uma aliada na prevenção de doenças como o câncer a anemia, devido à presença de ferro e ácido fólico e por ativar o antioxidante chamado "glutationa", capaz de neutralizar os radicais livres responsáveis por causar danos oxidativos nas células.

Salsinha na cozinha

  • Molhos, carnes, massas, sopas, pescados, legumes e até sucos podem contar com a presença da salsinha para torná-los ainda mais saborosos. Nos sucos, por exemplo, ela dá um toque de frescor muito especial.
  • A salsa desidratada pode ser usada nas receitas antes, durante ou depois da preparação. Mas, caso não queira que a planta se desmanche, é recomendado adicionar no final para dar aquele toque convidativo ao prato.
  • Misturada à manteiga, a salsa forma uma ótima base para sanduíches e canapés.

Dicas de armazenamento

  • Para congelar, lave, seque bem e leve ao congelador em um pote com tampa ou em um saquinho plástico próprio para congelamento. Dessa forma, ela pode durar até 4 meses e ser usada aos poucos.
  • A salsa pode ser conservada em geladeira por até 1 semana. Para isso, é necessário lavar bem e mantê-la em um pote fechado.

Gostou das nossas dicas sobre esse tempero tão amado? Continue nos acompanhando para mais e nos siga no TikTok para ver o passo a passo de várias receitas incríveis!

Guia da Cozinha
Publicidade
Publicidade