0

Hambúrguer 'in vitro' deverá custar cerca de R$ 800; conheça

30 jul 2013
18h09
atualizado às 18h09
  • separator
  • 0
  • comentários

O hambúrguer de carne mais caro da história será cozido e servido diante de uma plateia em Londres na próxima semana. Com o custo próximo a R$ 867, o 5oz hambúrguer será composto por uma carne sintética, criada em laboratório a partir das células de uma vaca abatida. A ideia do produto foi do professor Mark Post, da Universidade de Maastricht, na Holanda. As informações são do Belfast Telegraph. 

Carne é feita em laboratório a partir de células bovinas
Carne é feita em laboratório a partir de células bovinas
Foto: Getty Images

Os cientistas que estão por trás do hambúrguer “in vitro” acreditam que a carne sintética pode ajudar a salvar o mundo da demanda crescente por carne de vaca, de cordeiro, de porco e de frango. O apetite por carne poderia transformar no futuro as florestas remanescentes em pastos para a criação de animais. 

O precioso hambúrguer será feito com cerca de 3 mil tiras de carne artificial, cada uma do tamanho de um grão de arroz, elaboradas a partir de células bovinas no laboratório. Cientistas acreditam que a apresentação ao público será a prova de que a carne artificial pode ser vendida em supermercados em cinco ou 10 anos. 

As células retiradas de apenas um animal poderiam, na teoria, ser usadas para fazer um milhão de vezes mais carne do que a quantidade obtida no abate. A redução da necessidade de terra, água e alimentação, assim como a diminuição dos gases de efeito estufa e outros poluentes ambientais, iria mudar a cultura de comer carne.    

A carne artificial poderia fazer a dieta carnívora ser mais aceita pelo movimento verde, assim como pelos vegetarianos em oposição à criação em fazendas e abate de animais. Organizações em prol dos direitos dos animais já aprovaram a ideia e alguns vegetarianos disseram que ficariam felizes em comer a carne.  

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade