0

Saiba como harmonizar cerveja com alimentos

22 mai 2020
17h52
atualizado às 17h58
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Guia da Cozinha - Saiba como harmonizar cerveja com alimentos
Guia da Cozinha - Saiba como harmonizar cerveja com alimentos
Foto: Guia da Cozinha

Harmonizar cerveja com certos tipos de alimento pode se tornar uma experiência única!

A cerveja é uma das principais bebidas do dia a dia dos brasileiros. Ela está presente no churrasco do fim de semana, no happy hour, nas confraternizações… É realmente uma amiga para todas as horas. Para quem aprecia essa bebida, sabe que existem diversos tipos de cervejas, com notas e sabores diferenciados. E, tal como o vinho, a harmonização da cerveja com os pratos certos pode fazer toda a diferença para que você saboreie o melhor da bebida.

O principal objetivo de saber combinar alimentos com cada tipo de cerveja é, justamente, melhorar a experiência sensorial de quem a consome. Para isso, deve-se notar alguns detalhes para se ter uma combinação perfeita. Quando se trata da intensidade da bebida, cervejas fortes tendem a ficar melhor com pratos mais intensos. Seguindo essa linha, cervejas mais leves e delicadas ficam excelentes com pratos mais sutis.

Podemos falar em 3 combinações gerais para as cervejas: por contraste, quando há uma diferença entre bebida e comida, o que leva a um contraste dos dois; por semelhança, em que a proximidade de elementos comuns presentes realça a combinação; por corte, quando a cerveja é utilizada para "quebrar" o aspecto de algum prato como, por exemplo, a gordura, limpando o paladar. Veja, abaixo, como você pode harmonizar cerveja pelo seu tipo e com diversos alimentos.

Pilsen

As cervejas do tipo Pilsen são aquelas de coloração mais clara e com sabor mais leve. Logo, a Pilsen harmoniza bem com pratos de leveza semelhantes, como a comida de boteco em geral: bolinhos, pastéis, croquetes e até mesmo queijos brancos. Como o seu sabor é mais suave, costuma não anular o gosto dos alimentos e você pode sentir ambos sem se preocupar.

Premium Lager

Esse tipo de cerveja é a mais consumida no país e também no mundo. As cervejas do tipo Lager, feitas por fermentação por superfície, costumam ter a aparência dourada e maior teor de malte em sua composição, deixando-a mais encorpada que a Pilsen, por exemplo. Vai muito bem com saladas, peixes e aves grelhadas.

Porter e Stout

Guia da Cozinha - Saiba como harmonizar cerveja com alimentos
Guia da Cozinha - Saiba como harmonizar cerveja com alimentos
Foto: Guia da Cozinha

Se você quer tomar cerveja e apreciar um doce, pode apostar nas cervejas escuras como a Porter e Stout, pois são feitas com malte torrado e acompanham bem sobremesas à base de café ou chocolate. A Porter, que possui o sabor de malte torrado mais leve, também é perfeita para acompanhar sobremesas com frutas vermelhas, como cheesecakes e mousses.

Golden Ale

Tradicionalmente de fabricação belga, as cervejas do tipo Golden Ale tem uma coloração dourada e seu teor alcoólico pode chegar até 10%, mas mantém muito de sua refrescância. Combina com frutos do mar de sabor intenso, inclusive carnes vermelhas suaves como vitela. Além disso, pode-se combinar o sabor da Golden Ale com queijos do tipo Gruyère e Gouda.

India Pale Ale

Também conhecidas como IPA's. Para harmonizar cerveja do tipo India Pale Ale é necessário escolher alimentos que possuem maior teor de gordura, pois esse tipo de cerveja ajuda a limpar o paladar. Vai bem com carnes vermelhas grelhadas ou assadas, com toques de caramelização ou defumação. É uma excelente escolha para o churrasco do fim de semana!

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
Guia da Cozinha
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade