0

Ovos frescos: dicas para preparar e manipular corretamente

Confira dicas infalíveis para escolher ovos frescos na compra e aprenda a manipular e conservar o ingrediente em casa para o sucesso das receitas

16 mai 2019
15h02
  • separator
  • 0
  • comentários

Ovos frescos são a base de muitas receitas. São ingredientes essenciais para bolos, tortas, massas, quindins, suspiro e muito mais. Podem ser preparados de diversas formas e acompanhar saladas e refeições. Por isso, eles não podem faltar em casa. Mas como armazenar da maneira correta? E como saber se estão bons? Aprenda essas e outras dicas:

Armazenamento

Antes de guardar os ovos frescos na geladeira, lave-os em água com uma escova de cerdas macias. Conserve-os dentro da caixa, com a ponta para baixo, para a gema se manter centralizada.

Qualidade

Para verificar se está bom, mergulhe o ovo em um copo com água. O ovo fresco é pesado e fica no fundo do copo. Se ele boiar, é porque está estragado. É que os ovos velhos perdem água através da casca, aumentando a bolsa de ar interior e, por isso, boiam.

Dica: quebre os ovos em recipientes separados antes de adicioná-los às suas receitas. Assim, você evita que um ovo estragado contamine toda a sua receita.

Ovos sem casca

Os ovos sem casca podem ser guardados na geladeira em recipientes tampados por 2 dias. As claras sozinhas duram até 1 semana.

Cuidado com a Salmonella

A Salmonella é uma bactéria que se desenvolve nos alimentos contaminados por fezes de animais. Ela causa diarreia, febre, dores na cabeça e complicações mais graves, já que pode se alojar na corrente sanguínea. A bactéria é destruída pelo calor, portanto, é fundamental cozinhar bem os ovos antes de comer. Outra dica é só comprar ovos com as cascas inteiras e limpas, já que a salmonella pode penetrar neles através de rachaduras.

COLABORAÇÃO:  "Le Cordon Bleu - Todas as técnicas culinárias" | Jeni Wright e Eric Treuille.

Guia da Cozinha
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade