1 evento ao vivo

Gastronomia Sustentável: dicas para aproveitar melhor os alimentos

18 jun 2020
16h51
atualizado em 19/6/2020 às 09h30
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Guia da Cozinha - Gastronomia Sustentável: dicas para aproveitar melhor os alimentos
Guia da Cozinha - Gastronomia Sustentável: dicas para aproveitar melhor os alimentos
Foto: Guia da Cozinha

Aproveitar os alimentos em sua totalidade é um dos principais objetivos da Gastronomia Sustentável

Você já parou para pensar sobre o quanto estamos aproveitando os alimentos que temos à mesa? Pois é justamente por causa dessa e outras reflexões do consumo de alimentos que foi declarado o Dia da Gastronomia Sustentável pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 2016. Você é do time que aproveita 100% seus vegetais e frutas? Se a resposta foi não, saiba que este é um passo fundamental para pensarmos em sustentabilidade na cozinha.

O cenário global vem sofrendo mudanças a cada dia. Segundo a própria ONU, em 2050, teremos cerca de 9 bilhões de pessoas no planeta. E, se milhares delas já passam por dificuldades para ter as refeições diárias, isso pode se agravar ainda mais nos próximos anos. Tomar atitudes mais conscientes no preparo e consumo dos alimentos pode ajudar - e muito - na garantia de um futuro melhor para o nosso Planeta.

Toda a cadeia de produção de alimentos deve ser repensada: restaurantes devem adotar práticas de economia de suprimentos e recursos naturais; a agricultura deve reduzir danos ao meio ambiente - tanto nos recursos hídricos como na diminuição de agrotóxicos - e até mesmo você pode prestar mais atenção no que está consumido e jogando fora. Portanto, se você quer começar a fazer a diferença, saiba que em casa mesmo já é possível contribuir com um mundo melhor por meio de novas práticas. Quer ver só?

Dando força aos mercados locais

Uma boa prática para se tornar um hábito neste Dia da Gastronomia Sustentável é começar a consumir produtos de mercados menores e de agricultura familiar. Dessa forma, você ajuda na preservação do meio ambiente, fomenta a economia local e ainda consome produtos de origem mais natural e, claro, mais saudável, comprando somente aquilo que você vai consumir.

Reaproveite tudo o que puder

Sabe as sobras que ficam na geladeira como a de arroz ou de carne? Aproveite e faça novas receitas, descubra novos sabores e não jogue fora uma comida que pode ser tão saborosa quanto o prato original. Toneladas de alimentos são jogadas fora todos os dias no mundo todo. Isso é um reflexo da desigualdade global e só deixa mais evidente que todos poderiam se alimentar melhor se o consumo dos alimentos fosse mais consciente e houvesse uma melhor distribuição. Então, pense duas vezes antes de fazer mais comida do que você já tem.

Talos, folhas e cascas

Que tal começar a utilizar os alimentos completos no preparo de receitas em casa? Você pode fazer sopas e caldos com os talos dos vegetais, as folhas podem se tornar recheios saborosos para tortas e panquecas e as cascas das frutas podem render deliciosos doces e compotas. Essas partes, que a maioria das pessoas descartam, podem conter muito mais nutrientes do que o alimento consumido em si. Também é uma ótima forma de provar novos sabores, não?

Se você está aí achando que uma receita feita de cascas, por exemplo, não fica nada saborosa, confira essa prato incrível que separamos para você para te provar que a gastronomia sustentável é possível!

Bolo de casca de maçã

Guia da Cozinha - Gastronomia Sustentável: dicas para aproveitar melhor os alimentos
Guia da Cozinha - Gastronomia Sustentável: dicas para aproveitar melhor os alimentos
Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h (+5min de descanso)
Rendimento: 10
Dificuldade: fácil

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de canela em pó
1 xícara (chá) de leite
3 ovos
Casca de 4 maçãs
1 pitada de sal
Margarina para untar
Açúcar e canela a gosto para polvilhar

Modo de preparo:
Coloque em uma tigela a farinha e o fermento e reserve. No liquidificador, bata o restante dos ingredientes e misture com a farinha reservada. Coloque em uma fôrma de buraco no meio de 26cm de diâmetro untada e polvilhada com açúcar e canela em pó a gosto. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até que ao enfiar um palito, ele saia limpo. Retire do forno, deixe descansar por 5m, desenforme e polvilhe com açúcar e canela em pó a gosto.

Agora que você aprendeu os fundamentos da Gastronomia Sustentável, coloque-as em prática e ajude a fazer do mundo um lugar melhor!

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
Guia da Cozinha
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade