2 eventos ao vivo

Festival do Cannoli e a variedade do doce siciliano que encantou o Brasil

Veja o que rolou de melhor no 2º Festival do Cannoli em São Paulo

16 set 2019
18h20
  • separator
  • 0
  • comentários

No último domingo (15),  o Guia da cozinha foi prestigiar o 2º Festival do Cannoli, que aconteceu no Centro de Evento de São Luís, no bairro Consolação, em São Paulo. O evento que começou no sábado (14), teve entrada gratuita e ofereceu ao público muitas opções para se deliciar. Isso porque em paralelo com a festa do tradicional doce siciliano ocorreram outros festivais, como o 1° Festival do Morango da Paulista, Festival dos Sabores de Minas de SP e o 1° Festival da Mortadela e da Cerveja Artesanal de SP.

Elaine Vilela, sócia-proprietária do Espaço As Meninas Feiras e Eventos, contou que a primeira edição do festival foi um sucesso, já que muitas pessoas saíram de diversos bairros para irem em busca da mais nova paixão paulistana: o cannoli. Filas imensas para entrar no evento e outras para comprar nas barracas deram a Vilela a certeza de que a festa ganharia novas edições. Com muitas variedades de recheios, o doce típico da Sicília foi muito disputado por todos. Além dos tradicionais creme de ricota e limão siciliano, a iguaria ganhou recheios diferentes, como goiabada com queijo, doce de leite, chocolate e até de bacalhau.

Vale ressaltar que o cannoli, de origens Palermo e Messina, é feito de uma massa doce frita no formato de um tubo e recheado com creme . O doce é visto como um símbolo de fertilidade e era feito durante as épocas festivas. No Brasil,  ele é tradicionalmente vendido no bairro do Bexiga, nos intervalos de partida do Clube Atlético Juventus e na Mooca, considerada um bairro de São Paulo tipicamente italiano.


JannHuizenga
JannHuizenga
Foto: GettyImages/ / Guia da Cozinha

1º Festival do Morango da Paulista 

O morango é uma das frutas preferidas dos brasileiros. Versátil, ele está presente em diversos pratos e dá um sabor suave e adocicado para diferentes sobremesas como os próprios cannolis e as mousses.  Mas nesse festival, a fruta típica da primavera foi o destaque de muitas barracas  que o forneciam in natura ou em grandes taças de merengue com muito creme e suspiros.  Espetos de morango banhado no chocolate ao leite, branco, amargo e outros tipos, tortas e bolos também fizeram sucesso na festa.

Festival dos Sabores de Minas de São Paulo 

Não tem como negar, as comidas mineiras têm um espaço especial em nossos corações, não é mesmo? Em seu próprio festival em terras paulistanas, receitas famosas como  a galinhada e doces caseiros foram degustados pelos visitantes. Queijos, cachaças  de sabores diversos e especiarias foram vendidas na grande festa e também encheram os olhos de quem passava pelo local.

1º Festival da Mortadela e da Cerveja Artesanal de SP 

Logo na entrada, os visitantes puderam fazer uma degustação da Mortadela Bologna Buona Itália, que lançou variedades com o embutido, como coxinha de mortadela, massa de mandioquinha e tapioca com mortadela e queijo, trouxinha, bolinho de arroz e sanduíches generosos.  A cerveja artesanal, por sua vez, fez sucesso como acompanhamento para tantas delícias, além de ser um dos ingredientes principais de pratos como o cupim defumado, arroz na cerveja preta, farofa de ovos e batatas confitadas.

Pensa que as opções acabaram por aí? Que nada! O festival contou com pratos saborosos da culinária oriental, comida mexicana, hambúrguer, pizza no cone, lanche de linguiça e pernil, pastéis e tapiocas. Enquanto que para a sobremesa,  as barracas de foundue, sorvete e churros agradaram e muito os visitantes.

Gostou da cobertura do Guia da cozinha no Festival do Cannoli? Continue nos acompanhando para ficar por dentro de muitos outros eventos para lá de saborosos!

Guia da Cozinha
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade