0

Dicas para deixar as suas refeições caseiras mais saudáveis

19 mai 2020
14h55
atualizado às 16h31
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Não é difícil deixar as refeições mais saudáveis e nós vamos te provar!

Guia da Cozinha - Dicas para deixar as suas refeições caseiras mais saudáveis
Guia da Cozinha - Dicas para deixar as suas refeições caseiras mais saudáveis
Foto: Guia da Cozinha

Comer bem é sinônimo de deixar o corpo mais saudável, imune a doenças e uma pele e um cabelo mais hidratados. Aliás, nunca é tarde demais para se alimentar melhor, não é mesmo? Para isso, é necessário fazer algumas substituições mais inteligentes e saudáveis na hora de preparar suas receitas diárias, além de mudar alguns modos de preparo.

Deixar as refeições mais saudáveis com pequenas atitudes no dia a dia - e ainda assim manter aquele sabor de comida caseira - não é impossível e nem difícil! Para te ajudar a mudar alguns hábitos e se alimentar melhor, o Guia da Cozinha separou algumas dicas simples e infalíveis. Confira!

1 - Faça substituições inteligentes

Além de inteligentes, essas substituições muito fazem bem para o seu corpo. Alguns alimentos possuem menos calorias e açúcares, e mais nutrientes, como vitaminas e minerais. Prefira alimentos frescos e naturais a alimentos industrializados e cheios de conservantes. Por isso, em suas receitas caseiras, tente fazer essas trocas para deixar suas refeições mais saudáveis: açúcar mascavo ao invés de refinado, prefira azeite a óleos, cacau 50% ou mais ao invés de achocolatados, troque também temperos industrializados por naturais.

2 - Turbine a salada

Você pode comer uma salada simples, com alface e tomate apenas. Mas, para deixá-la mais turbinada e saudável, com variação de nutrientes, você pode incrementar mais ingredientes nela. Pode colocar abacate picado, croutons integrais, diversas sementes: de chia, de abóbora, de girassol, entre outras. A sua salada vai ficar mais gostosa, divertida e vai te dar mais saciedade.

3 - Varie nos temperos

Se você está acostumado a comprar temperos prontos e industrializados, chegou a hora de mudar isso! Invista em ervas secas e especiarias, alho e cebola in natura, manjericão fresco ou seco, salsinha, cebolinha, azeite, limão e vinagre orgânico. Se quiser dar mais cremosidade para suas saladas ou legumes, aposte em iogurtes naturais, sem adoçantes e açúcares, ou amasse o abacate. Ah, e você também pode comprar sais que possuem menos iodo, como o rosa do himalaia ou o sal marinho.

Guia da Cozinha - Dicas para deixar as suas refeições caseiras mais saudáveis
Guia da Cozinha - Dicas para deixar as suas refeições caseiras mais saudáveis
Foto: Guia da Cozinha

4 - Use e abuso do vapor

Para legumes e vegetais, no geral, prefira cozinha-los no vapor ao invés de imergir na água. Esse tipo de preparo mantém os principais nutrientes dos alimentos, mas requer um pouco mais de tempo para que eles cheguem "no ponto". Apesar disso, é muito simples de fazer e, hoje em dia, você consegue encontrar no mercado utensílios de cozinha que facilitam todo esse processo.

5 - Escolha alimentos frescos

E congele-os. Isso mesmo, se você mora sozinho ou com poucas pessoas, prefira os alimentos frescos, como legumes, verduras, frutas, peixes e frutos do mar, e se não for consumir, congele para conserva-los. Prefira os mais verdes e com a casca ou as folhas menos estradas, pois eles vão durar mais e serão mais saudáveis para o preparo das suas refeições.

6 - Pesquise (e compre) alimentos da época

Muito mais que a maravilhosa economia no seu bolso, os alimentos da época são mais saudáveis porque precisam de muito menos agrotóxicos, pesticidas e fertilizantes, além de captarem os nutrientes do solo de maneira mais eficaz. Se quiser deixar suas refeições mais saudáveis ainda, compre alimentos da época e orgânicos, você vai reparar que o sabor é muito melhor, sem falar no valor nutricional!

7 - Prefira manteiga

Para deixar suas receitas mais saudáveis, a dica é utilizar manteiga ao invés de margarina. A margarina é resultado da hidrogenação dos óleos vegetais, e estes contém muita gordura insaturada, que faz mal à saúde. Ela é feita por meio de um processo químico e é considerada uma criação totalmente artificial.

Já a manteiga é obtida pelo processo de derivação do leite e, mesmo contendo gordura saturada e colesterol, é metabolizada naturalmente pelo nosso organismo, de acordo com o Ministério da Saúde.

Veja também:

DIÁRIO L! DA COPA DE 70: a repercussão da vitória da Seleção sobre os tchecos na estreia do mundial
Guia da Cozinha
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade