0

Dia Nacional do Diabetes: dicas e receitas para manter hábitos saudáveis na pandemia

26 jun 2020
14h54
atualizado às 15h06
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Guia da Cozinha - Dia Nacional do Diabetes: dicas e receitas para manter hábitos saudáveis na pandemia
Guia da Cozinha - Dia Nacional do Diabetes: dicas e receitas para manter hábitos saudáveis na pandemia
Foto: Guia da Cozinha

Redobre os cuidados neste período de isolamento com essas dicas para controlar a diabetes

Neste ano, o Dia Nacional do Diabetes, lembrado nesta sexta-feira (26), coincidiu com um momento em que a doença está em foco por ser atrelada ao grupo de risco da Covid-19. Se os cuidados antes da pandemia já deveriam ser redobrados, o alerta para o controle da doença se tornou ainda mais necessário nesses últimos meses. Uma publicação recente da Associação Europeia de Estudos de Diabetes (EASD, sigla em inglês), mostrou que pacientes que possuem diabetes têm 3 vezes mais risco de vir ao óbito por complicações do novo coronavírus.

O diabete mellitus é uma doença metabólica cuja principal característica é o excesso de glicose - ou seja, o açúcar dos alimentos - no sangue. A doença possui duas tipificações: o diabetes tipo 1, em que o organismo não produz a insulina que é responsável por levar a glicose até as células do nosso corpo para gerar energia; e o tipo 2, no qual a insulina é produzida de forma insuficiente, não sendo capaz de controlar os níveis glicêmicos de maneira adequada. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), cerca de 90% das pessoas portadoras da doença são do tipo 2.

As recomendações para quem possui diabetes em momentos como esse, ainda mais por estarem no grupo de risco, é ficar em casa e manter o distanciamento social e cuidados redobrados com a higiene. No entanto, é preciso continuar em alerta com a alimentação saudável e a prática regular de exercício físico para que se previna efeitos negativos da doença.

Pensando nisso, viemos trazer algumas dicas para controlar a diabetes na quarentena - e depois dela também, viu?! Afinal, estar em casa por um período longo como esse pode ser um verdadeiro desafio para uma alimentação correta e balanceada.

O que pode ser consumido

Não é preciso ter uma alimentação completamente restrita. Mas a gente sabe que durante o isolamento, a vontade de consumir açúcar e alimentos industrializados acaba aumentando. Por isso, recomenda-se adotar uma dieta rica em fibras, proteínas e alimentos com gorduras boas, tais como: grãos integrais, leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), aves e peixes e oleaginosas como avelã, castanhas, amendoim etc. Ingestão de líquidos é fundamental, por isso, beba bastante água ou sucos naturais.

Você pode se aventurar na cozinha para preparar comidas deliciosas e saudáveis para manter uma dieta livre de alimentos calóricos e cheios de açúcar. Separamos duas receitas que você pode preparar em casa e comer sem medo!

Mousse de morango diet com calda

Guia da Cozinha - Dia Nacional do Diabetes: dicas e receitas para manter hábitos saudáveis na pandemia
Guia da Cozinha - Dia Nacional do Diabetes: dicas e receitas para manter hábitos saudáveis na pandemia
Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 30min (+3h de geladeira)
Rendimento: 4
Dificuldade: fácil

Ingredientes:

1 caixa de gelatina de morango zero
1 pote de iogurte natural desnatado (170g)
2 xícaras (chá) de ricota amassada
Folhas de hortelã para decorar
Calda:
2 xícaras (chá) de morango picado
4 colheres (sopa) de adoçante tipo forno e fogão
Suco de 1/2 limão

Modo de preparo:

Prepare a gelatina de acordo com as informações da embalagem e bata no liquidificador com o iogurte e a ricota até ficar homogêneo. Despeje em taças para sobremesa individuais e leve à geladeira por 3 horas. Para a calda, leve todos os ingredientes ao fogo baixo, mexendo algumas vezes, até formar uma geleia. Desligue e deixe esfriar. Retire as sobremesas da geladeira, divida a calda entre elas, decore com hortelã e sirva em seguida.

Torta integral de legumes

Guia da Cozinha - Dia Nacional do Diabetes: dicas e receitas para manter hábitos saudáveis na pandemia
Guia da Cozinha - Dia Nacional do Diabetes: dicas e receitas para manter hábitos saudáveis na pandemia
Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 45min
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes da torta integral de legumes

  • 3 ovos
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 1/2 xícara (chá) de azeite
  • 1 colher (café) de sal
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Margarina e farinha de trigo para untar

Recheio

  • 1 cenoura ralada
  • 1 abobrinha ralada
  • 1 lata de ervilha escorrida
  • 1 lata de milho verde escorrido
  • 2 tomates sem sementes picados
  • 2 xícaras (chá) de brócolis cozido e picado
  • 1 xícara (chá) de requeijão cremoso light
  • Sal e cheiro-verde picado a gosto

Modo de preparo

Para o recheio, em uma tigela, misture todos os ingredientes e reserve. No liquidificador, bata os ovos, o leite, o azeite, o sal e a farinha de trigo branca por 2 minutos. Transfira para uma tigela, junte a farinha integral, o fermento e misture com uma colher. Espalhe metade da massa em uma fôrma retangular de 22cm x 30cm, untada e enfarinhada, e distribua o recheio por cima. Cubra com a massa restante e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até assar e dourar. Retire e corte em pedaços para servir.

O que deve ser evitado

Sabemos que é difícil se controlar para não comer algo que esteja fora da dieta, mas é necessário se manter firme em uma alimentação equilibrada para não ter problemas futuros. Então, pode ir tirando da sua despensa alimentos como: doces, carboidratos (não apenas legumes como a batata, como também massas feitas com farinha branca), bebidas açucaradas como refrigerantes, sucos industrializados e achocolatados, bebidas alcoólicas, guloseimas em geral. Fique atento aos rótulos dos produtos que você compra para que nenhum tipo de açúcar passe despercebido.

Os exercícios como um grande aliado

Uma das dicas fundamentais para controlar a diabetes é a prática de exercícios físicos regulares. Ficar em casa pode dar uma preguiça, mas o sedentarismo é um verdadeiro vilão de quem é diabético. Ter uma vida ativa ajuda a controlar o peso e melhora os níveis glicêmicos no organismo. Então, pratique uma caminhada dentro de casa por meia hora, suba e desça escadas, alongue-se ou faça alguns exercícios aeróbicos algumas vezes durante a semana e vá aumentando a frequência conforme você se sentir confortável.

Recomendações de ouro

Fique de olho na sua saúde mental. Em momentos de pandemia, podemos ficar mais estressados e irritados, a ansiedade também pode ser muito comum e, com isso, a pressão arterial pode ser afetada bem como a compulsão alimentar pode se tornar um quadro frequente. Tente manter uma rotina leve, faça pausas durante o dia e pratique atividades que te deem prazer. Além disso, recomenda-se medir os níveis de glicose regularmente e comer a cada 4 horas para evitar quadros de hipoglicemia ou hiperglicemia.

Seguindo essas recomendações simples, você consegue controlar a sua diabetes e ficar cada vez mais saudável, sem correr grandes riscos para a sua saúde! Em caso de dúvidas ou complicações, converse com seu médico de confiança para uma avaliação mais precisa.

Gostou das nossas dicas para controlar a diabetes? Não esqueça de compartilhar nas redes sociais!

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
Guia da Cozinha
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade