0

Café da manhã sem erros: comece bem o seu dia

6 out 2020
17h54
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Guia da Cozinha - Café da manhã sem erros: comece bem o seu dia
Guia da Cozinha - Café da manhã sem erros: comece bem o seu dia
Foto: Guia da Cozinha

Entenda a importância da primeira refeição do dia e tenha autonomia em seu café da manhã

Você costuma se alimentar pela manhã ou você está sempre com pressa e pula essa refeição no seu dia? Pessoas que negligenciam esse hábito de se alimentar pela manhã devem repensar, pois ajuda acelerar o organismo queimando calorias, evitando que haja picos de fome durante o dia. Se chega a hora do seu almoço e você sente uma fome extrema, significa que há algo de errado com o seu café da manhã.

Essa refeição tão polêmica, também é responsável por nos dar ânimo para que comecemos o dia com mais disposição. Além disso, não tomar e nem comer nada ao acordar, contribui para o ganho de peso, uma vez que você comerá uma quantidade muito maior de comida no almoço e num ritmo muito mais acelerado.

Comer elementos característicos do café da manhã no caminho do trabalho ou da escola, é sinônimo de não se preocupar com a quantidade e a qualidade do que está ingerindo. Precisamos dessa refeição para que o nosso metabolismo funcione corretamente, pois durante a noite ele fica lento e durante a manhã é quando ele volta à ativa. O café da manhã é uma forma de combustível e precisamos dele pra começar bem o dia. Para ser completo, é necessário um combo de: proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos.

Em uma entrevista com a nutricionista Mara Pelloi, ela revela 6 erros que você pode estar cometendo em seu café da manhã:

1- "O primeiro deles, é ficar sem tomar o café da manhã ou ingerir quantidade insuficiente de alimentos. O café da manhã é a primeira refeição que te dará energia para as atividades do dia, depois de um jejum prolongado" 

Guia da Cozinha - Café da manhã sem erros: comece bem o seu dia
Guia da Cozinha - Café da manhã sem erros: comece bem o seu dia
Foto: Guia da Cozinha

2- "Não ingerir proteína é um erro. Leite, queijos, ovos, além de seus benefícios nutricionais, reduz o ritmo do esvaziamento gástrico fazendo com que a fome demore a voltar" 

3- "Escolher alimentos pobre em fibras. Alimentos rico em fibras saciam, ajudam na constipação intestinal e ajudam a reduzir o colesterol"

4- "Não beber água pela manhã. Além de nos dar energia, beber um copo de água ao acordar também afasta os outros efeitos da desidratação, como dor de cabeça e falta de atenção"

Guia da Cozinha - Café da manhã sem erros: comece bem o seu dia
Guia da Cozinha - Café da manhã sem erros: comece bem o seu dia
Foto: Guia da Cozinha

5- "Não comer carboidratos. Eles são fonte de energia, troque o pão branco e os biscoitos por carboidratos que tenham fibras, como aveia, pão integral ou granola sem açúcar"

6- "Comer com pressa. Comer apressado faz seu cérebro não assimilar que você já comeu. Você normalmente vai acabar comendo mais e pior quando está com pressa"

Algumas sugestões de um café da manhã completo e saudável

Café da manhã 1

  • 2 pães de queijo pequenos, ou 1 grande
  • 1 copo de suco natural de 300ml
  • 1 fruta

Café da manhã 2

  • 1 xícara de café
  • 1 panqueca de aveia com banana
  • 1 fatia de queijo minas

Café da manhã 3

  • 1 copo de 300ml de leite
  • 1 tapioca com geleia caseira de frutas ou com 1 fatia de queijo minas ou com ovos mexidos
  • 1 fruta

Café da manhã 4

  • 300ml de iogurte natural com frutas picadas e aveia
  • 1 fatia de pão de cereais com manteiga

Observação

Sempre tente incluir elementos com bastante proteína (leite, ovos), vitaminas (frutas e verduras - num suco, por exemplo) e cereais (aveia, chia, granola)

A nutricionista Mara ainda dá sugestões pra salvar você que tem dificuldades em comer pela manhã:

"Se você é aquela pessoa que não consegue comer nada pela manhã, não se desespere, porém tente entender que é necessário e vá, aos poucos, introduzindo alimentos pela manhã, comece por alimentos que você mais gosta. Outra dica é acordar 30 minutos mais cedo. Para reduzir o tempo dedicado ao café da manhã, planeje as compras no final de semana e organize a despensa semanalmente. Se seu tempo é corrido de manhã, deixe algumas coisas prontas no dia anterior, frutas cortadas, a mesa posta ou uma torrada daquele pão que sobrou, por exemplo. Se você sente  falta de disposição, mal estar, muita fome quando está chegando a hora do almoço e aumento da gordura corporal, você pode estar fazendo seu café da manhã de forma inadequada."

E se você achou que esse texto já tem dicas o bastante, então veja mais essa que nossa nutricionista separou pra você:

Dica de ouro

Escolha alimentos in natura ou minimamente processados.

E aí? Já se sente mais confiante para tomar seu café da manhã sem erros? Compartilhe esta matéria super importante com as pessoas queridas e mantenha todos a sua volta sempre saudáveis e sem aquele stress na hora do almoço!

Veja também:

O chef premiado que valoriza peixes considerados menos nobres
Guia da Cozinha
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade