3 eventos ao vivo

As melhores dicas de como substituir ingredientes para salvar sua receita

22 jun 2020
17h00
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Guia da Cozinha - As melhores dicas de como substituir ingredientes para salvar sua receita
Guia da Cozinha - As melhores dicas de como substituir ingredientes para salvar sua receita
Foto: Guia da Cozinha

Você não vai mais perder uma receita com esses truques de como substituir ingredientes!

Você está em casa e finalmente decidiu fazer aquela receita deliciosa da internet ou aquela prato tradicional de família e, quando se dá conta, está no meio do preparo e percebe que esqueceu de comprar o leite ou acabaram os ovos. Pronto, eis que você entra no maior paradoxo do universo: paro a receita por aqui ou acho algum jeito de substituir o ingrediente que falta? Se a resposta for a primeira opção, calma que para tudo dá-se um jeito, inclusive na cozinha.

Saiba que com um pouco de criatividade é possível dar aquela improvisada para não perder uma receita completa. O doce ou salgado pode alterar um pouco na textura ou sabor final, mas é muito melhor do que não tê-lo, certo? A culinária é feita para se reinventar e colocar em prática técnicas novas. Pensando nisso, viemos mostrar como substituir ingredientes e salvar aquela sua receita!

Açúcar

Foi preparar aquele doce mas faltou o açúcar? Considere que você precise de 1 xícara de chá deste ingrediente: para substituir o açúcar refinado, você pode usar 1 e 1/4 de xícara (chá) de mascavo ou 3/4 xícara (chá) de mel. Se o seu prato demanda o açúcar de confeiteiro, basta usar 1 xícara (chá) de açúcar refinado e 1 colher (sopa) de amido de milho.

As frutas também podem funcionar bem para deixar a sua receita fantástica: 1 xícara (chá) de suco de maçã adoça na mesma proporção que 1/3 de xícara (chá) de açúcar. Para ter 1/2 xícara (chá) de açúcar em uma receita, você pode utilizar cerca de 3 bananas maduras.

Ovos

Os ovos geralmente são utilizados nas receitas para dar liga. Por essa razão, existem outros ingredientes que podem ser tão úteis para fazer o mesmo efeito. Para substituir 1 ovo em sua receita, você pode utilizar: 1/2 saquinho de fermento biológico seco dissolvido em 100ml água quente; 3 colheres (sopa) de abacate maduro amassado, cerca de 1/2 ou 1 banana amassada - dependendo do tamanho. Se a sua receita precisa de 3 ovos, experimente substituir por 1 saquinho de gelatina sem sabor.

As receitas que levam fermentação natural, como os pães, não precisam necessariamente de ovos para que fiquem deliciosas e deem certo. Você pode apenas ajustar a quantidade de gordura e líquidos até que a consistência da massa fique ideal.

Leite

Para substituir ingredientes como o leite integral nas suas receitas, você pode utilizar outros alimentos que são capazes de fazer o próprio leite. Que tal apostar no leite de coco? Basta bater a fruta no liquidificador com água mineral e coar em seguida. A aveia também é um ingrediente que pode substituir o leite mais facilmente: deixe 1 xícara (chá) de aveia em flocos de molho por 1 hora. Depois, basta liquidificar com 1 xícaras (chá) de água mineral.

Leites vegetais, ou seja, bebidas a base de soja ou de arroz podem ser uma substituição do leite integral nas mesmas proporções, então pode usar sem qualquer risco de estragar a receita!

Farinha

A farinha de trigo permite diversas substituições como farinha de centeio, de arroz e de grão-de-bico nas mesmas proporções da receita original. Já farinhas como polvilho não são muito recomendadas para se fazer esse tipo de substituição, já que ela possui uma função de dar estrutura a massa, mas caso seja necessário, você pode trocar por tapioca ou farinha de banana verde.

Vegetais

Sabemos que cada vegetal tem suas propriedades e sabores únicos para cada tipo de receita. Mas você pode adaptar quando precisar atingir uma determinada consistência. A batata, por exemplo, pode ser muito bem substituída por mandioca, mandioquinha ou batata-doce. A abobrinha italiana pode dar lugar para berinjela. O repolho pode ser substituído por couve ou acelga e vice versa.

Viu só como é possível substituir ingredientes e não perder nenhuma receita? Não deixe de contar pra nós se você fizer alguma dessas substituições!

Veja também:

O chef premiado que valoriza peixes considerados menos nobres
Guia da Cozinha
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade