1 evento ao vivo

Aprenda como se planejar para comer bem na Quarentena

15 mai 2020
17h40
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Com idas ao mercado limitadas, veja como se organizar para comer bem na quarentena

Guia da Cozinha - Aprenda como se planejar para comer bem na Quarentena
Guia da Cozinha - Aprenda como se planejar para comer bem na Quarentena
Foto: Guia da Cozinha

Em um mundo ideal, seria muito bom se a maioria das pessoas pudessem consumir alimentos mais frescos, como em uma horta caseira, com menos agrotóxicos, com opções ricas para o almoço e para o jantar. Mas, a verdade é que nem sempre temos essa possibilidade em nossas casas, por vários motivos, como não ter espaço suficiente. Então, a única opção que temos é ir ao mercado com uma lista de compras mais variada possível.

No entanto, sair de casa para fazer compras tem sido uma tarefa afetada diretamente pelo novo coronavírus. E com as idas ao mercado cada vez menos frequentes, temos que pensar em opções para poder comer bem na quarentena, com alimentos que durem mais e que sejam mais saudáveis.

Para conseguir se alimentar melhor durante o isolamento é necessário planejamento antes de ir até o supermercado. Confira algumas dicas que você pode seguir para conseguir comer bem na quarentena e aproveitar ao máximo as idas ao mercado.

Variedade

Abuse da criatividade nos pratos ao preparar as refeições. Busque receitas novas ou novos métodos de preparo para que você não enjoe facilmente das refeições, pois isso acaba trazendo uma certa monotonia ao paladar. É preciso, também, ter variedade no prato. Sabe aquela história de que "prato colorido é um prato saudável"? Então, opte pelas mais diversas opções de legumes, vegetais, verduras e frutas para ter uma alimentação saudável e nutritiva. Varie combinações, utilize temperos novos e conheça sabores que nunca imaginou ter!

Para isso, você pode consultar nosso Cardápio da Semana com dicas de refeições diárias de almoço e jantar.

Alimentos nossos de cada dia

Já que falamos de variedade, você já pensou que pode variar no clássico arroz com feijão? Essa combinação por si só é muito nutritiva e, já que dissemos que você precisar dar uma variada nos ingredientes, comece a provar outros tipos de arroz e feijão para compôr suas refeições.

Você ainda pode enriquecer seus pratos com sementes e cereais - que são ótimas opções para ter sempre na despensa - como quinoa, aveia, linhaça, semente de chia, semente de abóbora, etc. Esses alimentos são ricos em nutrientes e fazem muito bem a saúde. Você pode colocá-los na salada, tostar, numa fruta e diversificar!

Bateu uma vontade louca de comer um doce? Para comer bem durante a quarentena e não extrapolar, tenha sempre a mão frutas desidratadas como ameixa, damasco, uva e abacaxi. Mas nada de exagerar nas porções!

Praticidade e enlatados

Agora com essa rotina frenética da quarentena, precisamos de alimentos que nos deem mais praticidade na hora do preparo. Você pode até optar por enlatados como milho, palmito, azeitona, ervilha, sardinha etc. Mas, para manter uma alimentação equilibrada, olhe sempre o rótulo e busque pelos alimentos sem conservantes, com menos sódio e aromatizantes artificiais. Lembre-se de descartar a água que conserva o alimento e, se necessário, lavar em água corrente para diminuir o sódio.

Além de todas essas dicas para comer bem na quarentena, tenha o cuidado redobrado ao armazenar estes alimentos na despensa. Mantenha-os em lugar seco e arejado. Além disso, organize a despensa para que os alimentos que já estavam guardados fiquem na frente dos que foram recém comprados. Verifique a data de validade e cheque o que você já tem para evitar desperdício. Assim, você otimiza as compras e ainda economiza.

Veja também:

DIÁRIO L! DA COPA DE 70: a repercussão da vitória da Seleção sobre os tchecos na estreia do mundial
Guia da Cozinha
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade