3 eventos ao vivo

Alimentos que combatem o estresse: saiba quais as melhores opções

25 mar 2020
18h18
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Guia da Cozinha - Alimentos que combatem o estresse: saiba quais as melhores opções
Guia da Cozinha - Alimentos que combatem o estresse: saiba quais as melhores opções
Foto: Guia da Cozinha

Em meio a uma rotina frenética, consumir alguns alimentos que combatem o estresse pode ser a chave para uma vida mais saudável

O novo coronavírus está nos proporcionando uma rotina completamente nova do que estávamos acostumados. Precisamos sempre estar em alerta com a higiene da nossa casa, com a nossa higiene pessoal e ser cauteloso de modo geral com a nossa saúde e com a saúde do próximo.

Em tempos como esse, somos bombardeados de informações a todo o momento, seja pela TV, pelos sites, por meio de nossos amigos e familiares. Tudo isso colabora para que fiquemos um pouco mais estressados do que estamos acostumados. Porque simplesmente não se trata do estresse do trânsito, do chefe, das tarefas que se foram se acumulando no decorrer da semana.

Estamos à flor da pele e apreensivos por não termos um controle total da situação em que vivemos. Ainda mais porque a situação não é algo que traz a perspectiva de uma resolução próxima, embora estejamos tomando as medidas cabíveis para enfrentarmos tudo da melhor forma possível. O tempo todo entramos em estado de alerta em relação a tudo o que fazemos em casa e isso pode causar um grande pico de estresse.

Todo esse sentimento acarreta diversos sintomas no nosso corpo como a ansiedade, o nervosismo, as dores de cabeça e até mesmo o cansaço físico. Basicamente, o estresse está associado a dois hormônios que agem no nosso organismo de modo mais presente: a adrenalina e o cortisol.

A adrenalina não está associada apenas a situações de estresse e ansiedade, mas sim de experiências mais excitantes e de maior impulsividade. Já o cortisol está presente em situações em que o corpo exige uma maior atenção, para ficar em alerta. Se ambos os hormônios estiverem em excesso constantemente isso deve ser um sinal de alerta para o estresse, que pode até mesmo levar a um quadro crônico posterior.

Logo, com essa descarga de hormônios, ao invés de procurarmos alimentos que combatem o estresse (como frutas e verduras), logo pensamos nas opções menos saudáveis e de fácil consumo, afinal, queremos mandar uma recompensa e um agrado para o nosso cérebro da forma mais rápida possível, ingerindo em grande quantidade chocolate, fritura ou refrigerantes.

A importância de uma dieta saudável e balanceada é fundamental para que possamos levar uma vida mais leve e reduzir os efeitos do estresse no cotidiano. Os alimentos têm um impacto significativo para o bom funcionamento do nosso corpo. Por isso, separamos para você alguns alimentos que combatem o estresse e ajudam a lidar melhor com os problemas que enfrentamos no dia a dia. Confira!

Oleaginosas

Seja amêndoas, castanha-do-Pará, castanha-de-caju ou nozes, as oleaginosas são fundamentais para a redução significativa dos efeitos do estresse no corpo. São alimentos que possuem vitaminas do complexo B, triptofano e magnésio, que auxiliam no combate do estresse reduzindo os níveis de pressão arterial.

Frutas cítricas

As frutas cítricas como morango, laranja, acerola, limão e abacaxi, por exemplo, são alimentos que combatem o estresse de maneira eficaz. Por serem ricos em vitamina C, esses alimentos ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Mas não só isso, esses alimentos ajudam a reduzir os níveis cortisol em situações mais tensas, reduzindo os picos de estresse.

Carboidratos complexos

Os carboidratos complexos são aqueles que possuem o índice glicêmico mais baixo. Eles estão comumente presentes nos alimentos integrais como arroz integral, aveia, chia, etc. Esses alimentos que combatem o estresse podem induzir o cérebro a produzir a serotonina - hormônio responsável pela sensação de bem-estar - e estabilizar a pressão sanguínea do corpo.

Chocolate amargo

Sim, o chocolate pode ser um dos alimentos que combatem o estresse! Mas aqui estamos considerando apenas o chocolate amargo (70% cacau), que é mais puro e menos refinado que os demais. Pesquisas indicam que o consumo diário - em pequenas quantidades - pode trazer benefícios a saúde. Isso porque o chocolate amargo aumenta os níveis de serotonina no organismo, regulando o humor e reduzindo a sensação de estresse. Ele também nivela a pressão e ajuda na circulação sanguínea.

Proteínas

Atenção para o consumo de proteínas, pois elas são essenciais no combate ao estresse no nosso organismo. Carnes de frango e peru possuem níveis considerados de proteínas magras, aminoácidos e vitaminas. Aposte também em atum e salmão; estes são ricos em Ômega-3 e ácidos graxos que demonstram ser eficientes na redução dos níveis de estresse, além de atuarem na proteção de doenças cardíacas e quadros de depressão, por exemplo.

Dica bônus

Viu só como os alimentos tem um papel fundamental para o bom funcionamento do corpo e do nosso humor? Outra dica fundamental é associar uma dieta saudável com exercícios diários, pois juntos atuam para uma melhor qualidade de vida e bem estar. Lembramos que visitas regulares ao médico também são essenciais para a manutenção da saúde, por isso, não deixe de consultá-lo caso o quadro de estresse seja frequente.

LEIA TAMBÉM

  • Como fortalecer a imunidade das crianças com a alimentação
  • 11 receitas com alimentos integrais para uma dieta saudável
  • Receitas com carne moída que são verdadeiras experiências gastronômicas

Veja também:

Tender recheado de Natal
Guia da Cozinha
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade