3 eventos ao vivo

5 métodos infalíveis para consumir mais vegetais no dia a dia

13 ago 2020
15h40
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Guia da Cozinha - 5 métodos infalíveis para consumir mais vegetais no dia a dia
Guia da Cozinha - 5 métodos infalíveis para consumir mais vegetais no dia a dia
Foto: Guia da Cozinha

Aprenda maneiras criativas de consumir mais vegetais e ter uma saúde de ferro!

Desde pequenos ouvimos sempre que devemos comer mais vegetais e que nosso prato deve ser bem colorido. E não é para menos, consumir verduras, hortaliças e legumes são tão importantes quanto praticar exercícios, por exemplo. A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 5 porções diárias de frutas e legumes para prevenir diversas doenças. No entanto, depois que as nossas mães e pais param de pegar no nosso pé para escolhermos a salada ao invés dos carboidratos, fica cada vez mais difícil de encontrar uma maneira definitiva de ter uma alimentação saudável.

E não somente isso, também vamos nos desacostumando com o sabor das hortaliças, deixando a rúcula de lado, preferindo a batata e desperdiçando a chance de provar uma couve-de-bruxelas, e por aí vai. A rotina agitada que temos diariamente também é uma das vilãs da história, já que não sobra tempo para preparar uma salada ou ir ao mercado comprar mais alimentos frescos e nutritivos. E aí, o que fazer então para consumir mais vegetais? Bom, existem algumas maneiras criativas de ir implementando aos poucos mais saúde no seu prato. E não, não estamos falando daquele nugget de vegetais, vai muito além disso.

A ideia aqui é realmente tornar as suas refeições cada vez mais recheadas de vegetais, para que o seu paladar se acostume e vire um hábito. Comer não deve ser algo monótono. Não se trata apenas de comer mais salada, mas de experimentar as possibilidades que verduras e legumes tem a oferecer em pratos que você já está acostumado a consumir! Dá uma olhada nessas dicas de como consumir mais vegetais que separamos para você que são infalíveis:

Tempo é tudo

Guia da Cozinha - 5 métodos infalíveis para consumir mais vegetais no dia a dia
Guia da Cozinha - 5 métodos infalíveis para consumir mais vegetais no dia a dia
Foto: Guia da Cozinha

A gente sabe que é cada vez mais difícil arranjar tempo durante a semana para ir ao mercado comprar alimentos mais saudáveis. E, com isso, a nossa alimentação fica cada vez mais fadada aos ultra processados e pobre em nutrientes. Por isso, separe um tempo no seu final de semana para as compras e higienização dos alimentos. Se a preguiça bateu, procure por um aplicativo de entregas ou um fornecedor local. Algumas horas do seu sábado ou domingo serão valiosas para lavar os legumes e vegetais folhosos, separá-los corretamente na geladeira, cozinhá-los ou, até mesmo, separar para congelar. Isso vai facilitar e muito o seu hábito de consumir mais vegetais ao longo da semana.

Comece pelo básico

Uma maneira fácil de incluir cenoura, brócolis, abobrinha, cenoura, milho e diversos outros vegetais é por meio de receitas básicas como uma omelete, panquecas ou crepiocas. Incluir no meio da receita, no caso da omelete, ou em forma de recheio, é uma opção muito mais saborosa e fácil de começar a incluir mais vegetais na dieta. É uma ótima ideia para quem tem pressa e precisa variar o cardápio.

Vai um sanduíche?

Muita gente aposta naquele sanduíche para de matar a fome de uma maneira prática e rápida durante a semana. Saiba que ele também pode ser um grande aliado para você consumir mais vegetais. Dá para ir muito além da alface e tomate. Experimente acrescentar rúcula, rabanetes, escarola, pepino! Prepare patês a base de cenoura, tomate, azeitona que também é sucesso para uma refeição mais nutritiva.

A pizza do final de semana

Guia da Cozinha - 5 métodos infalíveis para consumir mais vegetais no dia a dia
Guia da Cozinha - 5 métodos infalíveis para consumir mais vegetais no dia a dia
Foto: Guia da Cozinha

A gente não vai te julgar pela pizza que você pede todo final de semana, carregada de borda de Catupiry® e bacon. Mas, poxa vida, dá uma chance para aquela pizza de rúcula com tomate seco, a de escarola, a de brócolis. Pede uma meio a meio para começar com a massa fina para experimentar! É uma maneira diferente de incluir vegetais na dieta e acostumar o paladar. De vez em quando está liberado!

Receitas clássicas

Sabe aquele molho do macarrão ou arroz nosso de cada dia? Ambos podem ser grandes aliados para incluir mais vegetais na sua dieta. Você pode, por exemplo, optar por fazer espaguete de legumes como cenoura ou abobrinha, que ficam extremamente deliciosos! Mas, se você prefere a boa e velha massa, tente incrementar o molho, refogue seu macarrão com brócolis, milho, cenoura, couve-flor e vá testando possibilidades. Com o arroz é a mesma coisa, experimente fazê-lo com um mix de legumes ao longo da semana. As carnes e preparos no forno também são ótimos para acrescentar batata, cenoura, abobrinha, abóbora e o que mais você quiser! O sabor fica ainda mais gostoso e você consegue consumir uma ampla variedade de nutrientes de uma só vez!

Viu só como essas maneiras de consumir mais vegetais não precisam ser necessariamente na salada? Agora é só experimentar essas dicas e ter uma alimentação ainda mais saudável!

Veja também:

Já pensou em um drinque para a noite de Natal ou Reveillon?
Guia da Cozinha
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade