PUBLICIDADE

Bienal do Livro de São Paulo tem Espaço Infantil e programação especial

A feira acontece entre 2 e 10 de julho e, além das editoras voltadas aos pequenos leitores, conta com um ambiente recheado de atividades. Confira!

1 jul 2022 - 12h49
(atualizado em 5/7/2022 às 14h33)
Ver comentários
Publicidade

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo chega à 26ª edição e, neste ano, acontece no Expo Center Norte de 2 a 10 de julho. A feira conta com 1.300 horas de eventos culturais e espera receber cerca de 500 mil visitantes - entre eles, claro, os leitores mirins, que podem esperar uma programação especial.

Foto: Bienal do Livro/Divulgação / Bebe.com

Um ambiente só para eles

Com 28 atividades educativas, o Espaço Infantil tem curadoria de Elisabete da Cruz e prevê oficinas temáticas, contação de histórias e outras atividades para envolver as crianças e a família. "Acredito que o espaço infantil seja o mais importante de todo o evento. É lá que estão os futuros leitores. Além disso, podemos mostrar ao público mirim que o livro é um objeto poderoso de conhecimento", ressalta Elisabete.

A programação infantil ao longo da Bienal será dividida em quatro "capítulos", cujos títulos foram escolhidos inspirados na homenagem a Portugal, que é tema desta edição. São eles:

1. Navegando na leitura e descobrindo a si mesmo

Entre 2 e 4 de julho, o mote desse bloco é o desenvolvimento socioemocional dos pequenos por meio de textos que conversem com seus sentimentos e emoções. Destaque para a atividade "Democracia para Crianças", da Cia das Letrinhas, que será coordenada pelos convidados Larissa Ribeiro e Pedro Markun.

2. Aportando em águas límpidas e verdejantes!?

Nos dias 5 e 6, o segundo bloco vai procurar entender como a literatura pode funcionar como um suporte para as crianças em relação à sustentabilidade e consciência ambiental. Aqui, a convidada Laila Zaid prepara um bate-papo com os leitores na atividade "O que você faria para salvar o planeta?", com o intuito de ouvir dos pequenos o que eles pensam sobre o assunto e estimular a reflexão desde a infância.

-
-
Foto: Bienal do Livro/Divulgação / Bebe.com

3. Terra firme: encontro de culturas

O terceiro bloco acontece em 7 e 8 de julho e pretende celebrar a paz e a tolerância - assuntos de extrema importância para os dias atuais. Por meio da atividade "Refugiados em busca de um novo lar", com a convidada Aline Gandolla, as crianças vão participar de brincadeiras lúdicas que visam à reflexão, de forma leve, sobre a realidade de imigrantes e refugiados.

4. Viajar para um mundo mais empático

Finalmente, o quarto e último bloco acontece nos dias 9 e 10 e promete observar o mundo a partir dos olhos das crianças. Mario Sergio Cortella e Paulo Jebaili lançarão o livro Diferentes Sim, Desiguais Jamais!, voltado para o público infantil para tratar da empatia - algo que, quanto mais cedo for aprendido, melhor.

-
-
Foto: Bienal do Livro/Divulgação / Bebe.com

Um mergulho na leitura

O Espaço Infantil ainda contará com outros convidados e atividades, como aquelas desenvolvidas pela Mauricio de Sousa Produções, com encontros com personagens queridinhos da Turma da Mônica. Ainda haverá roda de leitura em Braille, conversa sobre empoderamento das meninas, inclusão, diversidade, atividade em Libras, bate-papo sobre a democracia, contação de histórias, entre outros. Além disso, fora do Espaço Infantil, as editoras mais importantes do país voltadas para o público mirim estarão com seus livros e novidades entre os estandes da feira.

Para conferir a programação por dia e horário, acesse o site da Bienal.

Bebe.com
Publicidade
Publicidade