0

Semana Mundial do Brincar 2020 ressalta a importância da atividade infantil durante pandemia

Cultivar a imaginação estimula a criança a ser e estar no mundo com criatividade e singularidade

25 mai 2020
13h10
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A Semana Mundial do Brincar ocorre até o dia 31 de maio e traz, na 11ª edição, a importância da atividade dos pequeninos durante a pandemia do novo coronavírus. A mobilização, promovida pela Aliança pela Infância desde 2009 em todo o Brasil, tem como tema "Brincar entre o céu e a terra".

Organizações públicas e privadas, indivíduos e grupos voluntários podem participar, promovendo brincadeiras, palestras e debates, entre outras ações. Para isso, basta preencher o formulário e colocar a ideia em prática.

Cultivar a imaginação estimula a criança a ser e estar no mundo com criatividade e singularidade. Além disso, neste momento de isolamento social, é possível interagir em pequenos espaços dentro da sua realidade.

A coordenadora da Secretaria Executiva da Aliança pela Infância, Letícia Zero, explica que o planejamento da Semana Mundial do Brincar 2020 já estava avançado quando a pandemia do coronavírus chegou. "A mobilização será diferente, não contará com eventos coletivos nem irá ocupar espaços públicos. Mas queremos manter os debates e incentivar a brincadeira com segurança e afeto em espaços domésticos", afirma.

O uso das tecnologias é um suporte importante neste momento tanto para buscar inspiração quanto para aproximar as pessoas, mas sempre orientando que o uso de telas pelas crianças seja mediado por um adulto.

Entre as possibilidades de atividades estão a realização de brincadeiras, parcerias institucionais, mobilizações virtuais, palestras, webinários, debates via plataformas digitais, produção de material de sensibilização, rodas de conversa e eventos online, atuação com o poder público e com a sociedade sobre a importância do brincar.

No site da Aliança pela Infância é possível baixar materiais, como o cartaz e a logomarca da SMB 2020, e também conferir materiais de apoio, como ideias de brincadeiras que podem ser feitas em casa ou com apoio da tecnologia.

Ao compartilhar atividades da Semana Mundial do Brincar nas mídias sociais, é importante utilizar as hashtags #semanamundialdobrincar, #SMB2020 e #brinqueemcasa para facilitar a identificação.

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade