PUBLICIDADE

Dia Nacional do Livro: influenciadores fazem leituras coletivas em vídeos

Conhecidos como Booktubers, produtores de conteúdo também estão no Twitter e no Instagram, com publicações voltadas ao mundo da literatura

29 out 2020 - 08h10
Compartilhar
Exibir comentários
A youtuber Bel Rodrigues, que tem mais de 800 mil inscritos em seu canal, promove lives de leitura coletiva
A youtuber Bel Rodrigues, que tem mais de 800 mil inscritos em seu canal, promove lives de leitura coletiva
Foto: YouTube / Bel Rodrigues / Reprodução / Estadão

O Dia Nacional do Livro é celebrado nesta quinta-feira, 29 de outubro, mesmo dia em que foi fundada a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, em 1810, para incentivar o hábito de leitura nos brasileiros. E se engana quem acha que o mundo dos livros está afastado das redes sociais.

Os chamados Booktubers, como são conhecidos os youtubers que produzem conteúdo sobre livros e leitura, têm ganhado espaço no YouTube, com diversidade de conteúdo. Alguns produzem vídeos com resenhas de livros, e outros fazem leituras em voz alta para o espectador.

Uma outra novidade é a produção de lives, com a da youtuber Bel Rodrigues, que possuem espaços definidos para que os espectadores leiam, de casa, junto com a youtuber, que tem mais de 800 mil inscritos.

Com clubes de leitura e conteúdos educativos, é possível compartilhar uma leitura e expandir o repertório. Assim, é possível se aprofundar em determinados gêneros e temas, ter dicas de leituras e também iniciar a leitura e discussão de novas obras.

E esses produtores de conteúdo não estão restritos apenas ao YouTube. No Instagram eles são chamados de bookstagrammers, e no Twitter de bookstans - geralmente criadores de conteúdo já presentes no YouTube e no Instagram - criando comunidades para falar sobre o mundo dos livros.

Identidade, de Nella Larsen - Publicado em 1929, o livro narra a historia de duas amigas de infa^ncia, Irene e Clare, que acabam tomando rumos diferentes. Ambas sa~o criadas no Harlem, bairro de Nova York, e "sa~o negras de pele clara que podem se passar por brancas". Enquanto Irene aceita a sua origem e a sua cor, Clare acaba tomando deciso~es baseadas na ideia de se passar por uma mulher branca na sociedade. E as diferenc¸as entre as vidas das duas personagens acabam produzindo um inco^modo choque quando Irene e Clare se reencontram ja´ adultas. Irene vive uma vida inveja´vel, casou com um marido negro que a ama, tem dois filhos e uma boa condic¸a~o financeira. No entanto, a volta de Clare acaba despertando questionamentos na personagem e a coloca de cara com a revoltante questa~o do racismo. Isso porque, ale´m de representar a negac¸a~o de um destino que Irene escolheu para si, Clare vem acompanhada de um marido muito preconceituoso e que desconhece as origens da esposa. E´ um conflito de identidades que acaba estremecendo a antiga relac¸a~o entres as duas. Como a narrativa e´ apresentada a partir da perspectiva de Irene, acabamos ficando mais contaminados pelas suas opinio~es sobre a vida secreta da amiga. De fato, na~o somos apresentados aos motivos que levaram Clare a optar por esquecer a sua origem e as dificuldades que enfrentou nesse processo. Achei a leitura simples e muito interessante, ate´ por trazer uma perspectiva atual na~o ta~o abordada da tema´tica racial, mas acabei sentindo falta de um aprofundamento melhor nos personagens e um desenvolvimento de algumas passagens (incluindo um final abrupto). No entanto, e´ importante entender o quanto a obra foi importante para a e´poca em que foi produzida, revelando uma postura revoluciona´ria em relac¸a~o ao cena´rio de discriminac¸a~o existente. Nascida em 1891, Nella Larsen escreveu apenas tre^s obras, mas e´ considerada como uma das principais influe^ncias da "Renascenc¸a do Harlem". Uma interessante obra sobre uma perspectiva pouco abordada das questo~es raciais. Nota 8/10 #publi #bookster #literatura #identidade #nellalarsen

Uma publicação compartilhada por Pedro Paci´fico (@book.ster) em

Para comemorar a data, o YouTube divulgou uma lista com os principais booktubers brasileiros. Confira abaixo, junto com algumas recomendações de bookstagrammers para acompanhar:

Booktubers:

Bookstagrammers:

*Estagiário sob supervisão de Charlise Morais

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade