0

Piso Flutuante: O Que É? Onde Usar? +65 Projetos Incríveis

13 dez 2019
08h26
atualizado em 10/6/2020 às 09h15
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Versátil, sustentável e cheio de personalidade, o piso flutuante além de compor perfeitamente diversos ambientes internos da casa como sala de estar, sala de jantar, quartos, varandas, corredores e escadas, esse tipo de revestimento também pode ser incorporado na decoração de estabelecimentos comerciais e escritórios.

Mas, afinal, o que vem a ser esse tal piso flutuante? Se você está curioso para saber mais sobre esse modelo de revestimento que tem conquistado cada vez mais espaço no mercado, atente-se aos próximos tópicos. Neste artigo, você vai encontrar informações, dicas de decoração e inúmeros projetos com piso flutuante. Confira e se inspire!

1. Quarto jovial com piso flutuante e iluminação pontual em tom amarelo. Fonte: Pinterest
1. Quarto jovial com piso flutuante e iluminação pontual em tom amarelo. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora

Mas, afinal o que é piso flutuante?

De forma simplificada pode-se dizer que o piso flutuante são aqueles revestimentos que não precisam de argamassa ou cola para serem fixados no chão, ou seja, a instalação é feita apenas por um sistema de encaixe deixando assim o piso solto, ou melhor flutuando.

Logo, não é por menos que o piso flutuante passou a se tornar o "queridinho" do público. Podendo ser instalado sobre um contrapiso ou piso anterior esse tipo de revestimento acaba sendo uma excelente opção principalmente para quem reside em um imóvel alugado e deseja modificar o revestimento do chão com um piso bonito, fácil de ser aplicado e que não gere sujeira ou entulho.

Quais as vantagens de incluir piso flutuante no ambiente?

  • Instalação fácil e rápida: a instalação além de ser fácil e rápida, não gera sujeira, pó ou entulho;
  • Alta resistência e durabilidade: instalado de forma correta e seguindo as instruções de limpeza e manutenção, o piso flutuante pode durar por muitos anos;
  • Sua cor e textura se assemelha a madeira: a maior parte dos pisos flutuantes se assemelham a madeira e isso confere no ambiente um ar mais acolhedor;
  • Traz conforto térmico e acústico ao ambiente: o piso flutuante além de trazer conforto térmico, principalmente para aqueles que moram em regiões mais frias, ele também traz conforto acústico, uma vez que durante sua instalação é feito uso de uma manta sob o piso, isolando e minimizando ruídos.
2. Desfrute do conforto térmico que o piso flutuante pode trazer para seu ambiente. Fonte: Pinterest
2. Desfrute do conforto térmico que o piso flutuante pode trazer para seu ambiente. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora

Compre produtos desta foto:

  • Cadeira Charles Eames Eiffel Dkr Wood - Design
  • Kit Mesa De Jantar França 110x80 Preta + 04 Cadeiras Charles Eames
  • "Bandeja Redonda Prata Em Cerâmica 25
  • Vaso Decorativo de Cerâmica Alicante Branco G
  • Copo para Whisky Crisal Duchesse 300 ml - Cada

Contudo, assim como outros tipos de revestimentos vendidos no mercado, o piso flutuante também apresenta pontos negativos. Dentre as desvantagens desse tipo de revestimento está o fato dele apresentar baixa resistência a umidade (ideal que seja instalado em ambientes secos) e barulho interno, ou seja, mesmo sendo considerado um piso com ótima acústica, ele acaba não sendo um revestimento ideal quando o assunto é isolar sons de dentro do cômodo.

Piso flutuante de madeira

O piso flutuante de madeira traz uma atmosfera acolhedora e confortável ao ambiente. Prático, versátil e sofisticado, o piso flutuante de madeira dá um toque todo especial em qualquer cômodo seco e pode ser encontrado no mercado em diferentes tonalidades, indo dos tons mais claros, quase brancos, até as versões mais escuras, chegando a uma tonalidade próxima da cor preta.

A flexibilidade de cores do piso flutuante de madeira que podem ser encontrados no mercado permite a criação de diversos ambientes com estilos distintos. No projeto decorativo abaixo, os moradores optaram por incluir o piso flutuante de madeira por toda a extensão da cozinha. Observe que a tonalidade do piso se assemelha ao material da bancada criando assim um ambiente harmônico e intimista.

3. A tonalidade irregular que é responsável por deixar o piso flutuante parecido com a madeira. Fonte: Pinterest
3. A tonalidade irregular que é responsável por deixar o piso flutuante parecido com a madeira. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora

Em estabelecimentos comerciais e escritórios o piso flutuante de madeira também pode ser utilizado e sua presença não passa despercebida por quem frequenta o espaço. Seja pelas suas ranhuras que se assemelham a madeira e seus tons que se mesclam com os demais móveis do ambiente…uma coisa é certa, o piso flutuante de madeira chegou para ficar.

4. Decore o escritório com piso flutuante. Fonte: RC Pisos
4. Decore o escritório com piso flutuante. Fonte: RC Pisos
Foto: Viva Decora

Compre produtos desta foto:

  • Gaveteiro 4 Gavetas Quartzo Siena Móveis
  • Estante 5 Prateleiras Porto Siena Móveis
  • Quadro calendário permanente cortiça 37x37 cm Paixão Roza
  • Kit Escritório com Lixeira aramado 12l + Porta Treco + Porta Lápis para Mesa ou escrivaninha
  • Suporte para Notebook Regulável (Metal) - Cromado - Reliza

Piso flutuante branco

Há diversas tonalidades de piso flutuante no mercado. Em lojas e departamentos é possível encontrar modelos de piso flutuante, indo dos tons mais claros, quase brancos, até as versões mais escuras, chegando bem próxima da cor preta. No entanto, mesmo em meio as variações de cor, um tom que tem chamado bastante atenção nos últimos anos é o piso flutuante branco.

Isso porque, a simplicidade do piso flutuante branco além de transformar a decoração da casa, estabelecimento comercial ou escritório em um lugar mais aberto, leve e agradável, dá a impressão de amplitude no cômodo. Nesta direção, se você mora ou trabalha em um cômodo muito pequeno não deixe de investir nesse tipo de revestimento para o chão.

5. Piso flutuante branco para quarto infantil. Fonte: Pinterest
5. Piso flutuante branco para quarto infantil. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora

Piso flutuante preço

Assim como, diferentes tipos de revestimentos de chão, o piso flutuante preço também varia no mercado. Sendo que, essas flutuações de valor  estão diretamente relacionadas ao tipo de material e fabricante do piso flutuante. Contudo, de modo geral pode-se dizer que os pisos laminados apresentam valores bem mais acessíveis do que os modelos de piso vinílico.

Dependendo da loja ou departamento, o metro quadrado do piso flutuante preço pode chegar a custar em torno de R$ 60,00. Já o metro quadrado do piso flutuante vinílico pode chegar a R$ 80,00. Vale ainda comentar, que além do custo do material mencionado acima, você possivelmente terá que investir também em mão de obra qualificada para que a instalação do piso seja feita de forma correta e segura. Por esse motivo, se atente quanto as medidas do cômodo para que o trabalho não gere gastos extras.

6. As poltronas do ambiente seguem a mesma tonalidade do piso flutuante. Fonte: Pinterest
6. As poltronas do ambiente seguem a mesma tonalidade do piso flutuante. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora

Compre produtos desta foto:

  • Almofada Avulsa Decorativa Lisa Preta 35x35cm
  • Sofá Austin 2,82m Retrátil, Reclinável com Molas no Assento e Almofadas, Tecido Suede
  • Poltrona Decorativa Lorena Suede Marrom com Base Giratória de Madeira - D'Rossi
  • Mesa Lateral JB 8005 Preto - JB Bechara
  • Persiana Horizontal PVC Branca (Largura 70 x 120 cm Altura) 25mm - cortina 0,70 x 1,20 m

Como instalar piso flutuante

O piso flutuante quando bem instalado além de imprimir um acabamento estético agradável, confere resistência e longevidade do material. Por isso, se você tem conhecimentos na área de construção e deseja colocar a mão na massa, atente-se aos tópicos abaixo. Aqui, para te auxiliar nessa etapa, eu separei um  passo a passo simples de como instalar piso flutuante.

Como instalar piso flutuante: Materiais

  • Trena
  • Esquadro
  • Fita adesiva
  • Estilete
  • Bloco batente
  • martelo de borracha
  • Serra circular
  • Manta para contrapiso (existem três tipos no mercado)
  • Pregos sem cabeça
  • Lápis
  • Espaçadores de piso de 1,5 cm
  • Rodapé e cola para rodapé

Obs: No mercado é possível encontrar três tipos de manta para contrapiso, sendo elas: manta lisa (indicada para contrapisos cimentados); manta ventilada (indicada para pisos térreos de madeira) e a manta acústica (ideal para pisos não térreos e apartamentos). Por esse motivo, antes de comprar avalie qual o tipo de manta mais se encaixa no seu projeto.

Como instalar piso flutuante: Passo a passo

  1. Coloque a manta indicada para o seu ambiente sobre o contrapiso. Procure deixar a manta no sentido oposto ao da régua, deixando 1cm sobrando no canto da parede;
  2. Prenda os espaçadores de piso ao longo da parede;
  3. Coloque o 1° régua de madeira do piso com o lado macho(feito para encaixar) voltado para a parede e, seguidamente posicione a 2° régua de madeira do piso. Durante o processo de instalação avalie o desenho da madeira para que ela esteja em sequência;
  4. Utilize o serrote caso a última régua de madeira do piso precisar ser ajustada com relação ao seu comprimento;
  5. Repita o processo de instalação das réguas de madeira do piso até que todo o cômodo seja revestido pelo material;
  6. Por fim, com todas as réguas instaladas, retire os espaçadores e fixe os rodapés na parede com pregos sem cabeça e cola.
7. Como instalar piso flutuante sem danificar sua estrutura. Fonte: Pinterest
7. Como instalar piso flutuante sem danificar sua estrutura. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora

Como limpar piso flutuante

O piso flutuante tem conquistado cada vez mais espaço nos projetos decorativos. No entanto, para conservar a beleza e durabilidade desse tipo de revertimento é importante levar em consideração algumas informações. Pensando nisso, para te auxiliar nessa etapa de limpeza, separamos abaixo um pequeno tutorial sobre como limpar piso flutuante com detergente.

Como limpar piso flutuante com detergente: Passo a passo

  1. Primeiramente, com o auxílio de uma vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó, retire todo o excesso de sujeira da superfície do piso;
  2. Dentro de um balde, faça a mistura de 1 litro de água com duas tampas de detergente;
  3. Mergulhe o pano macio dentro do balde e torça-o;
  4. Com o auxílio de um rodo passe o pano por toda a superfície do piso;
  5. Por fim, passe um pano macio seco para secar todo o revestimento.

Confira 3 dicas extras para manter o piso flutuante conservado

  • Evite arrastar móveis e objetos de decoração durante a limpeza do local;
  • Se atente com as cadeiras com rodinhas, pois elas riscam a película da resina da madeira;
  • Caso você realize algum tipo de obra em casa, não deixe de cobrir o piso com papelão, protegendo-o contra riscos.
8. Como limpar piso flutuante. Fonte: Pinterest
8. Como limpar piso flutuante. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora

Assista o vídeo com mais dicas sobre piso flutuante

Confira +57 ambientes decorados com piso flutuante

9. Sala de estar com piso flutuante em tom claro. Fonte: Pinterest
9. Sala de estar com piso flutuante em tom claro. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora
10. Sala de estar com piso flutuante e pendente criativo metálico. Fonte: Pinterest
10. Sala de estar com piso flutuante e pendente criativo metálico. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora
11. A área da lavanderia recebeu o acabamento com piso flutuante. Fonte: Pinterest
11. A área da lavanderia recebeu o acabamento com piso flutuante. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora
12. Ambiente amplo e bem iluminado combinando com o piso flutuante. Projeto por Gloria Copello
12. Ambiente amplo e bem iluminado combinando com o piso flutuante. Projeto por Gloria Copello
Foto: Viva Decora
13. Quarto de casal com o piso flutuante. Fonte: Pinterest
13. Quarto de casal com o piso flutuante. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora
14. Decore a sala de estar com piso flutuante. Fonte: Ateliê Revestimentos
14. Decore a sala de estar com piso flutuante. Fonte: Ateliê Revestimentos
Foto: Viva Decora
15. Decore a sala de estar com piso flutuante em tom escuro. Fonte: Ateliê Revestimentos
15. Decore a sala de estar com piso flutuante em tom escuro. Fonte: Ateliê Revestimentos
Foto: Viva Decora
16. O piso flutuante em tom claro combina com os demais objetos de decoração do ambiente. Fonte: RC Pisos
16. O piso flutuante em tom claro combina com os demais objetos de decoração do ambiente. Fonte: RC Pisos
Foto: Viva Decora
17. Para a sala de estar sofá branco e piso flutuante. Fonte: Ateliê Revestimentos
17. Para a sala de estar sofá branco e piso flutuante. Fonte: Ateliê Revestimentos
Foto: Viva Decora
18. Decore todo o cômodo do quarto de casal com piso flutuante. Fonte: Decorando Casas
18. Decore todo o cômodo do quarto de casal com piso flutuante. Fonte: Decorando Casas
Foto: Viva Decora
19. Sofá meia lua e piso flutuante de madeira para sala de estar. Fonte: Home Decor News
19. Sofá meia lua e piso flutuante de madeira para sala de estar. Fonte: Home Decor News
Foto: Viva Decora
20. Sala de estar com sofá suede, cadeira de balanço e piso flutuante. Fonte: Homify
20. Sala de estar com sofá suede, cadeira de balanço e piso flutuante. Fonte: Homify
Foto: Viva Decora
21. Sala de estar com sofá de couro e piso flutuante. Fonte: Mercado Livre
21. Sala de estar com sofá de couro e piso flutuante. Fonte: Mercado Livre
Foto: Viva Decora
22. Sala de estar com piso flutuante em tom claro. Fonte: Minas Pisos
22. Sala de estar com piso flutuante em tom claro. Fonte: Minas Pisos
Foto: Viva Decora
23. Ambiente integrado com piso flutuante em tom claro. Fonte: Pinterest
23. Ambiente integrado com piso flutuante em tom claro. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora
24. Quarto com prateleiras amarelas e piso flutuante. Fonte: RC Pisos
24. Quarto com prateleiras amarelas e piso flutuante. Fonte: RC Pisos
Foto: Viva Decora
25. Varanda aconchegante com piso flutuante. Fonte: Pinterest
25. Varanda aconchegante com piso flutuante. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora
26. Sala de jantar com cadeira eiffel, pendentes e piso flutuante. Fonte: Pinterest
26. Sala de jantar com cadeira eiffel, pendentes e piso flutuante. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora
27. O piso flutuante decora o quarto de casal. Fonte: Casa e Festa
27. O piso flutuante decora o quarto de casal. Fonte: Casa e Festa
Foto: Viva Decora
28. O piso flutuante pode ser utilizado em ambientes integrados. Fonte: Pinterest
28. O piso flutuante pode ser utilizado em ambientes integrados. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora
29. O quarto de bebê recebeu o acabamento com piso flutuante de madeira. Fonte: Ateliê Revestimentos
29. O quarto de bebê recebeu o acabamento com piso flutuante de madeira. Fonte: Ateliê Revestimentos
Foto: Viva Decora
30. Piso flutuante branco para sala de estar. Fonte: Minas Pisos
30. Piso flutuante branco para sala de estar. Fonte: Minas Pisos
Foto: Viva Decora
31. Piso flutuante de madeira em tom claro utilizado em ambientes integrados. Fonte: Doors and Floors
31. Piso flutuante de madeira em tom claro utilizado em ambientes integrados. Fonte: Doors and Floors
Foto: Viva Decora
32. Piso flutuante de madeira para o quarto feminino. Fonte: RC Pisos
32. Piso flutuante de madeira para o quarto feminino. Fonte: RC Pisos
Foto: Viva Decora
33. Piso flutuante para a sala de estar. Fonte: Pinterest
33. Piso flutuante para a sala de estar. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora
34. Piso flutuante para escritório. Fonte: Wikidicas
34. Piso flutuante para escritório. Fonte: Wikidicas
Foto: Viva Decora
35. Quarto infantil com decoração clean e piso flutuante. Fonte: Pinterest
35. Quarto infantil com decoração clean e piso flutuante. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora
36. Piso flutuante para quarto de casal. Fonte: RC Pisos
36. Piso flutuante para quarto de casal. Fonte: RC Pisos
Foto: Viva Decora
37. Piso laminado flutuante para sala de jantar. Fonte: Pinterest
37. Piso laminado flutuante para sala de jantar. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora
38. Varanda com parede de tijolinho branco e piso flutuante de madeira. Fonte: Pinterest
38. Varanda com parede de tijolinho branco e piso flutuante de madeira. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora
39. Quarto infantil com piso flutuante traz conforto térmico ao espaço. Fonte: Pinterest
39. Quarto infantil com piso flutuante traz conforto térmico ao espaço. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora
40. Sala de estar com piso flutuante e tapete estampado. Projeto por INÁ Arquitetura
40. Sala de estar com piso flutuante e tapete estampado. Projeto por INÁ Arquitetura
Foto: Viva Decora
41. Sala de jantar com parede estampada e piso flutuante. Projeto por INÁ Arquitetura
41. Sala de jantar com parede estampada e piso flutuante. Projeto por INÁ Arquitetura
Foto: Viva Decora
42. Sala de jantar com piso flutuante e espelho adnet. Fonte: Manual da Obra
42. Sala de jantar com piso flutuante e espelho adnet. Fonte: Manual da Obra
Foto: Viva Decora
43. Sala de jantar com mesa retangular, cadeiras pretas e piso flutuante. Fonte: Pinterest
43. Sala de jantar com mesa retangular, cadeiras pretas e piso flutuante. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora
44. A cor neutra do piso flutuante se harmoniza facilmente com os demais objetos decorativos do ambiente. Fonte: Pinterest
44. A cor neutra do piso flutuante se harmoniza facilmente com os demais objetos decorativos do ambiente. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora
45. O piso flutuante reveste toda a estrutura da casa. Fonte: Pinterest
45. O piso flutuante reveste toda a estrutura da casa. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora
46. Sala de jantar com piso flutuante de madeira. Fonte: Pinterest
46. Sala de jantar com piso flutuante de madeira. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora
47. Combine os móveis com o piso flutuante. Fonte: Vintage Floor
47. Combine os móveis com o piso flutuante. Fonte: Vintage Floor
Foto: Viva Decora
48. Cozinha com decoração descolada e piso flutuante. Fonte: Pinterest
48. Cozinha com decoração descolada e piso flutuante. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora
49. Escritório com piso flutuante e parede de cimento queimado. Projeto por Bethania Alves Interiores
49. Escritório com piso flutuante e parede de cimento queimado. Projeto por Bethania Alves Interiores
Foto: Viva Decora
50. Estabelecimento comercial com mobiliário de couro preto e papel de parede neutro. Fonte: Revista Viva Decora
50. Estabelecimento comercial com mobiliário de couro preto e papel de parede neutro. Fonte: Revista Viva Decora
Foto: Viva Decora
51. Decore o cômodo com piso flutuante. Fonte: Blog Mocambo Imóveis
51. Decore o cômodo com piso flutuante. Fonte: Blog Mocambo Imóveis
Foto: Viva Decora
52. Escritório com decoração criativa em tons de verde. Fonte: Blog Casa Show
52. Escritório com decoração criativa em tons de verde. Fonte: Blog Casa Show
Foto: Viva Decora
53. Quarto com piso flutuante e poltrona amarela. Fonte: Ornare Decoração e Design
53. Quarto com piso flutuante e poltrona amarela. Fonte: Ornare Decoração e Design
Foto: Viva Decora
54. Cozinha com piso laminado flutuante e mesa retangular. Fonte: Pinterest
54. Cozinha com piso laminado flutuante e mesa retangular. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora
55. Instale o piso laminado flutuante na quarto das crianças para aquecer os pequenos. Fonte: Pinterest
55. Instale o piso laminado flutuante na quarto das crianças para aquecer os pequenos. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora
56. Piso laminado flutuante em tom escuro traz sofisticação para o ambiente. Fonte: Limão na Água
56. Piso laminado flutuante em tom escuro traz sofisticação para o ambiente. Fonte: Limão na Água
Foto: Viva Decora
57. Utilize o piso laminado flutuante em diferentes cômodos da casa. Fonte: Pinterest
57. Utilize o piso laminado flutuante em diferentes cômodos da casa. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora
58. Sala de estar com piso flutuante em tom claro. Fonte: Pinterest
58. Sala de estar com piso flutuante em tom claro. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora
59. Que tal revestir todo o chão com piso laminado flutuante? Projeto por Gabriele Barotto
59. Que tal revestir todo o chão com piso laminado flutuante? Projeto por Gabriele Barotto
Foto: Viva Decora
60. Sala de estar com sofá aveludado azul e piso laminado flutuante. Fonte: Pinterest
60. Sala de estar com sofá aveludado azul e piso laminado flutuante. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora
61. Sala de estar ampla com piso laminado flutuante e poltrona cinza com acabamento de capitonê. Projeto por Luiz Normand
61. Sala de estar ampla com piso laminado flutuante e poltrona cinza com acabamento de capitonê. Projeto por Luiz Normand
Foto: Viva Decora
62. Sala de estar com cadeira de fibra sintética e assento listrado azul. Fonte: Revista Viva Decora
62. Sala de estar com cadeira de fibra sintética e assento listrado azul. Fonte: Revista Viva Decora
Foto: Viva Decora
63. Sala de estar com sofá chaise e piso flutuante. Projeto por Patrícia Azoni
63. Sala de estar com sofá chaise e piso flutuante. Projeto por Patrícia Azoni
Foto: Viva Decora
64. Sala de jantar com piso de madeira e quadro vermelho. Projeto por Pascali Semerdjian Arquitetos
64. Sala de jantar com piso de madeira e quadro vermelho. Projeto por Pascali Semerdjian Arquitetos
Foto: Viva Decora
65. Ambiente integrado com piso em tom claro. Fonte: Pinterest
65. Ambiente integrado com piso em tom claro. Fonte: Pinterest
Foto: Viva Decora

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
Fonte: Viva Decora
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade