1 evento ao vivo

Entenda Tudo Sobre as Tendências de Portas Laqueadas

21 nov 2018
13h09
  • separator
  • comentários

As portas laqueadas são uma nova tendência do mercado arquitetônico e tem feito muito sucesso entre os principais imóveis, especialmente por conta do custo benefício que elas proporcionam. Para ter uma ideia, este tipo de porta apresenta maior durabilidade frente aos modelos comuns, bem como resistência, manutenção facilitada e, por fim, possui uma estética fina e elegante.

1. Entenda tudo sobre porta laqueada
1. Entenda tudo sobre porta laqueada
Foto: Viva Decora

Por essa razão, preparamos este conteúdo incrível com tudo o que você precisa saber sobre as tendências de portas laqueadas. Continue com a leitura e confira!

Laqueação de portas

As portas de madeira são as mais suscetíveis para a laqueação, especialmente porque o modelo tem facilidade para acumular poeira, assim como é sensível à umidade. Neste cenário, a laca (você entenderá daqui a pouco) tem como finalidade oferecer proteção à madeira.

Ademais, as portas amadeiradas são muito nobres e conferem um visual diferenciado ao ambiente. Por exemplo, colocar uma porta de ferro em uma sala de estar corta completamente a harmonia do ambiente. Neste sentido, a porta de madeira acaba sendo essencial, principalmente pelo fator decorativo.

2. As portas de madeiras são as que mais passam pelo processo de laqueação
2. As portas de madeiras são as que mais passam pelo processo de laqueação
Foto: Viva Decora

Como funciona o processo de laca

Assim como foi dito acima, a laca é uma espécie de acabamento feito em móveis, imprescindivelmente nas portas. Basicamente o procedimento envolve a aplicação de pintura automotiva.

Veja algumas vantagens desse tipo de substância:

  • Sela superfícies;
  • Elimina riscos e avarias;
  • Tira as imperfeições;
  • Esconde ranhuras;
  • Aumenta a vida útil dos móveis;
  • Promove economia ao proprietário.

Este tipo de selagem ficou muito conhecida por volta dos anos 1970 e, atualmente, caiu no gosto popular de novo. Nos dias atuais, a pintura a laca é usada nos projetos decorativos os deixando mais requintados e sofisticados.

3. O processo de laqueamento pode oferecer muitos benefícios para a porta
3. O processo de laqueamento pode oferecer muitos benefícios para a porta
Foto: Viva Decora

Quando surgiu a laca

O processo de laqueação teve origem de uma resina retirada de algumas plantas, lá no extremo oriente. Em conjunto com outros componentes, a laca se transforma em uma pintura que proporciona proteção, resistência e acabamentos melhorados, seja para peças, móveis ou portas.

A laca é um dos melhores tipos de acabamentos disponíveis no mercado, uma vez que a tinta usada na pintura laqueada tem os mesmo componentes do procedimento usado nos carros e motos. Com isso, a porta laqueada vai contar com resistência, durabilidade e, além disso, combina perfeitamente com a decoração do ambiente.

Pintura, verniz e laqueação

O acabamento dado à porta também vai ajudar na resistência do item, assim como no aumento da vida útil. Para obter resultados satisfatórios é recomendado pintar, envernizar e, por fim, laquear. Isso porque as duas etapas anteriores à laqueação vão proporcionar ainda mais resistência e elegância ao móvel.

Assim sendo, laquear a porta deve ser o retoque final, como se fosse a cereja do bolo.

4. A laqueadura da porta pode aumentar a sua vida útil.
4. A laqueadura da porta pode aumentar a sua vida útil.
Foto: Viva Decora

Laquear portas: materiais adequados

Antes de tudo, cabe destacar que é necessário contratar mão de obra qualificada para que todos os processos de pintura, inclusive a laqueação, sejam feitos com sucesso.

A gosto do proprietário, o acabamento pode ser brilhante ou fosco. Ainda assim, o procedimento pode ser feito em portas de ferro, alumínio, vidro ou outro tipo de metal. Entretanto, a laqueação é aplicada comumente nas portas de madeira.

Principais vantagens da laca

Até aqui já foram citadas inúmeras vantagens sobre o acabamento em laca. No entanto, ainda há mais benefícios, e você confere logo abaixo:

  • Não amarela com o passo do tempo;
  • Uniformidade na pintura;
  • Sensação de amplitude;
  • Requinte;
  • Acabamento liso e sem manchas;
  • Muitas opções de cores.

Além do aspecto estético, as peças possuem maior durabilidade, devido à qualidade do revestimento laqueado. Deste modo, vale a pena investir um pouco mais e trazer sofisticação e resistência à peça.

5. Saiba quais são as vantagens das portas laqueadas
5. Saiba quais são as vantagens das portas laqueadas
Foto: Viva Decora

Limpeza de porta laqueada

Assim como as portas, alguns móveis também podem receber a pintura laqueada a fim de garantir a mesma finalidade: resistência e durabilidade aplicada. Neste contexto, é preciso manter a atenção voltada à limpeza dos objetos que receberam a pintura. Para ter uma ideia, a higienização pode ser feita semanalmente, especialmente para retirar a poeira e demais resíduos comuns do dia a dia.

6. Saiba como fazer a limpeza da porta laqueada
6. Saiba como fazer a limpeza da porta laqueada
Foto: Viva Decora

É importante não usar produtos abrasivos para limpar, nem álcool ou solventes, por exemplo. Uma boa dica é usar cera automotiva para garantir o brilho da porta. Este tipo de procedimento pode ser feito cerca de 2 vezes ao ano (a cada 6 meses).Para manchas e sujeiras simples, basta usar um pano úmido com detergente neutro ou sabão de coco.

Portanto, agora que você já conhece tudo sobre as portas laqueadas, já pode ter a sua sem medo de errar!

Fonte: Viva Decora

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade