PUBLICIDADE

Veja Dicas de Como Economizar na Troca da Mobília

12 out 2021 11h02
ver comentários
Publicidade

Quando pensamos em troca de móveis, não é somente para deixar a casa mais bonita, mas também para renovar a energia do ambiente. 

Existe uma sensação muito boa quando podemos dar uma cara nova ao nosso imóvel, ainda mais quando trabalhamos duro para ter as coisas. Conforto e versatilidade na mobília são indispensáveis para o nosso dia a dia, não é mesmo?

Mas sabemos que tudo tem um preço e conseguir renovar toda a decoração de uma casa, de uma vez só, tem um custo elevado. Existem outras despesas que são primordiais e que simplesmente não podem ser ignoradas. O importante é conseguir conciliar essa mudança sem prejudicar o orçamento familiar.

Pensando nisso, elaboramos esse artigo para mostrar que há formas de alcançar esse objetivo sem prejudicar a sua educação financeira. 

Sendo assim, confira como economizar na troca da mobília e ainda conseguir manter o seu planejamento financeiro! Vamos lá?

1. Decoração clean para sala branca – Foto: Pexels
1. Decoração clean para sala branca – Foto: Pexels
Foto: Viva Decora

Qual o momento ideal de trocar os móveis

Antes de iniciar a busca pelos móveis, é importante saber identificar quando é necessário de fato trocar a mobília da sua casa. Por isso, primeiro observe quais são as condições externas de cada uma delas.

Você pode checar o seu sofá, por exemplo. Veja se o estofado tem rasgos ou como a estrutura do móvel se apresenta. 

No caso de mesas e cadeiras da sala de jantar e outros móveis que sejam de madeira ou vidro, confira se há riscos, alguma parte quebrada, ferrugem ou se a pintura está desgastada. 

Já olhando os quartos, verifique a cama: quais são as condições do colchão e da armação? Outro ponto extremamente importante é, caso a casa tenha móveis de madeira, fique atento se não há cupins. Esses insetos podem destruir toda parte interna de uma mobília e causar acidentes.

Existem vários fatores que você pode considerar ou não para saber se é o momento ideal para trocar de mobília, como mais espaço para circulação no imóvel ou uma vontade de renovar a decoração do ambiente.

2. Saiba como economizar na troca da mobília – Foto: Pixabay
2. Saiba como economizar na troca da mobília – Foto: Pixabay
Foto: Viva Decora

4 dicas para economizar ao trocar os móveis

Sabendo de antemão quais sinais podem te ajudar a seguir para a troca da mobília, vamos entender como podemos manter nosso planejamento financeiro pessoal e, ainda, economizar com os móveis. Veja quatro dicas importantes logo abaixo.

Saiba o que será necessário trocar

Será que é necessário trocar a casa inteira? Com as dicas de como saber diferenciar o que realmente está desgastado ou a ponto de ocasionar acidentes, faça uma relação e separe do que pode continuar na sua casa no momento atual.

Sabendo o que é necessário trocar de verdade, fica mais fácil não sair do seu planejamento financeiro e conseguir economizar na troca.

Defina o orçamento máximo

Outro detalhe importante, pensando em seu planejamento financeiro pessoal, é ter um limite de gastos com a troca de móveis. Defina um orçamento máximo a partir da análise do quanto você pode direcionar para esse fim. 

Não se esqueça que isso seria importante para evitar dívidas ou, até mesmo, prejudicar as despesas básicas da casa.

Venda alguns itens conservados

O que acontece muitas vezes é que por conta do nascimento de um filho ou mudanças constantes de imóvel, você pode ter móveis conservados e sem mais utilidade na sua casa. 

Aproveite que esses mobiliários estão em boas condições e tente vendê-los! Além de ajudar no seu planejamento pessoal, evita o desperdício e você, ainda, terá um dinheiro extra para adquirir itens novos.  

Pesquise em lojas diferentes

Aproveite a internet e faça comparações de preços em lojas diferentes. Você pode também fazer essa pesquisa em lojas físicas. 

Existem muitas variações de preço, então procure pesquisar muito antes de bater o martelo.

Só evite comprar móveis por preço mais baixo porque em muitos casos a qualidade não costuma ser boa. Lembre-se que a educação financeira sempre preza pela relação custo-benefício e o barato pode sair caro.

3. Faça uma pesquisa de lojas para troca de móveis – Foto: Uunsplash
3. Faça uma pesquisa de lojas para troca de móveis – Foto: Uunsplash
Foto: Viva Decora

Opções para custear a troca de mobília

Pois bem, você deve estar pensando: e agora, como vou pagar por esses móveis novos? Existem três opções diferentes para você custear a troca da mobília.

À vista

Ótima opção para quem tem um planejamento financeiro bem consolidado, é optar pelo pagamento à vista. Aliás, muitas lojas costumam dar descontos (e atrativos) quando o pagamento é feito em dinheiro e de uma vez só.

Parcelado

Às vezes o valor pode estar acima da quantia que você dispõe no momento da compra, então parcelar no cartão de crédito pode ser uma boa opção, ainda mais se a loja não der desconto à vista. Mas lembre-se do seu planejamento financeiro para não ter dívidas a longo prazo.

À vista com empréstimo

Caso a loja forneça um excelente desconto à vista, mas você não tenha o dinheiro para pagar todo de uma vez só, por que não solicitar um empréstimo

Analise as opções (e as taxas de juros envolvidas) já que em alguns casos vale mais a pena pegar um crédito e ter o desconto, do que parcelar a compra no cartão de crédito.

4. Como economizar na troca da mobília – Foto: Pixabay
4. Como economizar na troca da mobília – Foto: Pixabay
Foto: Viva Decora

Mantenha-se fiel às dicas

Então, antes de comprar, lembre-se de todas as dicas de como economizar na troca da mobília e tenha consciência do que você realmente pode gastar para não prejudicar no seu planejamento financeiro pessoal. Dessa maneira, será possível renovar o ambiente sem ter que lidar com dívidas futuras.

Você concorda com a afirmação acima? Deixe nos comentários abaixo para sabermos mais!

Fonte: Viva Decora
Publicidade
Publicidade