PUBLICIDADE

Imóvel Próprio: Qual a Melhor Idade para Adquirir?

28 dez 2021 09h15
ver comentários
Publicidade

Anda se perguntando se está na hora de comprar seu imóvel próprio? Será que você está na melhor idade para fazer isso?

A resposta é simples: depende. Depende da sua saúde financeira, de quais são suas contas mensais e quais seus objetivos financeiros.

Analisando tudo isso, você vai conseguir perceber se é o momento de realizar o sonho da casa própria. Nós falamos mais sobre isso neste artigo. Continue lendo para saber tudo!

1. Ter um imóvel próprio é a realização de um sonho, mas também um investimento para o futuro. – Foto: Pixabay
1. Ter um imóvel próprio é a realização de um sonho, mas também um investimento para o futuro. – Foto: Pixabay
Foto: Viva Decora

Afinal, existe melhor idade para comprar seu imóvel?

A idade ideal para comprar um imóvel é aquela em que você pode fazer isso. Pode ser com mais ou menos de 30, próximo da aposentadoria ou mesmo logo após completar 18.

O importante mesmo é ter estabilidade financeira para fazer essa compra. Comprar um imóvel requer um alto investimento.

Se você não puder arcar com o valor com segurança, sem prejudicar as contas de casa, será melhor adiar a compra. Então, com mais dinheiro e planejamento, o resultado poderá ser mais interessante. Ou seja, a compra do imóvel sem dores de cabeça.

De qualquer forma, vale dizer que, quanto antes você puder comprar seu imóvel, melhor. Principalmente se você for financiar. Quando se é mais jovem, é possível parcelar o valor total por mais tempo. Assim, o valor pago por mês fica menor, dando mais equilíbrio ao orçamento.

2. Não existe uma idade adequada para comprar o primeiro imóvel – Foto: Unsplash
2. Não existe uma idade adequada para comprar o primeiro imóvel – Foto: Unsplash
Foto: Viva Decora

O que considerar antes da compra

Antes de comprar um imóvel, é fundamental analisar, com muito cuidado, alguns aspectos básicos. São pontos que vão dar a você mais segurança de que é mesmo o momento mais vantajoso de fazer sua compra. Veja a seguir.

Momento de vida

Antes de tudo, é importante analisar em que momento da sua vida você se encontra. Parece mesmo o momento de sair da casa dos seus pais, por exemplo? O seu dinheiro não poderia ser melhor aplicado em um carro?

Esse tipo de análise precisa entender o que você considera prioridade no momento e por que.

Orçamento disponível

Sem dúvida, um dos pontos mais críticos na hora de comprar um imóvel é avaliar o orçamento.

Comprar um imóvel não é uma tarefa barata. Então, costuma ser bem difícil guardar todo o dinheiro para pagar pelo bem à vista. Mas quando isso é possível, é essencial entender se esse gasto substancial não vai prejudicar sua qualidade de vida e outras contas

De qualquer forma, o mais comum é ter que financiar o imóvel. Nesse caso, é necessário avaliar se as parcelas desse financiamento vão caber no orçamento.

Segundo especialistas, o ideal é não comprometer mais que 30% do salário para pagar os valores. Então, se você ganha R$ 2.000,00 por mês, o valor pago pelo imóvel todo mês não deve passar de R$ 600,00.

Ter esse controle vai ajudar a evitar que suas demais contas fiquem em aberto e você acumule dívidas. Comprar um imóvel pode ser ótimo, desde que não prejudique outros aspectos do seu orçamento.

3. É importante organizar suas finanças antes de comprar um imóvel – Foto: Unsplash
3. É importante organizar suas finanças antes de comprar um imóvel – Foto: Unsplash
Foto: Viva Decora

Opções disponíveis

Existem vários tipos de imóveis disponíveis, com valores bem variados. Também existem várias formas de financiá-lo, de um financiamento comum a um consórcio.

Então, antes de comprar o imóvel próprio, entenda bem o que você quer comprar. É preciso considerar inclusive seus planos para o futuro: você quer ter filhos? Quantos? Dependendo da resposta, vai ser bom já adquirir um imóvel com quartos suficientes.

Dicas financeiras para aquisição do imóvel

Agora que você já sabe o que avaliar na hora de comprar a casa própria, é hora de entender o que fazer para fazer uma compra segura e vantajosa. Continue lendo!

Tenha 25% do valor

Vale a pena ter parte do valor do imóvel para dar de entrada nele. Primeiro porque grande parte dos bancos sequer vai considerar fazer o parcelamento se você não tiver nenhum valor inicial.

Além disso, quanto mais você pagar à vista, menos vai sobrar para parcelar. Assim, o valor pago mensalmente será menor, e você terá mais facilidade de manter o orçamento em dia.

Pesquise e compare opções

Os financiamentos disponíveis cobram taxas e juros diferentes. Então, sempre pesquise bem antes de aderir a um financiamento.

Esse cuidado vai garantir que você encontre o melhor parcelamento possível para o seu perfil. Até porque, será importante encontrar aquele que tenha um prazo que caiba no seu orçamento. Lembre-se que quanto maior o tempo você for pagar, menor tende a ser o valor das parcelas.

Para comparar as opções, você pode conversar com vários bancos e avaliar as informações com cuidado.

Se preferir, também dá para fazer um empréstimo para adquirir o imóvel. Neste caso, é possível usar um simulador de empréstimo, que facilita a comparação.

4. Faça uma boa pesquisa e compare as opções antes de comprar um imóvel – Foto: Unsplash
4. Faça uma boa pesquisa e compare as opções antes de comprar um imóvel – Foto: Unsplash
Foto: Viva Decora

Use o planejamento a seu favor

Se planejar para comprar um imóvel ajuda muito a evitar dívidas e dores de cabeça. Afinal, se você souber o quanto vai pagar por mês, vai conseguir organizar as finanças para manter tudo em dia.

Mas esse planejamento não precisa começar só na hora de avaliar o melhor empréstimo. Na verdade, vale a pena começar desde já. Mesmo que você ainda só tenha um sonho e dinheiro nenhum.

Seu planejamento vai ajudar a, por exemplo, economizar dinheiro e poupar os valores para conseguir pagar parte do imóvel.

Também vai ser uma saída para garantir o pagamento das dívidas que você tem em aberto hoje. Essa quitação é importante porque, assim, você vai estar com o orçamento livre quando comprar seu imóvel e tiver que arcar com os valores mensais.

Para se planejar, comece entendendo qual sua renda mensal e quais seus gastos recorrentes. Depois, avalie suas dívidas, se organize para pagar todas elas e defina metas para economizar. Tudo isso vai auxiliar você a comprar seu imóvel próprio em breve.

Considerações finais

Antes de comprar seu imóvel, pense bastante. Entenda que tipo de imóvel você quer, qual o tamanho, quanto você quer pagar e como vai fazer esse pagamento.

É importante lembrar que, mais do que realizar um sonho, a compra de um imóvel significa adquirir uma dívida.

Fazer isso sem analisar a sua situação e sem cuidado pode tornar seu sonho em um pesadelo.

Fonte: Viva Decora
Publicidade
Publicidade