0

9 dicas de Feng Shui para melhorar sua produtividade no home office

Tenha uma rotina mais organizada, com uma disposição de objetos favoráveis ao seu desenvolvimento profissional

25 jun 2020
14h32
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Mulher trabalhando em casa
Mulher trabalhando em casa
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Tem sentido que o seu rendimento no trabalho não está do mais satisfatório? Nem sempre é fácil adaptar o corpo e a mente a uma nova realidade, principalmente quando essa envolve unir o lado profissional com o pessoal dentro de casa. Criar uma rotina e um espaço agradável podem fazer uma grande diferença no dia a dia. Não é à toa que a busca por técnicas de Feng Shui para home office cresceu nos últimos meses.

A técnica milenar chinesa tem como objetivo a harmonização de ambientes de acordo com a sua disposição, equilibrando as energias do local para que elas exerçam a melhor influência sobre as pessoas. Em um lugar ou momento que requer produtividade, por meio da prática, é possível aumentar o desempenho, melhorar o humor, criar ligações efetivas com colegas, mesmo que a distância, e, de quebra, proteger-se de energias negativas.

Visto que a grande maioria das pessoas não possui um escritório em casa e sequer está acostumada em trabalhar sem poder sair, torna-se necessário prestar atenção a alguns pontos para que nada atrapalhe sua produção ou sua saúde física e emocional.

Portanto, para ajudar quem ainda está tentando se adequar a esse cenário pouco habitual, separamos algumas dicas de como desenvolver seu trabalho com orientações guiadas pela metodologia.

Crie um ambiente melhor com as técnicas de Feng Shui para home office

Antes de começar a trabalhar, afaste todo pensamento negativo da sua cabeça. Logo pela manhã, pratique algum exercício, medite, faça um agradecimento ao que possui ou, apenas, observe o céu por alguns minutos.

Local de trabalho

O primeiro passo é encontrar o melhor lugar para fazer um cantinho produtivo. Se você já tem um, mas não anda rendendo como o desejado, talvez ele não seja tão bom assim. "Você pode necessitar de um ambiente que ofereça mais ou menos tranquilidade, mais ou menos conforto. Planeje com cuidado e defina quais serão suas necessidades antes de resolver que tipo de móveis irá utilizar. Tudo vai depender das suas necessidades de trabalho, do espaço disponível", explica José Luiz Cunha, CEO do site Organize sua Vida.

Outro ponto importante é não fazer da cama o seu "escritório". Isso pode fazer com que, com o tempo, seu cérebro associe o ambiente ao trabalho e não ao descanso - o que prejudicará suas noites de sono. Além do mais, sua coluna agradece, já que o colchão não permite uma postura correta, gerando diversos problemas de saúde futuros.

Mesa

A melhor opção de um Feng Shui para home office, é trabalhar em uma superfície plana, onde é possível visualizar tudo que precisa para o seu dia a dia. Faça uma boa faxina, tirando tudo aquilo que possa te distrair ou poeira que traga a sensação de desleixo. Limpe objetos de uso contínuo e jogue fora tudo o que não serve mais. Lembre-se de que um local desorganizado reflete em desempenho de baixa qualidade.

Luz

Procure manter o local sempre arejado e bem iluminado, mesmo que seja com luz artificial. De dia, aproveite a incidência do sol para despertar de bom humor e assim permanecer por mais tempo. De noite, ligue as lâmpadas e, se possível, coloque uma abajur ou luminária próximo de onde está digitando ou escrevendo.

Disposição

Se puder escolher onde colocar a sua mesa de trabalho, evite alinhá-la com a porta, ou seja, o móvel não deve ficar nem de lado e nem de costas para a porta. Os chineses garantem que, nesta posição, a mesa recebe muita energia e quem está ali poderá ficar nervoso e o serviço não render. Por isso, o ideal é que ela fique de frente para a entrada.

Outro ponto é não se sentar de frente a uma parede. Essa atitude reduz a sua criatividade. A sua mente precisa de espaço para visualizar e imaginar. Ficar olhando para uma parede é o mesmo de estar diante de um grande obstáculo. De preferência, fique próximo a uma janela.

Cadeira apropriada

Essa mobília merece destaque porque é nela que passará boa parte do seu dia. É essencial que ela seja confortável, não faça ruídos e, principalmente, que seja boa para sua coluna. Quando ficar sentado, preste atenção na sua postura e se as suas costas estão bem apoiadas. Se for necessário, utilize travesseiros para ter mais suporte.

Plantas

Estar próximo da natureza "ajuda no controle da ansiedade, estimula a nossa criatividade e produtividade, além de melhorar a qualidade do ar e do sono", afirma Juana Martinez, florista parceira da Flores Online, primeiro e-commerce de flores e presentes especiais do país. Algumas plantas são mais apropriadas para ajudar a alcançar esses objetivos, como é o caso das suculentas, cactos, lírios da paz, alecrim, gérbera, dracena, maranta e violeta. Deixe-as sempre cuidadas e com cores vivas.

Objetos especiais

Caso queira potencializar os efeitos do Feng Shui para home office é possível usar alguns objetos considerados místicos e que atraem boas vibrações.

  • Para se proteger, use um baguá espelhado sobre a sua mesa de trabalho.
  • Para atrair a prosperidade, reserve um espaço em um móvel para flores amarelas ou um objeto dourado.
  • Uma foto com a pessoa amada, da família, um par de gatos ou imagem de anjos podem ajudar a ativar o amor e a alegrar o ambiente.
  • Para cultivar seu bem-estar, enfeite a sala com quadros relacionados ao seu ramo de atividade.
  • Os cristais também são ótimas fontes de energia e purificação. Use: Turmalina Negra, Ônix e Quartzo Branco para fazer seu dia render mais.

Água

Aqui valem dois pontos: o saudável e o místico. O primeiro refere-se a importância de sempre beber água, criar o hábito e ter uma garrafinha para que possa se hidratar com frequência. Isso também te ajudará a fazer pausas essenciais de 5 a 10 minutos. Já o segundo, trata-se de uma oposição a ideia do fogo, que está ligada ao desejo e a ansiedade. Crie um equilíbrio de cores no ambiente de trabalho, sempre optando pela mescla de azul e vermelho, ou tons quentes e frios.

Eletrônicos

Você só deve ter uma TV ou rádio próximos, se eles realmente fazem parte do seu trabalho. Caso não, apenas o celular e o notebook já bastam. Afinal, eles são fontes de procrastinação e desfoque. Tente, também, reservar alguns minutos para mexer no seu smartphone, se possível, deixe-o apenas para vibrar ou no modo avião, assim não ficará ansiosa para ficar vendo que te mandou mensagem.

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
Alto Astral
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade