PUBLICIDADE

Use a praia como academia e fique em forma neste verão

24 fev 2014 07h13
| atualizado em 26/2/2014 às 10h46
ver comentários
Publicidade

Manter a regularidade na prática de exercícios físicos é fundamental para quem deseja ficar em forma durante todo o verão. Por essa razão, além de suar a camisa na academia ou em treinos feitos em casa, vale a pena aproveitar as idas à praia neste feriado de Carnaval para potencializar os efeitos promovidos pela ginástica.

Mais prazerosas por serem feitas ao ar livre, as atividades na areia podem proporcionar o corpo tão desejado de maneira diversificada, sem abrir mão do contato com a natureza e do clima natural da cidade. “Malhar se torna mais interessante quando se tem a praia como cenário. Além disso, a areia dificulta os movimentos e força ainda mais as musculaturas, fazendo com que esse tipo de malhação queime até 30% mais do que a praticada em solo estável”, explica Ednilton Santos, professor de Educação Física pelo Centro Universitário de Votuporanga, de São Paulo.

Contudo, antes de arregaçar as mangas, vale a pena consultar-se com um médico para avaliar as condições de saúde e receber a orientação de um profissional que possa passar as instruções e as atividades adequadas ao corpo e objetivos de cada pessoa.

Por isso, confira, abaixo, algumas sugestões de como usar o tempo livre em favor da boa forma, mas sem correr o risco de lesões aos músculos e articulações.

Caminhada
Uma das atividades mais tradicionais do verão, pode ser feita em qualquer lugar da praia: na areia dura, na fofa ou na beira do mar, com a água até os tornozelos. Indicada, principalmente, para quem quer ganhar pernas torneadas e um bumbum durinho, tem como principais benefícios a melhora do condicionamento físico e o fortalecimento dos músculos do corpo. Por isso, quando realizada em ritmo acelerado, pode queimar até 400 calorias em apenas uma hora. “Caminhar em solo estável queima em torno de 600 calorias. Já na areia fofa, esse gasto pode aumentar em até 30%”, ressalta o professor.

Natação
Famosa por exercitar e refrescar o corpo como ninguém, também pode ser praticada na praia e trazer bons resultados, se for feita com os devidos cuidados no mar. Como trabalha todos os músculos do corpo, pode eliminar por volta de 400 calorias, quando realizada em ritmo acelerado durante 60 minutos.

Esportes com bola
Muito comuns em brincadeiras na água, algumas modalidades de esportes melhoram o condicionamento físico e ainda ajudam a perder alguns quilinhos. Os adeptos do vôlei, por exemplo, devido aos saltos, agachamentos, deslocamentos na areia, saques, bloqueios e cortadas, podem deixar os braços e pernas mais definidos, além de mandar embora em uma hora de partida até 600 calorias. Já o futebol de areia, pode ter um gasto calórico ainda maior: cerca de 700 calorias. No entanto, quem preferir um esporte mais light pode apostar no frescobol, que melhora a coordenação motora, a agilidade e fortalece pernas e braços, queimando até 700 calorias em uma hora.

Corrida
Prática que trabalha os mesmos músculos da caminhada, mas exige um condicionamento físico mais forte, pode trazer bons resultados, eliminando 600 calorias em 30 minutos. Para isso, é fundamental fazer alongamento antes e parar a atividade a qualquer sinal de dor ou falta de ar. A atividade também deve ser feita com tênis específicos, já que o seu impacto sobre as articulações é maior do que o da caminhada.

Atividades recreativas com crianças
Brincar com a criançada também queima calorias. Na praia, vale a pena convidá-las para correr, jogar bola, pular pequenas ondas, construir castelinhos de areia, catar conchas e nadar na beira do mar. Com todas essas atividades, é possível melhorar a capacidade respiratória e cardíaca, além de fortalecer a musculatura e perder até 500 calorias em uma hora.

Em todas as atividades, no entanto, é fundamental caprichar no protetor solar, levar sempre uma garrafinha de água para evitar a desidratação e usar roupas confortáveis, tênis adequados, além de chapéu ou boné. Os horários mais indicados para a prática são antes das 10h e depois das 17h, quando os raios solares estão mais fracos.    

Fonte: Agência Hélice
Publicidade
Publicidade