PUBLICIDADE

Multifuncional, vaselina deixa pele macia, bonita e saudável

28 abr 2014 13h00
| atualizado às 15h41
ver comentários
Publicidade
Bastante utilizada por todos os benefícios que proporciona à pele, a vaselina surpreende pela sua versatilidade nos assuntos relacionados à beleza
Bastante utilizada por todos os benefícios que proporciona à pele, a vaselina surpreende pela sua versatilidade nos assuntos relacionados à beleza
Foto: Shutterstock

Descoberta no século 19, mas bastante utilizada até hoje por todos os benefícios que proporciona para a pele, a vaselina surpreende pela sua versatilidade nos cuidados relacionados à beleza. Indicada para os mais variados fins, ela ajuda a suavizar as olheiras, deixar a pele mais macia, além de melhorar a fixação da maquiagem e do perfume, facilitar a retirada de cílios postiços e aliviar os incômodos deixados pela depilação ao acelerar a cicatrização dos ferimentos. 

Apesar da boa fama, a substância derivada do petróleo, aderida até mesmo por famosas como a atriz hollywoodiana Jennifer Aniston, no entanto, não tem a sua eficácia comprovada por estudos científicos, mas recebe o aval de muitos especialistas no assunto.  

“Dentre todas as atribuições dadas à vaselina, a que mais chama atenção é a sua capacidade de evitar o ressecamento cutâneo, pois ela cria uma espécie de barreira que impede a perda trans-epidérmica da água, impedindo que o volume hídrico diminua especialmente nas regiões mais secas, como joelhos, pés e cotovelos”, afirma Annia Cordeiro Lourenço, dermatologista da Clínica da Pele Annia Lourenço, de Curitiba. 

Devido ao fato de contribuir para a hidratação da derme, o ativo - também chamado de gelatina de petróleo - pode ser usado, inclusive, após a realização de procedimentos estéticos como lasers e peelings agressivos. “Ao aplicá-lo no rosto, a pele ganha um reforço na proteção contra as irritações provocadas pelas técnicas mais invasivas”, explica a especialista. 

Como usar?
Embora possa ser aplicada no corpo na versão in natura, existem no mercado diversos cremes formulados com vaselina que são eficazes, seguros e indicados para cada tipo de pele e área tratada. “Outra boa opção é misturar o composto com outros cosméticos hidratantes de maneira manipulada”, indica Annia. 

Independentemente da maneira escolhida para usufruir do ativo, é fundamental não cometer excessos ao utilizá-lo no rosto. Isso porque o uso desmedido tende a causar a obstrução dos poros, o aumento da oleosidade cutânea e o consequente surgimento da acne. Por essa razão, nestes casos, aplicar o produto de uma vez a duas vezes ao dia já é o suficiente.

 

Fonte: Agência Hélice
Publicidade
Publicidade