0

Cremes podem demorar até um mês para apresentarem resultado

14 mai 2014
08h00
  • separator
  • comentários

Se com muitos tratamentos estéticos, paciência é um ingrediente fundamental, com o uso de cremes não é diferente. Apesar de muitos prometerem resultados do dia para a noite, os cosméticos voltados para tratamentos de pele não agem tão rápido assim, o que exige persistência da mulher. Para se ter ideia, de nada adianta usar regularmente os produtos por uma semana, já que hidratantes corporais demoram, em média, cerca de um mês para apresentarem resultados, enquanto produtos anti-idade podem levar até três meses.

Paciência é fundamental para quem faz uso de cremes de tratamento para a pele, já que o resultado dos produtos leva, em média, de um a três meses para aparecer
Paciência é fundamental para quem faz uso de cremes de tratamento para a pele, já que o resultado dos produtos leva, em média, de um a três meses para aparecer
Foto: Shutterstock

No caso dos hidratantes, o que faz com que as pessoas pensem que sua ação é imediata são, respectivamente, a maciez e a suavidade proporcionadas à pele, notadas logo nos primeiros dias. Porém, a ação designada ao cosmético nas camadas mais profundas da pele só aparece após 30 dias consecutivos de uso, como explica Patricia Consorti, dermatologista da Clínica Monte Serrat, em São Paulo. “O período mínimo de uso de um hidratante de boa qualidade é de, aproximadamente, um mês, embora, logo nos primeiros dias, já seja possível sentir a pele mais macia e suave”, diz.

Produtos anti-idade pedem ainda mais paciência. “Eles têm um período de adaptação da pele que leva mais ou menos um mês para acontecer. Por isso, seu efeito pleno pode ser visto num prazo médio de três meses”, afirma a especialista.

Acelera aí
A médica ensina que produtos dotados de tecnologias mais modernas, como a nanotecnologia, tem seu tempo de ação reduzido quase pela metade. “Quanto menor a partícula (nanotecnologia), melhor a penetração nas camadas mais profundas da pele, e mais rápido serão seus efeitos”, compara.

Contudo, o seu tipo de pele é outro fator determinante para o tempo de eficácia. “Quanto mais seca for a pele, maior é a espessura da camada córnea, o que torna mais difícil a penetração”, explica. Peles muito oleosas também têm dificuldades de absorver o produto.

Truques na hora de usar o creme na pele também podem contribuir para acelerar seu tempo de ação. Aplicar o cosmético com movimentos circulares, ou então após o banho, quando os poros estão mais abertos facilita sua penetração. Outra dica é preparar a pele com produtos queratolíticos, ou seja, que facilitam a absorção do produto pela camada córnea.

Fonte: Agência Hélice

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade