PUBLICIDADE

Cinco alimentos prolongam o bronzeado do verão no outono

2 abr 2014 14h00
ver comentários
Publicidade
Do mamão a cenoura: vários alimentos podem ajudar a manter o bronzeado conquista no verão por mais tempo
Do mamão a cenoura: vários alimentos podem ajudar a manter o bronzeado conquista no verão por mais tempo
Foto: Shutterstock

Com a chegada do outono, o desejo de manter o bronzeado conquistado ao longo dos três meses de verão é comum a muitas mulheres. Nesta hora, em vez de recorrer aos mais variados tratamentos para ficar com a “cor do pecado”, vale a pena investir na ingestão diária de alimentos que ajudam a prolongar o efeito dourado por muito mais tempo.

Geralmente ricos em vitamina A e betacaroteno (componente responsável pelo pigmento alaranjado de frutas e vegetais que se converte em vitamina A no organismo), os ingredientes podem ser consumidos diariamente para oferecer o resultado esperado. 

“Devido às suas propriedades, eles auxiliam na produção de melanina (pigmento que dá tonalidade à pele) e atuam como antioxidantes poderosos, protegendo a derme da ação nociva dos raios solares e retardando o envelhecimento cutâneo”, explica Suzana Camacho, professora de nutrição do Centro Universitário Senac, de São Paulo. Por isso, confira, abaixo, cinco alimentos capazes de dar vida longa ao seu bronzeado nesta estação.

Cenoura
Amiga tradicional do bronzeado, conta com as vitaminas A, C, B2 e B3, além de ser rica em betacaroteno. Pouco calórica, ela também contém um alto teor de fibras - importantes para a visão, pele e mucosas - e sais minerais, como fósforo, potássio, manganês e magnésio.

Para oferecer um bom resultado, pode ser consumida diariamente, mas na medida certa, para que o bronzeado não ganhe tonalidade alaranjada. “No dia a dia, ½ xícara do vegetal cozido, picado ou ralado já é suficiente”, indica a especialista.

Abóbora
Também conhecida como moranga ou jerimum, contém altas doses de betacaroteno, além de vitaminas, proteínas, ácidos graxos e minerais. Por conta de suas propriedades nutricionais, ajuda a manter o bronze, combate a oxidação das células e atua contra o envelhecimento cutâneo.

Por ser muito versátil, pode ser consumida diariamente, como ingrediente de saladas, pratos quentes, refogados, sopas, pães, bolos e doce. Suas sementes, ricas em ferro, também podem ser torradas e consumidas como aperitivo.

Mamão
Boa fonte de betacaroteno, sais minerais e vitamina A e C, tem um importante papel no prolongamento do bronzeado, além de facilitar o funcionamento do aparelho digestivo e auxiliar no processo de cicatrização. “No dia a dia, vale a pena ingerir um mamão inteiro de tamanho médio ou a fruta picada, numa quantidade inferior a um prato de sobremesa”, indica Suzana.

Brócolis
Excelente fonte de vitamina C, vitamina A e minerais, colabora bastante para a manutenção do dourado da pele, assim como couve, agrião, espinafre e repolho. Encontrado com facilidade o ano todo, também ajuda a manter a elasticidade dos tecidos e inibir o envelhecimento cutâneo. Por isso, deve ser consumido todos os dias, numa quantidade equivalente a um prato raso de sobremesa.

Beterraba
Famosa pela capacidade de proteger as células do corpo contra a ação dos radicais livres devido às suas propriedades antioxidantes, também dá uma força no bronzeado por ser rica em vitamina A. Fácil de encontrar em todas as épocas do ano, pode ser consumida diariamente crua, cozida, frita ou sob a forma de sucos, saladas, sopas, bolos ou suflês.  

Fonte: Agência Hélice
Publicidade
Publicidade