PUBLICIDADE

Fritura, doce e refrigerante aceleram a formação da celulite

4 fev 2014 07h03
| atualizado em 25/2/2014 às 12h00
ver comentários
Publicidade

Uma das principais reclamações femininas, a celulite é alvo de diversos tratamentos em clínicas de estética, que prometem dar um basta nos indesejáveis furinhos. Mas, antes de apostar para valer em técnicas inovadoras, é preciso readequar a dieta, já que alguns hábitos alimentares contribuem para o aparecimento do problema na pele de áreas como bumbum, coxa e barriga.
 
Isso porque o consumo excessivo de fritura, doce e refrigerante favorece a concentração de toxinas responsáveis pela inflamação das células envolvidas nas camadas do tecido cutâneo. Conheça, abaixo, cinco mitos e verdades sobre a relação dos alimentos com o processo de formação da celulite.  

Beber refrigerante colabora para a formação da celulite.
Verdade. Os refrigerantes contêm excesso de sódio em suas fórmulas, além de serem uma bebida gaseificada e que apresenta um pH alterado. Por isso, evitar o seu consumo significa impedir que as substâncias que contribuem para a inflamação das células de gordura sejam ingeridas. 

Consumir frituras contribui para a celulite ficar mais evidente. 
Verdade. As substâncias presentes na composição das frituras não são metabolizadas pelo corpo, pois não entram com nenhuma finalidade nas células. “As frituras são totalmente prejudiciais e agressivas ao organismo porque não fornecem nada além de gordura”, afirma Vivian Ragasso, nutricionista esportiva do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte, de São Paulo. Com isso, “giram” pelo organismo e provocam inflamações, inclusive na célula responsável pela formação da celulite, fazendo, assim, com que os furinhos fiquem ainda mais perceptíveis. 

Doces deixam a pele com aspecto de casca de laranja. 
Verdade. Ao ingerir as irresistíveis guloseimas, é alto o nível de açúcar refinado que o corpo irá receber, fazendo com que ocorra uma inflamação das células e, consequentemente, o aparecimento das celulites. Além disso, doces estão diretamente ligados ao aumento do peso, um fator que influencia a fixação do problema na pele.

Água com gás tem o mesmo efeito do refrigerante.
Mito. A combinação da água juntamente com o gás é completamente positiva, não favorecendo de forma alguma o aparecimento das celulites. Ainda segundo a especialista, esta é uma ótima opção para quem não vive sem refrigerantes. “É só espremer um pouco de limão no recipiente que contém a água com gás para acrescentar um sabor diferenciado à bebida”, recomenda. 

Consumir alimentos ricos em vitaminas A, E, C ou K previne a celulite.
Verdade. Além de nutrirem o corpo, essas vitaminas – presentes em alimentos como mamão, brócolis, laranja e uvas - são capazes de agir como verdadeiros antioxidantes, ou seja, também têm a função de combater os radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce da pele.  

PURA VERDADE
Consumir doces, frituras e refrigerantes em excesso provoca inflamação nas células da pele, responsável pelo aspecto de casca de laranja. Além disso, as substâncias presentes nos dois alimentos e na bebida ainda contribuem consideravelmente para o aumento de peso, fator ligado ao aparecimento da celulite. Por isso, quem deseja ficar o mais longe possível dos temíveis furinhos deve sempre preferir um cardápio recheado de frutas, verduras e legumes, opções ricas em vitaminas que beneficiam a aparência da pele. E você, como trata a celulite? Deixe registrado nos comentários.

Publicidade
Publicidade