PUBLICIDADE

Efeito do Botox não paralisa a expressão e dura até 6 meses

18 fev 2014 07h11
| atualizado em 25/2/2014 às 11h39
ver comentários
Publicidade

Vedete no time dos tratamentos anti-idade realizados em consultórios dermatológicos, o Botox é indicado para suavizar o início da formação das linhas horizontais na testa, os pés de galinha e também as marcas entre as sobrancelhas, já que o enrugamento tende a ficar cada vez mais profundo se musculatura não for atenuada.

Por essa razão, a aplicação de seu ativo, a toxina botulínica, funciona melhor como preventiva, sem substituir a cirurgia plástica quando as rugas profundas estão aparentes. “Ela age na musculatura, impedindo que uma reação química necessária para a contração muscular ocorra, diminuindo a ação sobre a pele. Como consequência, ocorre a atenuação das marcas na cútis acima desta musculatura”, explica Múcio Leão Pessoa de Castro, cirurgião plástico do Spa Bella Donna, de Belo Horizonte. Entenda, a seguir, mais sobre o uso da técnica com resposta para cinco afirmações.

Toxina botulínica não paralisa a expressão. 
Verdade. Esse princípio ativo não interrompe o funcionamento da musculatura, a não ser que seja usado em doses radicais e na estrutura responsável pelos movimentos de expressão. “O efeito, apesar de temporário, não é apreciado pela grande maioria das pessoas que procuram o tratamento, pois dá aspecto pouco natural à face”, afirma.

Existe idade mínima para começar a aplicar Botox.
Mito. Não existe indicação neste sentido, pois a partir do momento em que a mulher ou o homem começa a notar as marcas de expressão, já pode ser iniciado o tratamento.

Botox pode ser aplicado em qualquer área do rosto.
Mito. Para atenuar o processo de envelhecimento, a técnica é usada somente na parte superior do rosto. “Pessoalmente, não aprecio o efeito da aplicação nos lábios, em uma tentativa de diminuir as marcas, pois há tendência de efeitos colaterais desarmônicos, com flacidez da musculatura labial”, defende o especialista.

A aplicação da técnica dói pouco.
Verdade. Apesar de ser aplicada com agulha, a toxina botulínica provoca uma sensação pouco dolorosa. A seringa é a mesma usada para aplicar insulina pelos diabéticos e possui agulha muito fina e cortante, além de a colocação levar poucos minutos. Contudo, previamente, pode ser passada uma pomada anestésica para evitar qualquer tipo de dissabor.

O efeito rejuvenescedor dura um ano.
Mito. O resultado embelezador tem prazo de validade: dura entre quatro e seis meses.

PURA VERDADE. A aplicação da toxina botulínica não interrompe o funcionamento da musculatura, apenas a atenua para diminuir o processo responsável pela formação do enrugamento na parte superior do rosto. Pouco dolorido, o tratamento deixa a expressão mais jovem por até seis meses. Você já usou Botox ou tem vontade? Deixe sua opinião sobre a técnica nos comentários.

Publicidade
Publicidade