0

Depilação com lâmina não engrossa pelo, mas escurece a pele

25 fev 2014
07h11
atualizado às 11h26
  • separator
  • 0
  • comentários

Método mais tradicional de remoção dos pelos de pernas, axilas e virilha, a depilação feminina com lâmina é cercada de dúvidas que passam de mãe para filha. Sem saber ao certo como usar o aparelho, as mulheres ficam suscetíveis a enfrentar problemas cutâneos, como ressecamento e escurecimento.

Feita diariamente, a técnica causa a obstrução dos poros, além do risco de o fio voltar para dentro do folículo e se alojar debaixo do tecido, devido ao arraste carregado de células da lâmina sobre a cútis. “É prejudicial para a saúde e a beleza da pele efetuar a depilação diariamente, pois o atrito do aparelho de barbear escure a pele”, explica Lucienne Souza, cosmetóloga do Grupo Spa da Pele.

Lâmina deixa o pelo mais grosso
Mito. O aparelho apenas corta o fio, que cresce com a mesma espessura. No entanto, é notório que existe a sensação de que o pelo está mais grosso, especialmente no início da fase de crescimento, quando despontam do folículo.

Depilação dura pouco
Verdade. Comparada aos métodos de depilação disponíveis no mercado, como ceras e laser, a remoção com o aparelho de barbear é pouco durável, de um a cinco dias, de acordo com as funções orgânicas de cada pessoa.

Existe um sentido certo para passar a lâmina
Mito: Não existe um sentido padronizado para deslizar o aparelho, pois os pelos crescem apontados para diferentes lados, até mesmo para a lateral. Contudo, no geral, é válido passar no sentido contrário ao nascimento dos fios.

É recomendado cuidar da pele depois da depilação
Verdade. Apesar de não precisar ser preparada para o procedimento, uma vez que a própria lâmina promove uma pequena esfoliação mecânica que facilita a depilação, é necessário caprichar na hidratação posteriormente para recuperar dos danos causados. Nesta etapa, dê preferência a produtos calmantes, sem adição de álcool na fórmula.

Aparelho de barbear pode ser usado em todas as áreas do corpo
Mito. A depilação com lâmina é vantajosa apenas para as pernas, por serem mais resistentes à agressão do aparelho de barbear. Quando usada na axila, provoca o escurecimento da região como resposta natural da pele ao atrito provocado no ritual de beleza, enquanto na virilha existe o risco do fio encravar.

Pressionar a lâmina contra a pele deixa a depilação mais rente
Mito. Como medida para evitar arranhões e cortes, não é indicado forçar o aparelho, até mesmo porque a depilação não fica mais rente, apesar da sensação. Para conquistar um resultado perfeito, é importante as lâminas estarem afiadas e serem passar paralelamente à pele com o auxílio de espuma, gel ou sabonete.

PURA VERDADE. Em busca de uma rápida retirada dos pelos, as mulheres recorrem à depilação com lâmina sem saber que seu uso constante pode escurecer a pele e facilitar o encravamento dos fios. Apesar disso, o método não pode ser condenado, pois é indolor e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, ele não engrossa o pelo. Esta sensação está, normalmente, ligada à fase de crescimento, quando despontam do folículo. Você já enfrentou algum problema usando aparelho de barbear? Deixe sua história registrada nos comentários.

  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade