PUBLICIDADE

Água não proporciona a hidratação necessária para a pele

17 jun 2014 12h17
ver comentários
Publicidade
Hidratação cutânea ganha uma atenção especial na temporada outono/inverno por meio da adoção de alguns cuidados especiais, como a ingestão de mais água ao longo do dia
Hidratação cutânea ganha uma atenção especial na temporada outono/inverno por meio da adoção de alguns cuidados especiais, como a ingestão de mais água ao longo do dia
Foto: Shutterstock

Na época mais fria do ano, é comum a pele ficar um pouco mais seca, devido à baixa umidade relativa do ar. Esse panorama pra lá de comum faz com que a hidratação cutânea passe a ganhar uma atenção especial, por meio da adoção de alguns cuidados especiais, como a ingestão de mais líquido ao longo do dia. Muito falada pelos especialistas, será que apenas o consumo dos dois litros de água recomendados garante um índice de nutrição satisfatório para a derme? Desvende, a seguir, os principais mitos e verdades relacionados ao tema, esclarecidas pela Dra. Danielle Medeiros, dermatologista do Hospital Badim, do Rio de Janeiro.

Apenas o consumo de água já é o suficiente para hidratar bem a pele.
Mito. Ingerir apenas a quantidade indicada de água ao longo dia não garante uma pele hidratada, pois o uso de hidratantes exerce uma importante função no tecido cutâneo. “Eles impedem a desidratação ao formarem uma barreira de proteção cutânea, capaz de evitar a perda transdérmica. Além disso, ajudam a repor a água perdida naturalmente, de forma tópica”, informa a dermatologista.

A quantidade ideal de água a ser ingerida é de dois litros por dia.
Mito.
É inegável que a água ajuda a hidratar a cútis, mas a quantidade que deve ser ingerida para essa finalidade não é tão exata. “A pele é o maior órgão do corpo humano e, por consequência disso, também precisa manter-se sempre bem hidratada para estar saudável. Ainda não se tem o número definitivo sobre a quantidade de litros que o indivíduo deve beber para se manter hidratado. No verão, por exemplo, a ingestão de água dever ser mais alta. Um valor referencial gira em torno de dois ou três litros por dia”, explica.

Sucos são tão eficientes quanto a água na hidratação.
Verdade.
Os sucos costumam ter as vitaminas A e C, que contribuem para a hidratação cutânea e são essenciais para a manutenção de uma pele bonita, rejuvenescida e saudável.  

Beber muita água faz bem a pele.
Mito. O excesso de água não é recomendado, pois dilui o sódio do organismo e pode trazer risco para a saúde.

PURA VERDADE
Apenas o consumo de água não proporciona a hidratação necessária para a pele. Isso porque é preciso fazer o uso de cremes hidratantes, que exercem uma importante função no tecido cutâneo ao formarem uma barreira de proteção cutânea, capaz de evitar a perda transdérmica e impedir a desidratação. A ingestão de sucos também auxilia na hidratação cutânea, uma vez que a maior parte deles possui vitaminas A e C, capazes de proporcionar uma pele mais bonita e saudável. E você, costuma tomar bastante água no dia a dia? Deixe seu recado nos comentários.

Fonte: Agência Hélice
Publicidade
Publicidade