PUBLICIDADE

Depilação à base de frutas deixa pele lisa e hidratada

9 abr 2012 09h13
Publicidade

Além de deliciosas, frutas como maracujá e morango são peças-chave não apenas para manter a saúde do corpo, mas também para devolver o viço à cútis por meio da depilação. Isto porque as essências, óleos e sementes desses alimentos, quando misturados aos produtos químicos da cera depilatória, devolvem a cremosidade à epiderme. "Os produtos feitos com essas frutas parecem diminuir o surgimento de irritações e auxiliam na hidratação", afirma Jeferson Alfredo de Barros, dermatologista, mestre em ciências da saúde e professor de dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC.

Frutas e ervas servem de base para ceras depilatórias, a que é feita com sementes de maracujá, por exemplo, ajuda a hidratar a pele
Frutas e ervas servem de base para ceras depilatórias, a que é feita com sementes de maracujá, por exemplo, ajuda a hidratar a pele
Foto: Shutterstock / Terra



De acordo com a química Juliana Poletti, responsável pela fabricação de ceras à base de frutas e ervas da marca de cosméticos Magriffe, uma das principais diferenças deste tipo de produto em relação aos tradicionais está na facilidade de remover os pelos. "As ceras de maracujá, por exemplo, deixam a pele perfumada e, quando aquecidas, auxiliam na dilatação dos poros", diz Juliana.



Apesar de a composição das ceras de frutas ser menos agressiva para a pele, esse tipo de depilação também requer cuidados especiais. Por exemplo: na semana em que o método for aplicado, é bom recorrer à esfoliação e manter a pele sempre hidratada.



O dermatologista Jeferson lembra ainda que é bom tomar um banho morno pelo menos 15 minutos antes de iniciar o procedimento, para viabilizar a retirada dos pelos. "Mesmo com todos esses cuidados, muitas mulheres apresentam pelos encravados e manchas escuras. Assim, o ideal é procurar um dermatologista para orientar sobre o melhor tratamento", esclarece o dermatologista.



Para ficar por dentro dessa combinação entre frutas e ervas, separamos cinco dicas de remoção de pelos que ajudam a deixar a pele lisinha e, ainda, devolvem o viço à epiderme.



Cera de maracujá

Feita basicamente com essência da fruta, a cera de maracujá, que leva sementes em sua composição, é também um excelente creme hidratante. Pois libera óleos naturais, que promovem hidratação profunda. "A pele não fica áspera nem com aspecto branco após a retirada dos pelos porque possui essas fontes hidratantes na composição", lembra Juliana.



Cera de camomila

Por contar com um creme hidratante de camomila em sua fórmula, esta cera tem como finalidade acalmar a pele e contribuir para a abertura dos poros. Consequentemente, facilita a remoção rápida dos pelos. Por isso, é recomendada para as primeiras depilações.



Cera com mentol

Este produto é específico para depilar pelos mais grossos e rebeldes, pois devido ao analgésico em sua composição, ele ameniza a sensação ruim provocada pela retirada dos pelos. "O mentol, presente na fórmula, permite que a pessoa que faz depilação regularmente vá, aos poucos, deixando de sentir dor", ressalta a química.



Cera de açaí

Fabricado com a mesma base da cera de mel, este produto pode ser aplicado principalmente nas áreas mais delicadas do corpo, como virilha, buço e axilas. Apesar de ser pigmentada, a cera não deixa manchas na cútis, garante a química. "Ela é justamente indicada para peles mais claras. Na hora, a região pode ficar um pouco avermelhada, mas é algo momentâneo", comenta Juliana.



Cera de morango

É ideal para depilação de áreas que exigem bastante cuidado. Por ser mais elástica e cremosa que as demais, o manuseio é fácil, já que não quebra ao puxar.



Agência Hélice,
Especial para o Terra
Fonte: Terra
Publicidade