PUBLICIDADE

Depilação a laser evita pelos encravados e foliculite na barba

4 jun 2013 - 07h07
(atualizado às 07h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Os homens que se incomodam com o crescimento da barba, mas não são fãs de lâminas ou barbeadores elétricos já podem se beneficiar de um procedimento alternativo, que acaba com os pelos de forma eficaz e sem irritações. A depilação a laser ou com luz pulsada promete um barbear quase definitivo, pois com um número frequente de sessões os pelos demoram a crescer. 

Evitando aqueles pequenos cortes que acabam acontecendo no método tradicional de barbear, essa técnica garante, também, que o homem dê adeus aos desagradáveis pelos encravados. “A lâmina faz com que o pelo cresça na direção da própria pele, o que causa a obstrução e inflamação dos folículos. Já o laser elimina a maior parte dos pelos, diminuindo a espessura dos fios e evitando problemas inflamatórios”, explica Paulo Barbosa, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

No procedimento, o aparelho tem sua intensidade de luz regulada para destruir o bulbo capilar e, consequentemente, remover toda a barba. A energia emitida retarda a capacidade do folículo de produzir um novo fio, de forma que os pelos passam a crescer mais lentamente e em menor quantidade. “Entre cinco e oito sessões, com intervalos de quatro a seis semanas, há resultados na eliminação. Mas isso pode variar, de acordo com a máquina utilizada”, analisa o especialista.

Além disso, sessões extras podem ser necessárias para “manutenção” do tratamento. Mas antes mesmo de ficar com o rosto totalmente lisinho, o método já deixa a face masculina mais suave e livre da foliculite.

Recomendações 

A depilação a laser e de luz pulsada são recomendáveis, inicialmente, a pacientes de pele clara e pelos escuros, pois a energia liberada age melhor contra fios com maior distribuição de melanina. Contudo, quem tem a pele morena pode se submeter ao tratamento, contanto que haja a certeza de que os profissionais envolvidos tenham conhecimento suficiente para diminuírem os riscos e complicações que podem surgir. 

Manchas e queimaduras são algumas consequências negativas da aplicação equivocada das técnicas em negros. “Peles mais escuras necessitam de lasers que protegem mais a epiderme durante sua aplicação”, aconselha Emmanuel França, dermatologista e coordenador do Departamento de Laser da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Barbas brancas, loiras e ruivas não são atingidas pela luz emitida, o que impossibilita o sucesso do tratamento. Nesses casos, a depilação convencional é mais indicada, assim como aquela à base de cera quente.

Diferença

No Brasil, o laser mais utilizado é o Light Sheer, cujo tratamento é bastante rápido. Porém, a depilação com luz pulsada tem ganhado visibilidade entre o público masculino, uma vez que o resultado é semelhante, apesar de mais doloroso, devido à maior concentração de energia. Em média, a depilação com laser custa R$ 250 por sessão, enquanto a luz pulsada sai por R$ 60.

Fonte: Agência Hélice
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade