0

Oito dicas práticas revitalizam a beleza da pele no outono

8 abr 2014
14h00
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Naturalmente marcado pela presença de fortes ventanias e pela baixa umidade do ar, o outono pode representar um risco à saúde da pele feminina. Isso porque, durante os três meses que duram a estação, todas as regiões do corpo e, principalmente, o rosto são diariamente atingidos pela ação de agentes externos que podem provocar desde ressecamentos até o aparecimento das incômodas rachaduras. Por isso, conheça, abaixo, oito dicas práticas que prometem revitalizar a beleza da sua pele nesta época do ano.

Cremes microesfoliantes
Ao invés de optar pelo uso dos esfoliantes granulados tradicionais, uma boa dica é investir em cremes que promovem uma verdadeira microesfoliação na pele, ajudando a remover as células mortas de uma maneira bem suave e não invasiva, se forem aplicados em dias alternados.

“Apesar de benéficos, quando usados de forma inadequada, eles podem causar uma dilatação nos vasos e deixar a região tratada levemente avermelhada. No entanto, a microesfoliação é extremamente importante após o verão, pois a pele se apresenta áspera e ressecada pelo excesso de cloro ou, até mesmo, pelo contato direto com a água salgada”, explica Sara Bragança, médica pós-graduada em Dermatologia e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

Peeling de cristal
Indolor, esse tratamento estético é indicado nesta época do ano porque é feito por meio da emissão de um jato com cristais de óxido de alumínio, responsáveis por remover de forma suave e progressiva as células mortas da camada mais externa da pele.

Indicado, principalmente, para casos de oleosidade e acne, o peeling de cristal uniformiza a textura e a tonalidade da pele, rejuvenescendo e deixando o rosto mais bonito e saudável. Para resultados duradouros e satisfatórios, o idela é realizá-lo a cada 15 dias ou uma vez ao mês, de acordo com a recomendação de um médico especialista.

Consumo de água
Boa parte da beleza apresentada pela pele vem de uma boa hidratação. Por isso, recomenda-se a ingestão de dois a três litros de água por dia, já que o consumo durante o outono tende a diminuir, devido às baixas temperaturas, e facilitar o ressecamento cutâneo.

Máscaras hidratantes de frutas vermelhas
Simples e eficazes, as máscaras faciais feitas com frutas vermelhas atuam em prol do rejuvenescimento, da hidratação e da uniformização do tom da pele. Versáteis, elas podem ser aplicadas em todos os fototipos de pele, inclusive as negras, uma vez por semana, para que os resultados sejam alcançados.

Apesar disso, tendem a provocar uma discreta vermelhidão e uma leve descamação na área tratada.

Cosméticos à base de tensine e raffermine
Responsáveis por provocar o famoso efeito lifiting na pele, os cosméticos feitos à base de tensine e raffermine são considerados verdadeiros "coringas" para as mulheres que desejam se livrar dos sinais causados pelo envelhecimento cutâneo.

"Obtido através do trigo, o tensine é o responsável por despejar na pele uma grande quantidade de proteínas tensoras. Já o raffermine, extraído da soja, consegue combater e ainda prevenir o surgimento de áreas flácidas pelo corpo", informa a especialista.

Suplementos
Durante o outono, melhorar os hábitos alimentares pode ser uma boa maneira de manter a pele saudável e mais bonita. “É sempre importante conversar com o dermatologista sobre a possibilidade de tomar suplementos à base de resveratrol, que é um potente antioxidante, famoso por atuar na renovação celular. No mercado, o item desse tipo que é mais encontrado é o Caudalie, conhecido como o suplemento do antienvelhecimento”, indica Sara.

Limpeza de pele
Indispensável, a higienização do rosto deve ser feito todos os dias tanto na parte da manhã quanto no período noturno. Logo cedo, o ritual é importante por retirar todos os resíduos dos produtos aplicados à noite, que, normalmente, apresentam ácidos em suas fórmulas. “Qualquer creme de uso noturno, se permanecer na pele durante todo o dia seguinte, pode causar irritações ou acne”, alerta. Além disso, a pele que não é limpa corretamente pode adquirir tons mais acinzentados, ficar opaca e apresentar cravos.

Sabonetes
Além de não ser realizada com banhos quentes para não favorecer a desidratação da pele, a higienização diária do corpo deve contar com sabonetes que tenham base hidratante ou que sejam líquidos e, até mesmo, com os shower óleos, que são produtos desenvolvidos para limpar a pele sem provocar nenhum tipo de ressecamento.

Veja também:

Venezuela: os trabalhadores da saúde com salários de US$ 4 por mês e sem equipamentos de proteção
Fonte: Agência Hélice
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade