PUBLICIDADE

Fritura e refri: saiba o que deixa a pele parecer cansada

ver comentários
Publicidade
Manter uma deita saudável é a melhor alternativa para as mulheres que desejam conquistar uma pele revitalizada, sem acne e longe do envelhecimento precoce
Manter uma deita saudável é a melhor alternativa para as mulheres que desejam conquistar uma pele revitalizada, sem acne e longe do envelhecimento precoce
Foto: Christo / Shutterstock

Para conquistar uma pele bonita, sem acne e longe dos sinais provocados pelo envelhecimento, além de investirem em cremes e tratamentos estéticos, as mulheres também devem adotar uma dieta saudável, que não dê espaços para alimentos ricos em gordura saturada, com alto índice glicêmico ou excesso de açúcar e sódio. Isso porque eles tendem a deixar a cútis desvitalizada e com um aspecto de cansaço.
 
“A recomendação é que esses alimentos tenham o menor consumo possível. O ideal é ingeri-los a cada 15 dias e em pequenas quantidades. No dia seguinte, ou até no mesmo dia em que eles forem ingeridos, a dica é tomar bastante água e dar preferência para as frutas e sucos diuréticos, como abacaxi, kiwi, limão e laranja, para diminuir a retenção de líquido e facilitar a eliminação das toxinas”, afirma Carol Sessa, nutricionista da academia Bodytech, do Espírito Santo.  

Por isso, confira, a seguir, os dez itens do cardápio que devem ser retirados do seu dia a dia em prol de uma aparência perfeita.

Bebidas alcoólicas
Verdadeiras vilãs da saúde, as bebidas alcoólicas desidratam o corpo, fazendo com que a pele perca a umidade, fique sem brilho e mais suscetível ao aparecimento precoce das incômodas rugas. Se não for possível tirar completamente o álcool do menu, tente alternar água com as bebidas alcoólicas e assim evitar a desidratação.

Adoçantes artificiais
Muito usados para substituir o açúcar, os adoçantes artificiais e os corantes devem ser evitados por quem deseja conquistar uma pele saudável. Isso porque eles ajudam a desencadear reações inflamatórias e alérgicas, além de inchaço. Por essas razões, procure escolher sempre alimentos com açúcares naturais, como as frutas.

Frituras
Inimigas da pele bonita, as substâncias presentes na composição das frituras não são metabolizadas pelo corpo, pois não entram com nenhuma finalidade nas células. Com isso, “giram” pelo organismo e provocam inflamações, inclusive na célula responsável pela formação da celulite. Vale lembrar que as frituras também podem entupir os poros e facilitar o desenvolvimento da acne e o abatimento da cútis. Por isso, o ideal é que elas nunca façam parte da dieta.

Alimentos ricos em açúcar
Sem nenhum benefício alimentar, os alimentos que possuem grande quantidade de açúcar danificam o colágeno, se tornando os principais responsáveis pela perda de brilho e firmeza da pele e contribuindo significamente para o aparecimento de rugas.

Além disso, dão um pico de insulina no organismo, seguida por uma queda rápida, que deixa qualquer pessoa muito cansada. Esse cansaço pode se refletir também com bolsas sob os olhos e inchaço. Portanto, se você não consegue viver sem os doces, tente reduzir o consumo.

Sucos industrializados
Feitos com corantes, conservantes e açúcar, os sucos industrializados danificam a produção de colágeno, podendo deixar a pele sem brilho e elasticidade, além de facilitar o desenvolvimento de rugas. Fora isso, a bebida também favorece o surgimento de reações inflamatórias ou alérgicas na cútis. Para evitar os seus efeitos, opte sempre pelas versões 100% naturais.

Alimentos ricos em sódio
“Os alimentos embutidos (salame, mortadela e presunto) também são ricos em nitratos e gorduras saturadas que prejudicam a circulação e a oxigenação das células, além de acelerarem a produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce”, ressalta a dermatologista Lívia Lourega, do Espírito Santo.

Salgadinhos industrializados 
Também considerados vilões da pele, os salgadinhos industrializados/snacks são ricos em sódio e açúcar, ou seja, estimulam a retenção de líquidos e o consequente inchaço. Além disso, comprometem a produção de colágeno, contribuindo para a perda de brilho e elasticidade da cútis.

Refrigerantes
Os refrigerantes contêm excesso de sódio em suas fórmulas, além de serem uma bebida gaseificada que apresenta um pH alterado. Por isso, evitar o seu consumo significa impedir que as substâncias que contribuem para a inflamação das células de gordura sejam ingeridas. A bebida também apresenta adoçantes artificias e corantes, ingredientes capazes de criar reações inflamatórias e alérgicas na pele.

Café
O café é outra bebida que, se consumida em excesso, pode ser bastante prejudicial para a cútis. Beber mais do que quatro xícaras por dia aumenta os níveis de cortisol no organismo, podendo acelerar o processo de envelhecimento e facilitar o abatimento da pele. Além disso, a cafeína tem efeito diurético e causa a desidratação.  

Carboidratos refinados (farinha de trigo, bolachas, arroz branco, macarrão e massas)
Com alto índice glicêmico, os carboidratos refinados estimulam o desenvolvimento da acne e são convertidos em açúcares no organismo, prejudicando a elasticidade e a firmeza da pele e deixando-a com o aspecto abatido.

Fonte: Agência Hélice
Publicidade
Publicidade