PUBLICIDADE

Estresse e cremes para o cabelo podem provocar espinhas

22 mar 2012 - 12h25
Compartilhar

Seja pelo aumento da oleosidade na pele, em decorrência de alterações hormonais, ou por problemas relacionados ao estresse, mulheres a partir dos 25 anos são mais suscetíveis a desenvolver acne na fase adulta. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), pelo menos 30% das mulheres nesta faixa etária sofrem com o problema. "Nesta idade, a acne é diferente, pois aparece durante a menstruação e é também muito mais intensa e dolorosa", revela Leila Bloch, dermatologista e membro da SBD e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

Mulheres com idade entre 25 e 35 anos têm mais tendência a desenvolver acne
Mulheres com idade entre 25 e 35 anos têm mais tendência a desenvolver acne
Foto: Terra


Apesar de predominantemente hormonal, a causa da acne varia bastante nesta fase e pode, sim, estar associada a maus hábitos de higiene e cuidados com a pele. Por isso, a melhor maneira de evitá-la é abandonar de vez os comportamentos de risco. Veja dez causas que, segundo a médica, podem provocar a acne na mulher adulta.



Usar hidratantes gordurosos

Cremes e maquiagem com base oleosa podem obstruir os poros, por isso, prefira produtos oil free ou em gel. Se sua pele for oleosa, o melhor é evitar qualquer produto com a substância. "Hoje, muitos cremes anti-idade e antirrugas vêm com protetor solar e controle da oleosidade", diz Leila.



Expor-se ao sol sem proteção

Em mulheres acima dos 25 anos, a exposição solar pode, sim, provocar a acne. Quando ela já existe, os raios solares ainda são capazes de transformá-la numa inflamação desencadeando manchas permanentes.



Espremer espinhas e cravos

Por causa das bactérias nas unhas e da oleosidade da mão, a região com espinha pode ficar inflamada, se transformar numa cicatriz permanente ou dar origem a infecções mais graves. "Geralmente, a acne em adultos aparece perto do olho. Já houve casos de espinhas inflamadas que contaminaram essa região e o paciente foi obrigado a ser internado e tratar o problema com antibióticos", diz Leila.



Usar cosméticos sem prescrição médica

Ácidos e loções inadequadas ao seu tipo de pele podem infeccionar a acne. O ideal é sempre buscar ajuda médica. Somente um dermatologista indicará o melhor tipo de tratamento para cada paciente, sem risco de piorar o quadro com o uso de uma novidade sem prescrição.



Apostar em receitas caseiras

Por mais que a pasta de dente enquanto pomada antiacne tenha seus defensores mundo afora (incluindo famosas como Jennifer Love Hewitt), receitas do tempo da vovó podem agravar o problema. No caso do creme dental, o produto ainda é capaz de irritar o local, devido ao flúor em sua formulação. Lembre-se: pior do que uma espinha no rosto é uma espinha infeccionada.



Dormir com o rosto sujo

Dormir com o rosto maquiado favorece o acúmulo de sujeira e de gordura nos poros, facilitando a ação de bactérias. Mesmo que o sono seja grande, é importante remover a make, ainda que com lenços umedecidos. "Dormir com a maquiagem pode causar cravos, espinhas e alergias, além de deixar a pele com aspecto opaco."



Ignorar seu tipo de pele

Se você tem pele oleosa ou com acne, usar sabonete específico e lavar o rosto duas vezes ao dia já é o suficiente como cuidados diários. Agora, se a sua pele for seca, a hidratação e produtos com lanolina são as melhores escolhas. Mas antes de decidir qual linha de tratamento será utilizada para evitar a acne, você deve saber exatamente qual o seu tipo de pele.



Viver uma rotina estressante

Segundo Christos C. Zouboulis, vice-presidente do Departamento de Dermatologia da Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, o hormônio CRH associado ao estresse afeta a produção de neuropeptídios, responsável pela liberação de óleos na pele. Ou seja, o estresse seria um potencializador do aparecimento da acne.



Abusar de cremes no cabelo

O uso excessivo de cremes para o cabelo pode alterar a oleosidade da pele. Acontece assim: as glândulas sebáceas do couro cabeludo aumentam a produção de gordura, que desliza pelos fios de cabelo e acaba sendo transferida para o rosto. Uma opção pode ser dar prioridade ao uso de xampus com formulações mais suaves.



Deixar de esfoliar a pele

A esfoliação desobstrui os poros, além de conter ácido salicílico e glicólico, que encorajam a descamação da camada superior da pele. Isso previne o acúmulo de células mortas da cútis que, juntamente com os óleos naturais da pele, contribuem para a obstrução dos poros.



Agência Hélice,
Especial para o Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade