2 eventos ao vivo

De vaselina a ureia: opções baratas hidratam pele no inverno

2 jul 2014
08h00
  • separator
  • 0
  • comentários

Durante o inverno, não é só o tempo que muda. A pele também. Os ventos mais frios e os banhos mais quentes costumam deixar a cútis do rosto e do corpo mais sensível e ressecada, por agredirem os componentes lipídicos, que são a barreira protetora do tecido cutâneo.

No inverno, devido ao tempo frio e aos banhos mais quentes, a pele tende a ficar ressecada. Por isso, caprichar na hidratação é fundamental com produtos que ajudam nesta tarefa sem pesar no bolso
No inverno, devido ao tempo frio e aos banhos mais quentes, a pele tende a ficar ressecada. Por isso, caprichar na hidratação é fundamental com produtos que ajudam nesta tarefa sem pesar no bolso
Foto: Shutterstock

Por essa razão, é fundamental intensificar a proteção e facilitar a hidratação natural  da pele no dia a dia. Para te ajudar nesta tarefa, listamos, a seguir, cinco produtos baratinhos, que podem ser encontrados em qualquer farmácia e devem ser usados ao longo da estação mais fria do ano. Confira.

Vaselina
Para as áreas mais secas, como joelhos, cotovelos e pés, a vaselina é uma boa dica de hidratação. Segundo Marcela Studart, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD), ela pode ser usada todos os dias na forma de unguento (pomada). Derivada de um dos resíduos da extração do petróleo, ela jamais deve ser aplicada no rosto. “Ela pode abrir os poros e causar espinhas e cravos se utilizada na região facial”, alerta.

Já em outras áreas do corpo, a vaselina líquida também é uma boa opção, sobretudo se passada depois do banho, como se fosse óleo. “Só quem tem pele oleosa ou acne nas costas e no colo deve evitar.”

Manteiga de karité 
Composta por ácidos graxos e vitamina E, a manteiga de karité é famosa pelo alto poder hidratante. Por isso, é outra alternativa a ser inserida no ritual de beleza. “Ela pode ser usada diariamente, mas com cautela no rosto e em peles oleosas”, ressalta.

Aloe vera
Com efeito calmante, a aloe vera é uma opção de hidratação mais leve, que pode ser aplicada sem medo no rosto. “Costumo colocá-la em séruns e sabonetes líquidos e indico para pessoas que fizeram peeling ou estão passando por algum tratamento com ácido”, informa Marcela. Isso porque a planta também estimula a formação das células e dos tecidos, pois possui 18 dos 23 aminoácidos necessários para o organismo humano.  

Óleo de amêndoas
Mais uma opção para manter a pele hidratada gastando pouco é o óleo de amêndoas. “Ele é ótimo, mas não tem uma penetração muito profunda se usado sozinho. Por isso, o ideal é espalhar um hidratante depois porque o óleo irá potencializar a ação do creme”, explica a especialista. O produto pode ser usado todos os dias no corpo, mas nunca no rosto.  

Ureia 
Queridinha dos dermatologistas, a ureia é a melhor substância, em termos de hidratação e custo benefício. Ela pode ser usada pura no corpo e ainda estimula o colágeno. “As concentrações variam entre 3% para peles mais sensíveis e 20% para as áreas mais grossas”, informa Marcela. 

Fonte: Agência Hélice
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade