0

Saiba como evitar espinhas durante a TPM com cuidados e receitas caseiras

Livre-se do incomodo da acne durante a menstruação agora mesmo

29 jul 2020
16h20
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Mulher cuidando de espinhas na pele
Mulher cuidando de espinhas na pele
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Durante o período menstrual, a atenção com o seu corpo deve ser redobrada, isso vai desde a alimentação até aos cuidados com a pele. Nesses dias, é muito comum que o rosto fique mais oleoso, o que pode favorecer o surgimento de acne. Se você está se perguntando como evitar espinhas durante a TPM, saiba que adotar alguns hábitos no dia a dia vão te ajudar nessa missão.

Mas, afinal, por que temos espinhas?

A acne nada mais é do que uma inflamação do canal de saída de pelos, chamado de folículo piloso. Ela acontece por conta da oleosidade da pele, que se intensifica durante esse período devido ao aumento do nível de hormônios. Essas alterações são normais, no entanto, existem algumas dicas de skincare para controlar as suas aparições antes e durante a menstruação.

Cuidados com a pele no período menstrual

Como evitar espinhas na TPM

Antes mesmo da menstruação 'descer', é comum perceber algumas mudanças no seu corpo que podem aumentar o nível de acne. Por isso, alguns hábitos vão ajudar a preparar o seu rosto para passar por esse período.

É importante tomar cuidado com o tipo de produto usado, pois, na TPM, a pele fica mais sensível, sempre dê preferencia para sabonetes e cremes hipoalergênicos e sem fragrâncias.

O ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia, de manhã quando acordar e de noite antes de dormir, para controlar a oleosidade. No entanto, tenha cuidado para não exagerar nas lavagens, pois isso pode provocar um efeito rebote, que é quando a pele fica mais engordurada do que deveria.

Além da limpeza, você também pode fazer uma leve esfoliação, para eliminar as células mortas e impurezas. E não se esqueça de hidratar a cútis diariamente, com produtos específicos, para evitar o ressecamento.

Durante a menstruação

Agora, é o momento de ter cuidados redobrados. Durante a menstruação, mantenha o mesmo hábitos de limpeza e hidratação da pele, mas inclua um espaço na sua rotina de skincare para tratar a acne que pode aparecer. O ideal é cuidar dela com produtos específicos, com anti-inflamatórios e ácidos. No entanto, sempre consulte um dermatologista antes.

Lembre-se que você nunca deve espremer a espinha, pois isso pode deixar marcas na sua pele. Cuidados com a alimentação também fazem diferença, por isso beba bastante água e evite alimentos muito gordurosos. E não se esqueça de sempre tirar a maquiagem e usar protetor solar, mesmo dentro de casa.

Receitas caseiras para evitar espinhas na TPM

Além de todos esses cuidados diários, existem algumas fórmulas que vão te auxiliar a combater o aparecimento da acne durante a TPM e na menstruação. Elas precisam de poucos ingredientes e podem ser feitas em casa, agora mesmo.

Para combater a oleosidade

Para essa receita, você vai precisar de quatro colheres de sopa de chá de alecrim, meia maçã e uma laranja, ambas descascadas, sem semente e picadas. Agora, é só bater todos os ingredientes no liquidificador e aplicar a mistura no rosto por 20 minutos. Em seguida, lave com água morna.

Para acabar com as espinhas

Para dar um fim definitivo às suas espinhas, você vai precisar de um mamão papaia pequeno e picado e uma colher de sopa de mel. Misture tudo até ficar homogêneo, depois aplique no rosto e deixe agir também por 20 minutos. Em seguida, é só retirar a máscara e lavar a pele com água fria.

Veja também:

Beirute: A mãe em trabalho de parto durante a explosão
Alto Astral
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade